A edição desta temporada da Liga Europa entra na fase a eliminar, quando se iniciarem os jogos dos 16 avos de final, no dia 18 de fevereiro. Portugal tem duas equipas ainda em prova: Benfica e SC Braga defrontam Arsenal e AS Roma, respetivamente. Desde a época de 2014/2015 que a vitória na competição garante um lugar na edição da Liga dos Campeões da temporada seguinte. E o que não faltam em prova são clubes que estão a ver que pode ser difícil chegar à Champions via campeonato, o que torna um eventual bom resultado nesta prova ainda mais importante.
Quando a regra foi implementada, em 2014/15 (para o acesso em 2015/16), o vencedor da Liga Europa tinha inicialmente apenas garantida uma vaga no “play-off” da Liga dos Campeões, sendo que a qualificação automática para a fase de grupos foi aplicada a partir de 2017/18. Se o vencedor da Liga Europa se qualificar para a fase de grupos através da liga nacional, o terceiro classificado da federação quinta classificada no “ranking” entra na fase de grupos.
E foi isto que aconteceu em duas épocas consecutivas, beneficiando o Lyon, já que os vencedores em 2017/18 e 2018/19, Atlético Madrid e Chelsea, apuraram-se através dos seus campeonatos nacionais. Desta forma, o conjunto francês, terceiro em França nessas duas temporadas, entrou na fase de grupos. Em 2016/17 foi o Manchester United de José Mourinho a chegar à Champions, depois de conquistar a Liga Europa, tendo o mesmo acontecido com o Sevilha em 2014/15 e 2015/16.
Saiba que pode apostar em quem será o vencedor da Liga Europa no site da Betano.pt e, neste momento, o Tottenham é o principal favorito, com uma odd de 6,70. Segue-se Manchester United, com 7,60, Arsenal e AC Milão, com 9,50, à frente de Leicester, com 11,25, e do Nápoles, com 13. Depois, temos o Ajax, com 14, e Villarreal, com 18,50, assim como o Bayer Leverkusen. Mais atrás na lista de favoritos, com odd de 23, está o Benfica e a AS Roma, seguindo-se a Real Sociedad, com 28.
Se analisarmos as principais ligas europeias, há neste momento várias equipas que, no início da época, almejavam, pelo menos, um lugar que garantisse acesso à “Liga Milionária”, e que de momento, ou não estão a cumprir esse objetivo, ou estão com dificuldade em fixar-se nessas posições. Para esses conjuntos, uma boa prestação na Liga Europa pode salvar a temporada e garantir desde logo o passaporte para os milhões da Champions.
Em Portugal, o quarto lugar do Benfica não lhe garante uma presença na próxima edição da Liga dos Campeões. Se os comandados de Jorge Jesus não começarem a atinar, a única forma de poderem jogar a Champions em 2021/2022 é com a conquista da Liga Europa. De recordar que a equipa portuguesa é, juntamente, com o Marselha, o conjunto com mais finais perdidas na competição: três.
Em Espanha, o Villarreal conta no banco com um especialista em Liga Europa, o treinador Unai Emrey, que ao serviço do Sevilha venceu a competição em três ocasiões, uma delas frente ao Benfica. O submarino amarelo está neste momento no sexto lugar na liga espanhola e, por isso, fora dos lugares de acesso à Liga dos Campeões. O mesmo acontece com a Real Sociedad, quinta classificada. Ambos os conjuntos já se encontram a uma distância considerável do quarto lugar, ocupado pelo Sevilha.
Em Itália, o mesmo se passa com o Nápoles. Presença regular na Champions, o conjunto do sul de Itália tem tido esta temporada dificuldades na liga italiana e o atual quinto lugar significa que em 2021/2022 vai disputar a Liga Europa. A não ser, que consiga vencer esta competição e, dessa forma, garantir uma vaga na principal prova europeia de clubes na próxima época. Já a AS Roma, de Paulo Fonseca, tem conseguido aguentar-se nas posições de acesso à Champions, mas tem atrás de si várias equipas com essa mesma pretensão, como a Juventus, Lazio ou Atalanta. Por isso, se calhar não é mal pensado os romanos não descartarem uma boa campanha na Liga Europa.
Na Alemanha, e depois de um excelente início de temporada, tendo chegado inclusive a liderar a Bundesliga, o Bayer Leverkusen vive atualmente uma crise de resultados, o que resultou num trambolhão na tabela classificativa, ocupando atualmente o quinto lugar. Se não voltar rapidamente aos bons resultados, o objetivo de disputar a Champions na próxima temporada não vai ser alcançado pelo clube, restando-lhe tentar um brilharete nesta edição da Liga Europa.
Deixámos para o fim a melhor liga do mundo de propósito. É que moram em Inglaterra os principais favoritos à conquista da Liga Europa. E se o Manchester United, atualmente em segundo, está no bom caminho para garantir, via campeonato, uma vaga na próxima Champions, o mesmo não acontece com o Tottenham e Arsenal.
Em dezembro, os spurs andavam pela liderança da Premier League, mas uma sucessão de maus resultados atiraram os comandados do treinador português para o nono lugar do campeonato. E se de facto não houver duas sem três, os londrinos estão no bom caminho, é que Mourinho só disputou em duas ocasiões a Taça UEFA/Liga Europa e venceu a prova nessas temporadas: ao comando do FC Porto, em 2002/03, e com o Manchester United, em 2016/17.
O Arsenal não se pode rir do seu maior rival, já que ainda está mais longe de um lugar da Champions que os spurs. Atualmente em 10º lugar, os londrinos arriscam-se mesmo a nem sequer garantir um lugar de acesso às provas europeias da próxima temporada. Por isso, a Liga Europa é mesmo a maior tábua de salvação que os comandados de Mikel Arteta têm este ano.
Vitória caseira cotada em 2,20, empate em 3,60 e triunfo espanhol em 2,90
Real Sociedad vs Manchester United
Os red devils são favoritos, com odd de 2,15, o empate está em 3,30 e a vitória basca vale 3,20 euros por cada euro apostado
Disputado em Roma, por causa da pandemia, é um jogo com odds equilibradas: 2,47 para o Arsenal e 2,65 para as águias. Empate está cotado em 3,35.
Os spurs partem como favoritos, com uma odd de 1,47. O empate vale 4,05 por cada euro apostado e a vitória caseira 6,40.
Young Boys vs Bayer Leverkusen
Uma vitória forasteira está cotada em 1,98, o empate em 3,70 e o triunfo suíço em 3,30.
Mais um jogo em que o favorito é o conjunto visitante: odd de 2,05 para os italianos, enquanto uma vitória dos sérvios está fixada em 3,45. O empate vale 3,35.
Um teste duro para os bracarenses. A vitória portuguesa vale 3,10 por cada euro apostado, o empate 3,55 e o triunfo italiano 2,10.
Os foxes, que estão a ser a grande surpresa da liga inglesa, são favoritos com odd de 2,05, o empate está cotado em 3,35, enquanto a vitória caseira vale 3,40.
A vitória caseira e o empate valem quase o mesmo (3,20 e 3,25, respetivamente). O triunfo napolitano tem uma odd de 2,18.