Depois da empolgante edição de 2020/21, a liga francesa está de regresso esta sexta-feira, 6 de agosto, com a realização do AS Mónaco-Nantes, jogo antecipado da primeira jornada da temporada de 2021/22. Podes ver os jogos da Ligue 1 em Livestream e apostar Ao Vivo neste e em todos os outros desafios do campeonato no site da Betano.pt.

A liga francesa foi o campeonato europeu mais emocionante da última época, com três equipas a entrarem para a última jornada com hipóteses de conquistarem o título – Lille, PSG e AS Mónaco. E nove dos dez encontros dessa última ronda foram decisivos, seja na luta pelo título, acesso às competições europeias ou manutenção.

Como é sabido, acabou por ser o Lille o campeão, quebrando uma série de três campeonatos consecutivos (e sete nos oito anos anteriores) do PSG, que terminou no segundo posto, com o Mónaco a fechar o pódio. Não é por isso de estranhar que os parisienses tenham estado muito ativos neste mercado de verão, de modo a reforçar um plantel já fortíssimo. Mas mais importante ainda do que reconquistar o campeonato, a grande prioridade do PSG é ganhar a Liga dos Campeões, algo que nunca conseguiu.

O PSG assegurou a “custo zero” os craques Sérgio Ramos (ex-Real Madrid), Donnarumma (ex-AC Milan) e Wijnaldum (ex-Liverpool). As aspas foram utilizadas porque a expressão custo zero, como se sabe, está longe de corresponder à realidade, uma vez que estes três jogadores receberam chorudos prémios de assinatura e foram pagos muitos milhões por serviços de intermediação. Já o lateral Achraf Hakimi chegou do Inter Milão, por 60 milhões de euros. E o PSG pode não ficar por aqui, uma vez que o mercado só encerra a 1 de setembro. Paul Pogba, médio do Manchester United, é um nome que tem sido frequentemente associado à equipa de Mauricio Pochettino. Adicionalmente, pelo menos para já, Neymar e Mbappé mantêm-se neste plantel que nada parece ficar a dever a qualquer outro do futebol mundial. E o português Danilo vai tentar dar continuidade à boa época de estreia na cidade das luzes (foi utilizado em 45 partidas oficiais, das quais 32 como titular).

Lille promete voltar a ser rival à altura

O PSG é indiscutivelmente o grande favorito à conquista da Ligue 1, mas o Lille vai tentar defender o cetro. E promete voltar a ser um adversário à altura: no jogo da Supertaça, disputado a 1 de agosto entre os dois clubes, venceu por 1-0, com golaço de fora da área do português Xeka. O médio é um dos quatro portugueses que continua a fazer parte do plantel do campeão, juntamente com José Fonte – renovou contrato até ao final desta época – Renato Sanches (para já, permanece, depois de se ter falado no interesse do Barcelona e da Juventus) e Tiago Djaló.

Recorde-se que Xeka e Tiago Djaló desentenderam-se no jogo particular de pré-época com os belgas do Kortrijk e foram mesmo expulsos, depois de trocarem empurrões. O médio justificou-se nas redes sociais. “Fiz uma observação a um companheiro com o qual nunca tive problemas, mas ele sentiu-se ofendido. Nunca o insultei nem lhe faltei ao respeito e aquando do final da primeira parte, ele partiu na minha direção de forma agressiva e eu, simplesmente, tentei defender-me. Peço desculpa aos adeptos e ao clube por esta situação e por uma atitude que nunca tinha ocorrido comigo”, escreveu.

O Lille passou por Portugal na pré-época, tendo perdido em jogos-treino diante do Benfica (0-1) e do FC Porto (0-2). Depois da saída para o AC Milan do guarda-redes titular, Mike Maignan, o Lille terá demonstrado interesse em Vlachodimos, do Benfica, mas o negócio não foi em frente. Já Léo Jardim, outro guardião, está de regresso, após ter sido emprestado ao Boavista, tal como o médio ofensivo Angel Gomes. Até ao momento, o Lille só realizou uma contratação para 2021/22: o médio defensivo Amadou Onana, proveniente do Hamburgo. E para além do guarda-redes Mike Maignan, perdeu outro habitual titular: o médio defensivo Boubakary Soumaré, comprado pelo Leicester por 20 milhões de euros.

Os outros candidatos

O AS Mónaco, outro candidato ao título da liga francesa, parte para esta temporada com duas baixas de peso: o defesa esquerdo Fodé Ballo-Touré mudou-se para o AC Milan e o extremo direito Benjamin Henrichs para o RB Leipzig. No entanto, garantiu três reforços que prometem: o extremo esquerdo Ismail Jakobs (ex-FC Colónia), o médio brasileiro Jean Lucas (ex-Olympique Lyon) e, principalmente, o avançado Myron Boadu, que chegou do AZ Alkmaar a troco de 17 milhões de euros. Ao Principado chegou ainda o guarda-redes Alexander Nübel, que era suplente no Bayern Munique e que foi emprestado pelos bávaros. O português Gelson Martins continua a fazer parte do plantel.

No início de cada temporada, renova-se a esperança dos adeptos do Marselha, sem dúvida dos mais fervorosos de França. Nos últimos 30 anos, só conseguiram conquistar o tão almejado título de campeão em três ocasiões, a última das quais em 2009/10. A época passada, sob o comando técnico de André Villas-Boas até ao início de fevereiro de 2021, foi mais uma marcada por profunda desilusão, com o quinto lugar na Ligue 1, a 16 pontos do quarto classificado Olympique Lyon, que terminou no último lugar de acesso à Champions.

Jorge Sampaoli, treinador do Olympique Marselha, não se pode queixar da falta de reforços, pois neste verão já chegaram William Saliba, Luan Peres, Gerson, Pau López, Leonardo Balerdi, Mattéo Guendouzi, Cengir Under e Konrad De La Fuente. Florian Thauvin, que se mudou para os mexicanos do Tigres, é a grande baixa para o técnico argentino. Recorde-se que na pré-época o Marselha jogou com o Benfica no Estádio da Luz, tendo empatado a uma bola.

O Olympique Lyon, com novo treinador (Peter Bosz rendeu Rudi Garcia) é outro candidato ao título. Mas ao contrário do Olympique Marselha, tem estado muito discreto neste mercado de transferências. Ainda não gastou dinheiro em contratações, tendo chegado a custo zero o defesa esquerdo brasileiro Henrique (ex-Vasco da Gama) e o veterano central luso-francês de 33 anos Damien da Silva (ex-Rennes). E Memphis Depay, a grande estrela, saiu a custo zero para o Barcelona. Na baliza, o português Anthony Lopes prepara-se, aparentemente, para mais uma época como indiscutível titular, depois de se ter gorado a contratação de Onana ao Ajax.

Na pré-temporada, o Lyon mostrou grandes fragilidades defensivas na sua passagem por Portugal. Perdeu 2-3 em Alvalade diante do Sporting, num jogo em que os leões podiam ter goleado e diante do FC Porto, no Dragão, foi derrotado por 5-3 Rennes, Lens e Bordéus são os outros pretendentes mais óbvios a um lugar nas competições europeias. De referir que esta edição da Liga francesa conta com os promovidos Troyes (após uma ausência de três anos) e Clermont, que faz a estreia no escalão principal. Já Dijon e Nimes desceram de divisão.

Irá o PSG recuperar o titulo perdido, ou haverá outra vez um campeão improvável na liga francesa?