A segunda-mão dos 16 avos de final da Liga Europa joga-se esta quinta-feira e há jogos que não deve perder, não só pela qualidade das equipas envolvidas, mas também porque a eliminatória pode pender para qualquer dos lados.
Depois de um empate a um golo na primeira-mão, jogada em Roma, agora é a vez de Atenas receber o duelo entre Arsenal e Benfica. Com os ingleses a jogarem em “casa”, estão em vantagem graças ao golo marcado fora, apesar do fator doméstico contar pouco nestes jogos.
O Benfica está numa fase menos positiva e não vence há três partidas. No entanto, na Liga Europa, não perdeu qualquer dos jogos fora de casa e em todos marcou, pelo menos, dois golos. Já o Arsenal não está muito melhor, uma vez que só venceu um dos últimos sete jogos. A Liga Europa, porém, tem corrido bem aos londrinos que soma três vitórias em três jogos em casa. Mas isso em Londres… Agora a casa do Arsenal é no Pireu.
A vitória do Granada sobre o Nápoles na primeira-mão foi uma pequena surpresa, daí este segundo jogo prometa emoção. A vitória sobre os italianos foi mesmo o único triunfo do Granada nos últimos cinco jogos, mas o Nápoles não está muito melhor, com igual registo nas últimas cinco partidas, ou seja, apenas uma vitória. O resultado começa com um 2-0 favorável ao Granada, mas o Nápoles venceu cinco dos últimos seis jogos em casa.
O jogo entre holandeses e franceses foi um dos melhores da primeira-mão. O Lille vencia até ao minuto 87, mas o Ajax deu a volta e acabou o jogo a vencer. Agora, na Holanda, cabe aos franceses repetir a façanha e têm bom argumentos para isso, ou não fossem líderes da Ligue 1. O Lille venceu 8 dos últimos 10 jogos e só somou uma derrota, precisamente frente ao Ajax. Os holandeses, por seu turno, somam 10 vitórias consecutivas e não perdem desde, precisamente num jogo em casa frente ao Atalanta, para a Liga dos Campeões. Entre dois líderes das respectivas ligas, venha o apito inicial e que ganhe o melhor.
De um duelo que resultou em sete golos no jogo da última semana, só podemos esperar mais golos. O Rangers, de Steven Gerrard, parte na frente e como favorito. Afinal de contas não perde um jogo desde 16 de dezembro e tem 12 vitórias nos últimos 14 jogos. Já o Antuérpia não vence há quatro partidas, mas antes disso somava quatro vitórias consecutivas. E na Liga Europa, a jogar fora de casa, só perdeu frente ao Tottenham. Nos outros dois jogos, duas vitórias.
Num duelo entre Paulo Fonseca e Carlos Carvalhal, a AS Roma começa o jogo com uma vantagem de dois golos sobre os minhotos, mas este SC Braga não é desistir. Fora de casa, na Liga Europa, venceu o AEK Atenas e o Zorya e só tombou frente ao Leicester. A Roma, porém, só perdeu um jogo em casa em toda a temporada, somando três vitórias nos últimos três jogos. Uma partida a não perder.
Depois de uma primeira-mão que resultou em quatro golos, este jogo promete ser de emoções fortes. Os italianos são, em teoria, favoritos, mas os últimos jogos (2 vitórias e 1 empate) não abona a seu favor e em casa só venceram dois dos últimos cinco jogos. O Estrela Vermelha, por seu lado, chega em grande. A única derrota da época foi a 22 de outubro, frente ao Hoffenheim, nesta mesma Liga Europa e, desde então, somaram 15 vitórias em 19 jogos.
O empate no jogo da primeira-mão foi uma surpresa, pelo que tudo pode acontecer nesta partida em Inglaterra. O Leicester é favorito nas Odds da Betano e o histórico também dá vantagem à equipa inglesa, que registou três vitórias nos jogos em casa na Liga Europa, com 9 golos marcados e zero sofridos. Já o Slavia Praga só venceu um dos três jogos realizados fora de casa, pelo que não terá vida fácil ante de um dos emblemas mais fortes da Premier League.