O campeonato inglês está literalmente ao rubro com a luta entre Manchester City e Liverpool FC pelo título de campeão nacional, mas também pelo quarto lugar, o último que dá acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada. Isto enquanto o Chelsea parece estar relativamente descansado no terceiro lugar.
À entrada para a jornada deste fim de semana o Arsenal é quarto classificado, com 60 pontos, seguido do Tottenham (quinto, com 58), Manchester United (sexto, com 55 pontos e mais dois jogos disputados do que “gunners” e “spurs”) e West Ham (sétimo, com 52 pontos e mais um encontro do que Arsenal e Tottenham).
Na jornada deste fim de semana há três desafios decisivos na busca pelo quarto lugar. No domingo, o Tottenham recebe o Leicester City e o Arsenal desloca-se ao terreno do West Ham, enquanto na segunda-feira o Manchester United é anfitrião do Brentford. Podes apostar nestes três jogos que se preveem muito emocionantes no site da Betano.pt.
O Tottenham é francamente favorito para a receção ao Leicester City, esta temporada no 10º lugar, bem abaixo do que fez em épocas recentes. Os “spurs” foram ultrapassados pelo seu grande rival Arsenal no quarto lugar na sequência dos dois últimos maus resultados – derrota em casa com o Brighton & Hove Albion e empate no reduto do Brentford. Já o Leicester City disse praticamente adeus à possibilidade de alcançar um lugar na Liga Conferência com os empates que cedeu nas duas últimas rondas (1-1 em casa do Everton e 0-0 na receção ao Aston Villa). Isto porque o West Ham, no sétimo lugar já está a 10 pontos. Esta posição ainda dá acesso à Liga Conferência porque o vencedor da Taça da Liga inglesa foi o Liverpool FC, que vai terminar num dos cinco classificados, tal como acontecerá com o futuro vencedor da Taça de Inglaterra (Chelsea ou Liverpool). Refira-se que na passada quinta-feira os “foxes” empataram a uma bola na receção à AS Roma, em encontro da primeira mão das meias-finais da Liga Conferência.
No Tottenham, a temível dupla ofensiva é sempre promessa de golos: esta temporada, Harry Kane soma 22 em partidas oficiais e Son Heung-min 18. O inglês até leva cinco encontros consecutivos sem fazer o gosto ao pé, mas nesse período realizou cinco assistências. Na formação orientada por Brendan Rodgers, muitos olhares estarão centrados no médio ofensivo James Maddison, o futebolista do plantel com mais jogos oficiais (47) e golos (14) na época em curso. O português Ricardo Pereira é possibilidade para o onze inicial, ele que bem recentemente marcou o golo que eliminou o PSV Eindhoven nos quartos de final da Liga Conferência.
O Leicester City tem sido adversário incómodo nas visitas ao terreno do Tottenham, tendo ganho três dos últimos dez encontros, com três empates e quatro triunfos dos londrinos a serem os outros resultados.
O central Japhet Tanganga e os médios Matt Doherty e Oliver Skipp são os ausentes nos “spurs”, devido a lesão, enquanto o Leicester City não poderá contar com o médio Wilfred Ndidi e com a estrela da companhia Jamie Vardy.
O Arsenal é favorito nesta curta viagem até ao London Stadium, de acordo com as odds do site da Betano.pt. E vai tentar dar um passo quase decisivo rumo à próxima Liga dos Campeões, algo que acontecerá em caso de vitória. Por outro lado, os “hammers” só continuarão a sonhar com essa difícil possibilidade caso derrotem o rival da cidade.
O Arsenal teve duas grandes vitórias nas duas últimas jornadas da Premier League (Chelsea, fora, por 4-2 e Manchester United, em casa, por 3-1), dando dois pontapés na crise, pois vinha de três derrotas consecutivas. Já o West Ham tem sido o exemplo perfeito de uma equipa irregular, capaz do melhor e do pior. A excelente prestação na Liga Europa – está nas meias-finais, tendo perdido em casa com o Eintracht Frankfurt (1-2) na última quinta-feira na primeira mão – poderá ter afetado o desempenho na Premier League, devido à sobrecarga de jogos. Os “hammers” desperdiçaram oito pontos perdidos nos últimos quatro desafios e atrasaram-se na luta por um lugar na Champions.
No West Ham, o extremo Jarrod Bowen (15 golos esta temporada em encontros oficiais) será uma das grandes ameaças para a baliza de Aaron Ramsdale, numa equipa que se vai apresentar sem os lesionados Kurt Zouma, Issa Diop e Angelo Ogbonna. Na formação orientada por Mikel Arteta não existe um grande goleador desde a saída de Aubameyang para o FC Barcelona em janeiro, mas nem por isso os golos deixaram de surgir, com sete marcados aos poderosos Chelsea e Manchester United nos dois últimos desafios. Um dos futebolistas que “molhou o bico” foi o português Nuno Tavares, autor de um golo no triunfo diante dos “red devils”. O ex-futebolista do Benfica e Cédric Soares são fortes candidatos a ocuparem os postos de defesas laterais na partida deste domingo.
O Arsenal tem sido um autêntico pesadelo para o West Ham, com os “hammers” a ganharem apenas por uma vez nas últimas dez receções, tendo-se verificado seis triunfos visitantes e três igualdades.
É amplo o favoritismo do Manchester United na receção ao Brentford, mas mesmo em caso de vitória, a esperança dos “red devils” em conseguirem chegar ao quarto lugar da Premier League não é grande. O próprio treinador, Ralf Rangnick, parece já ter desistido de perseguir esse objetivo, a avaliar pelas suas declarações depois da derrota com o Arsenal. “Se o quarto lugar está perdido? Tenho quase a certeza que sim. Para mim, mesmo antes do jogo, não era muito provável, mas depois do resultado, pode-se dizer que sim, está perdido”, afirmou.
Na passada quinta-feira, os “red devils” deram mais um passo atrás ao não irem além de um empate a uma bola em Old Trafford, diante do Chelsea, com golo apontado por Cristiano Ronaldo . Só um final de época perfeito, com três vitórias nos derradeiros três desafios, aliado a uma “débacle” de Tottenham e Arsenal permitirá à equipa conseguir o quarto lugar. Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo devem ser titulares, existindo a curiosidade para saber qual dos dois vai terminar a época como o jogador com mais participações diretas em golos da equipa esta temporada. Para já, a (curta) vantagem é de Cristiano Ronaldo, com um total de 26 golos (23 marcados e três assistências), enquanto Bruno Fernandes tem 23 (nove golos e 14 assistências).
Os “red devils” vão encontrar um Brentford descontraído, em 12º lugar na tabela, sabendo que já não pode descer de escalão nem chegar às competições europeias. E que surge em Old Trafford com um excelente registo de três vitórias e um empate nas últimas quatro rondas do campeonato, que incluiu uma surpreendente goleada em casa do Chelsea, por 4-1. O avançado inglês Ivan Toney (14 golos em desafios oficiais, dos quais 12 na Premier League) é o melhor marcador desta equipa que tem sido uma das agradáveis surpresas da competição.
Ralf Rangnick debate-se com a ausência de cinco futebolistas para este encontro, devido a lesão: o defesa Luke Shaw, os médios Fred e Pogba e os avançados Jadon Sancho e Cavani.
Em três da sete vezes que o Brentford visitou Old Trafford regressou a casa com um resultado positivo (dois empates e uma vitória), com a equipa da casa a confirmar o favoritismo em quatro ocasiões. Mas o último encontro entre os dois clubes em Old Trafford foi no longínquo ano de 1975. Como será o reencontro, 47 anos depois?