Esta quinta-feira, 14 de dezembro, disputa-se a sexta e última jornada da fase de grupos da Liga Europa, ainda com muito por definir. Recordamos que os oito vencedores dos grupos passam diretamente aos oitavos de final, enquanto os segundos classificados terão de disputar um “play-off” a duas mãos com um dos terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões. Já os terceiros colocados desta fase de grupos da Liga Europa transitam para a fase a eliminar da Liga Conferência.
O Sporting, único representante português, já tem a vida decidida, sendo certo que terminará o seu grupo na segunda posição, seguindo para a disputa do “play-off” de acesso aos oitavos de final da competição. Apresentamos-te de seguida as contas para esta última emocionante ronda e, como sempre, podes apostar em todos os encontros no site da Betano.pt.
Como já referimos, o Sporting já sabe que vai terminar o grupo no segundo lugar, depois do empate a uma bola em casa da Atalanta na quinta jornada. Uma partida em que os leões foram muito superiores, mas falharam a vitória e a hipótese de discutir com os italianos o primeiro posto.
Ainda assim, certamente que os verdes e brancos vão querer terminar a sua participação na fase de grupos com um triunfo diante do Sturm Graz, partida em que é amplamente favorito, de acordo com as odds do site da Betano.pt. Com um importante jogo diante do FC Porto quatro dias depois, Rúben Amorim certamente vai proceder a algumas alterações no onze inicial, sendo certas as ausências dos lesionados Iván Fresneda e St. Juste.
Neste grupo, falta apenas definir quem vai ser o terceiro classificado, com Raków e Sturm Graz para já empatados, com 4 pontos. Igualados no confronto direto, primeiro fator de desempate, a vantagem no momento é dos austríacos, por apenas um golo, na diferença entre marcados e sofridos (4-6, contra 3-6 dos polacos).
West Ham e Friburgo partilham a liderança, com 12 pontos, e irão decidir quem sairá a sorrir num escaldante confronto em Londres. Aos ingleses basta o empate, uma vez que, depois de terem vencido na Alemanha, ficariam em vantagem no confronto direto. Olympiacos e Balcka Topola lutam pelo terceiro lugar, com vantagem dos visitados de 3 pontos, bastando-lhe um empate. No entanto, se os visitantes ganharem serão eles os apurados, pois ficarão em vantagem no confronto direto (houve empate a duas bolas no primeiro jogo).
O Olympique Marselha lidera com mais 1 ponto do que o Brighton e por isso, as contas são fáceis de fazer: aos franceses basta a igualdade em Inglaterra para fazerem a festa, enquanto a formação comandada por Roberto de Zerbi terá de ganhar. Na luta pelo terceiro lugar, basta ao AEK Atenas o empate em casa do Ajax, com os neerlandeses, com menos 2 pontos, a terem de ganhar.
No grupo mais equilibrado, Bétis (9 pontos), Glasgow Rangers (8) e Sparta Praga (7) ainda discutem a passagem à fase seguinte. Em caso de vitória, Bétis e Glasgow Rangers garantem a qualificação e o primeiro lugar, sendo que o empate chega aos espanhóis para passarem para a próxima fase. Por outro lado, se empatar, o Bétis só não será primeiro classificado se o Sparta Praga, equipa patrocinada pela Betano, bater o Aris Limassol por mais de 2 golos. O empate também bastará aos escoceses se o Sparta Praga não ganhar. Já o Sparta Praga tem a certeza de que passará caso ganhe nesta última ronda, mas ainda poderá acabar em último, caso seja derrotado por mais do que um golo pelo Aris Limassol.
O Liverpool FC já garantiu a qualificação e o primeiro lugar, enquanto ao FC Toulouse basta um empate com o Lask Linz para seguir em frente. No entanto, se os franceses perderem e o Union Saint-Gilloise bater o Liverpool FC por uma diferença de golos superior em relação à derrota dos franceses (por exemplo, 1-0 no Lask Linz-FC Toulouse e 2-0 no Union Saint-Gilloise Liverpool FC) serão os belgas a terminar na segunda posição. O Lask Linz é último, mas terminará em terceiro se vencer o FC Toulouse e se o Union Saint-Gilloise perder com o Liverpool FC.
Rennes e Villarreal já garantiram a qualificação e aos franceses basta o empate diante dos espanhóis para assegurarem o primeiro lugar. Na luta pelo terceiro lugar, o Panathinaikos necessita apenas de empatar na receção ao Maccabi Haifa.
A AS Roma de José Mourinho e Rui Patrício – o guarda-redes não tem sido opção na Liga Europa, com o lugar a ser ocupado por Svilar, antigo guarda-redes do Benfica – parte para esta derradeira ronda no segundo lugar, a 2 pontos do líder Sparta Praga. Os italianos só terminarão em primeiro lugar se ganharem ao FC Sheriff e se o Slavia Praga não derrotar o Servette. Quanto aos suíços, já sabem sabem que não sairão da terceira posição, enquanto os moldavos não conseguirão escapar do último posto.
O “intratável” Bayer Leverkusen (única equipa 100 por cento vitoriosa nesta fase de grupos) já garantiu o primeiro lugar, com Qarabag FC e Molde FK, empatados com 7 pontos, a lutarem pelo segundo lugar. Ao Qarabag FC basta fazer o mesmo resultado que o Molde FK, uma vez que está em vantagem no confronto direto. Já o Hacken, ainda sem qualquer ponto, não conseguirá sair do último lugar.