Quinta-feira, dia 13 de março, joga-se a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, competição que tem a Betano como patrocinadora oficial. Há muitos portugueses em ação, mas nem todos vão ter vida fácil neste segundo confronto. Podes apostar em todos os encontros da prova no site Betano.pt.

Não percas: Betano ganha quatro prémios em 2025

O Manchester United, de Ruben Amorim, Bruno Fernandes e Dalot, tem na Liga Europa a única forma de se apurar para a Liga dos Campeões da próxima temporada, tendo em conta que ocupa atualmente o 14º lugar na liga inglesa. Os red devils arrancaram um empate a um golo no País Basco, diante da Real Sociedad, mas tudo pode acontecer em Old Trafford, tal tem sido a inconsistência dos pupilos do treinador luso.

Na Escócia, o Fenerbache vai ter vida difícil diante do Rangers, isto depois dos comandados de José Mourinho terem sido surpreendidos pelo adversário, na Turquia, que venceu por 1-3. Já o Lyon recebe o Steaua de Bucareste, com uma vantagem folgada, depois do triunfo por 3-1, na Roménia. O Olympiacos recebe o Glimt e espera-se um duelo difícil para Gelson Martins, Chiquinho, André Horta e companhia, que perderam por 3-0 na primeira mão.

Nos restantes encontros desta ronda, o Tottenham tem que virar a desvantagem trazida dos Países Baixos, com o Az Alkmaar (1-0), enquanto a Lazio recebe o Viktoria Plzen, depois de bater este adversário, por 1-2. Por fim, o Eintracht Frankfurt recebe o Ajax e tem do seu lado a vantagem trazida de Amesterdão (1-2).

Final é em Bilbau

Esta época arrancou a 54ª edição desta competição de clubes, a 16ª desde que deixou de ser Taça UEFA e passou para Liga Europa. É também a primeira sob o novo formato. A final tem lugar no Estádio de San Mamés, em Bilbau, Espanha, a 21 de maio. Como de costume, o vencedor garante um lugar na Champions da próxima temporada. Isto caso não se tenha qualificado através da liga nacional.

Vê ainda: AI Cards: Ganha, coleciona e partilha as tuas vitórias

A maior mudança na prova aconteceu na fase de grupos. Esta passou a ter uma única fase de liga com 36 equipas. Cada conjunto defrontou oito equipas diferentes (quatro em casa e quatro fora). Os oito primeiros classificados avançaram para os oitavos de final. As equipas que terminaram entre o nono e o 24º lugar disputaram o play-off da fase a eliminar, com os vencedores a apurarem-se para os oitavos.

Espanhóis dominam competição

Desde que a prova passou a ser denominada de Liga Europa, em 2009/10, os espanhóis têm dominado a competição. São nove triunfos: Sevilha (5), Atlético Madrid (3) e Villarreal (1). Depois, seguem-se os ingleses, com três (Chelsea (2) e Manchester United), já Portugal (FC Porto), Alemanha (Eintracht Frankfurt) e Itália (Atalanta) contam com um troféu cada. Os italianos são os campeões em título, depois de baterem na última final o Bayer Leverkusen, por 3-0, colocando fim a uma série de 51 jogos sem derrotas dos germânicos, eles que procuravam o triplete, depois da conquista da Bundesliga e da Taça da Alemanha.