Esta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, disputa-se a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. O Sporting joga fora com o Young Boys (Suíça), o Benfica recebe o Toulouse (França) e o SC Braga mede forças com o Qarabag (Azerbaijão) no Minho. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas desta fase da prova.
O Young Boys caiu para a Liga Europa, depois de ter ficado em terceiro lugar no Grupo G da Liga dos Campeões. Nesta fase perdeu em casa e fora com o Manchester City e o Leipzig, mas somou quatro pontos contra o Estrela Vermelha (empate em casa a dois golos e triunfo forasteiro por 2-0), resultados que permitiram aos suíços ficarem à frente da formação sérvia. Já o Sporting foi segundo classificado no Grupo D da Liga Europa, atrás da Atalanta, e terminou com 11 pontos, fruto de três triunfos, dois empates e uma derrota (em casa, diante dos italianos, por 2-1).
A nível interno, a última jornada das respetivas ligas foi positiva para os dois conjuntos. Em Portugal, o Sporting goleou o SC Braga em casa, por 5-0, e fruto do empate do Benfica no campo do Vitória Guimarães (2-2) igualou o rival no topo da classificação, sendo que os leões têm menos um jogo disputado. No caso do Young Boys, empatou fora com o Lugano (3-3), mas ainda assim aumentou a vantagem para o segundo classificado, o Servette, já que este perdeu na deslocação ao terreno do Yverdon Sport FC (2-1).
Este é o primeiro confronto entre as duas equipas, mas o Sporting já conta com vários duelos diante de outros conjuntos helvéticos e o saldo é francamente positivo. Em 17 embates, os leões venceram 10, empataram três e perderam quatro, marcaram 22 golos e sofreram 13. Analisando apenas jogos disputados na Suíça, nesse caso há mais equilibro nos resultados alcançados, com quatro vitórias, uma igualdade e três desaires, sendo que um deles aconteceu na última vez que os leões apanharam pela frente uma equipa deste país: na temporada 2012/13, a formação portuguesa perdeu fora com o Basileia, por 3-0, e empatou em casa a zero contra este mesmo adversário, em jogos da fase de grupos da Liga Europa. Antes deste desaire, o Sporting tinha vencido nas quatro deslocações anteriores: 0-2 com o FC Zurich 0-1 e 0-3 contra o Basileia e 1-2 diante do Grasshoppers.
O histórico do Young Boys, contra formações lusas, é mais curto e pouco positivo para os suíços, com dois empates e duas derrotas em quatro embates. Em 2011/12, empatou duas vezes com o SC Braga, em partidas desta competição (0-0 no Minho e 2-2 na Suíça), e em 2019/2020, outra vez em confrontos da Liga Europa, perdeu fora e em casa pelo mesmo resultado diante do FC Porto: 2-1.
O Young Boys, atual líder da liga suíça, é o campeão em título e conquistou o troféu cinco vezes nas últimas seis edições da prova (só lhe fugiu em 2021/22, para o FC Zurich). Além disso, conseguiu a segunda dobradinha em quatro épocas, a terceira na história do clube. Estes dados provam que a formação orientada por Raphaël Wicky é claramente superior à restante concorrência nas competições domésticas, mas na Europa a história tem sido outra. Nas três vezes em que participou na Champions, só esta temporada não terminou em último lugar no seu grupo e na Liga Europa o melhor que conseguiu foi chegar aos oitavos de final da competição, em 2020/21, fase em que perdeu com o Ajax (derrota por 3-0 nos Países Baixos e por 0-2 em casa).
O palmarés do Sporting é bem mais interessante nesta competição. Em 2004/05 perdeu na final com o CSKA Moscovo (1-3), em 1990/91 e em 2011/12 chegou às meias-finais e, na última temporada, com um bocadinho de mais sorte nos quartos de final diante da Juventus, sabe-se lá até onde é que os pupilos da Rúben Amorim poderiam ter chegado, eles que eliminaram nos oitavos o Arsenal, considerado o principal favorito a conquistar o troféu.
No Sporting, Gyökeres, com três golos, Pote e Gonçalo Inácio, ambos com dois, são os melhores marcadores, sendo que Marcus Edwards, Diomande e Coates também fizeram o gosto ao pé – no capítulo das assistências, há quatro jogadores que contabilizam um passe certeiro para golo. No Young Boys, Meschack Elia, com dois golos, foi o mais produtivo na fase de grupos da Champions, mas no campeonato suíço os nomes a destacar são Nsame, com nove tentos apontados, e Joel Monteiro, com seis. Blum e Garcia, cada um com cinco assistências, têm estado em também eles em bom plano na competição doméstica. Para terminar, fica ainda a saber que o Sporting é favorito ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.
É um confronto inédito entre estes dois emblemas, sendo que o Toulouse nunca defrontou qualquer equipa portuguesa até ao momento. Já o Benfica tem um longo historial de embates contra gauleses, com o aspeto positivo de nunca ter perdido em casa diante de um adversário deste país.
Em 32 duelos frente a conjuntos franceses, o Benfica venceu 15, empatou nove e perdeu oito. Em casa, as águias levam 11 triunfos e cinco igualdades, 25 golos marcados e 11 sofridos. O último confronto na Luz foi com o PSG e acabou com um empate a um golo, na época 2022/23, e em partida da fase de grupos da Champions. Antes disso, os encarnados somaram seis vitórias consecutivas, contra Lyon (2-1), AS Mónaco (1-0), PSG (2-1), Bordéus (1-0), PSG (2-1) e Lyon outra vez (4-3).
O Benfica caiu para a Liga Europa, depois de terminar em terceiro no seu grupo da Champions, atrás de Real Sociedad e Inter Milão (perdeu os dois jogos contra cada um destes adversários) e à frente do Salzburgo (0-2 na Luz e 1-3 na Áustria). A última participação dos encarnados nesta competição aconteceu em 2020/21, quando perdeu diante do Arsenal nos 16 avos de final, com um aglomerado de 4-3, favorável aos londrinos. Há dez anos, o Benfica chegou à final da competição (0-0 após prolongamento e derrota nos pénaltis com o Sevilha), bem como na época anterior a essa (desaire diante do Chelsea, por 2-1). O Benfica não averbou qualquer vitória nos últimos quatro jogos europeus que realizou na Luz, mas antes disso tinha ganho cinco dos seis anteriores, aos quais somou ainda um empate.
No caso do Toulouse, este qualificou-se para as competições europeias pela primeira vez em 14 anos, depois de vencer o Nantes na final da Taça de França na época passada (5-1), e passou pela primeira vez uma fase de grupos de uma competição da UEFA. É preciso recuar até 2009/10 para encontrar a última participação dos franceses na Liga Europa: aconteceu em 2009/10, quando venceu o Trabzonspor na terceira pré-eliminatória (3-1 em casa e 0-1 fora), mas acabou por ficar em terceiro lugar no seu grupo, com duas vitórias, um empate e três derrotas.
O Toulouse regressou à Ligue 1 apenas na temporada transata, isto depois de ter descido de divisão em 2019/20. Terminou a edição do ano passado do campeonato na 13ª posição, mas a conquista da Taça de França foi uma surpresa e um marco na história do clube, sendo agora o principal troféu no museu do cube – venceu três vezes a segunda divisão.
Os franceses chegam a esta fase da prova, depois de três vitórias nos seis jogos na fase de grupos, tendo-se classificado em segundo lugar, a um ponto do Liverpool, contra o qual obteve uma vitória histórica por 3-2 na quarta jornada – a única derrota aconteceu em Anfield, por 1-5, na ronda anterior. Além disso, os franceses venceram o LASK Linz em casa e fora (1-0 e 2-1) e empataram duas vezes com o Union Saint-Gilloise (1-1 fora e 0- 0 em casa).
Internamente, o último fim de semana resultou em perdas de pontos para os dois conjuntos. O Benfica empatou no terreno do Vitória Guimarães (2-2), enquanto os franceses foram derrotados em casa pelo Nantes. Posto isto, as águias foram apanhadas pelo Sporting no topo da classificação, já o Toulouse é 14º classificado, só um ponto acima da zona de despromoção.
A nível individual, e tendo em conta a campanha realizada na Champions, João Mário (três), Rafa (dois) Di Maria e Arthur Cabral, ambos com um, foram os marcadores dos golos encarnados na prova, já nos franceses o destaque na Liga Europa vai para Dallinga, com quatro golos, e Suazo com dois. O primeiro regista ainda mais sete tentos apontados na liga francesa e é a principal ameaça ofensiva da equipa. Para terminar, fica ainda a saber que o Benfica é favorito à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.
O SC Braga mede forças com o Qarabag, às 20h, e é favorito à vitória, segundo as odds da Betano.pt. Nos Países Baixos, o Feyenoord procura vingança diante da AS Roma, depois das recentes derrotas frente aos italianos, o AC Milan e Lens estão melhor cotados para derrotarem em casa o Rennes e o Friburgo, respetivamente, já o Marselha é favorito no duelo com o Shakhtar Donetsk, acontecendo o mesmo com o Galatasaray na receção ao Sparta Praga, equipa patrocinada pela Betano.