O Sporting será o primeiro dos três clubes grandes a entrar em cena na segunda volta da I Liga portuguesa, no terreno do FC Vizela, partida marcada para quinta-feira, 18 de janeiro. No dia seguinte, o Benfica recebe o Boavista, enquanto no sábado, 20 de janeiro, o FC Porto também jogará em casa, diante do Moreirense. Podes apostar nos desafios dos três maiores emblemas nacionais no site da Betano,pt, assim como nos outros seis encontros da 18ª ronda.
O Sporting joga a uma quinta-feira porque na terça-feira seguinte defrontará o SC Braga, nas meias-finais da Taça da Liga. De resto, também os guerreiros entrarão em ação para o campeonato na mesma quinta-feira, no reduto do FC Famalicão. De acordo com as odds do site da Betano.pt, os leões, líderes da I Liga com 1 ponto de avanço sobre o Benfica, são francamente favoritos na viagem ao estádio do 16º e antepenúltimo classificado.
O Sporting atravessa excelente momento e já vai em sete vitórias consecutivas, quatro delas na I Liga. Na última jornada ganhou de forma clara em Chaves, por 3-0, com golos de Paulinho, Pedro Gonçalves e Trincão. Já o FC Vizela perdeu em casa com o Boavista por 1-4, depois de uma sequência de quatro desafios oficiais sem conhecer o sabor da derrota (três empates e uma vitória). Refira-se que os minhotos não têm tirado grande proveito do fator-casa, sendo, em igualdade com o Desportivo de Chaves, a pior equipa nessa condição na I Liga 2023/24, com apenas 7 pontos conquistados, fruto de uma vitória, três empates e cinco derrotas.
Apesar de só ter sido titular em seis jogos no campeonato, Paulinho já soma 8 golos na competição, sendo o quarto melhor marcador, em igualdade com Essende (futebolista do FC Vizela que vai encontrar no jogo desta jornada) e Rafa Mujica. O atacante leonino tem sido o mais eficaz na relação minutos/golos no plantel dos verdes e brancos, faturando a cada 83 minutos. Quanto a Essende, titular indiscutível na formação orientada por Rúben de la Barrera, necessita de 188 minutos para fazer o gosto ao pé.
Em Vizela, Rúben Amorim não poderá contar com Diomande, Geny Catamo e Morita, ausentes ao serviço das seleções nacionais, bem como com os lesionados Fresneda e St. Juste. Na equipa da casa, o médio Osama Rashid encontra-se ao serviço da seleção iraquiana, enquanto o médio Pedro Ortiz e os avançados Nuno Moreira, Dylan Saint-Louis e Jardel Silva estão lesionados. Em dúvida encontra-se o médio Houssem Mrezigue. O Sporting venceu nas três ocasiões em que defrontou o FC Vizela como visitante para a I Liga, tendo o triunfo da última temporada sido o único pela margem mínima (2-1, com golos de Gonçalo Inácio e um autogolo).
O Benfica, segundo classificado, joga a uma sexta-feira, respeitando os mesmos cinco dias de descanso dados a Sporting, SC Braga e Estoril, os outros clubes que estarão nas meias-finais da Taça da Liga. O adversário neste início de segunda volta será o Boavista, que se encontra na nona posição e foi a única equipa que até agora derrotou as águias neste campeonato. As cotações da Betano.pt dão largo favoritismo à equipa de Roger Schmidt.
Os encarnados atravessam a melhor fase da temporada, com sete triunfos consecutivos, quatro deles no campeonato, numa trajetória recente igual à do Sporting. Na última jornada, bateram na Luz o Rio Ave por 4-1, recuperando da desvantagem inicial no marcador com golos de Di María, António Silva, Marcos Leonardo (faturou na estreia pelos lisboetas) e João Mário. Este último mantém o “pé quente” que já vem da época anterior, somando 8 golos em partidas oficiais, 3 deles na I Liga. João Mário, curiosamente, nunca perdeu com o Boavista (não jogou no desafio da primeira volta), registando oito triunfos e dois empates frente aos axadrezados, com 2 golos marcados.
Nesta 17ª jornada, Roger Schmidt não poderá contar com o contributo dos lesionados Alexander Bah, Juan Bernat, David Neres e Casper Tengstendt, enquanto no Boavista existem muitos problemas na defesa. Os centrais Chidozie e Onyemaechi estão ao serviço da seleção nigeriana na CAN, enquanto o lateral esquerdo Augusto Dabó e o defesa direito Pedro Malheiro estão lesionados. Os guarda-redes César e Luís Henrique, igualmente magoados, são outras cartas fora do baralho do técnico Ricardo Paiva, que tem ainda o extremo Salvador Agra em dúvida.
Quem estará certamente em campo será o profícuo ponta de lança Róbert Bozeník, autor de 7 golos neste campeonato, um dos quais na vitória do Boavista diante do Benfica, na primeira volta. O eslovaco voltou a faturar na última partida em Vizela, quebrando jejum de cinco jogos oficiais sem fazer o gosto ao pé. E no onze inicial também deverá estar Miguel Reisinho, que tem sido titular indiscutível nos jogos do campeonato, destacando-se com um total de três assistências (mais 1 golo apontado). O Benfica tem demonstrado enorme superioridade diante do Boavista nos jogos para a I Liga na Luz, tendo ganho nove dos últimos dez. A exceção foi a igualdade a três bolas em 2016/17.
O FC Porto vem de duas vitórias claras, primeiro por 4-0 no reduto do Estoril, em jogo da Taça de Portugal, e depois por 2-0 no Dragão com o SC Braga, em partida da I Liga, competição em que ocupa o terceiro lugar, a 5 pontos do líder Sporting e a 4 do Benfica, segundo colocado. Na 17ª jornada, o rival será o Moreirense FC, atual sexto classificado e principal surpresa da prova. Na última jornada, a equipa orientada por Rui Borges foi a casa do Estoril ganhar por 3-1, desafio que se seguiu à derrota caseira por 1-4 frente ao Casa Pia, no que terá sido um acidente de percurso na fulgurante caminhada que tem registado.
Alan Varela tem sido um dos esteios da formação treinada por Sérgio Conceição, com o médio argentino a agarrar a titularidade na 5ª jornada, só tendo depois falhado a deslocação ao Bessa, por ter visto o quinto amarelo na ronda anterior. Normalmente em dupla com Stephen Eustaquio, foi o espanhol Nico González o seu parceiro na zona central do meio-campo no encontro com o SC Braga, e com boas exibições de ambos.
No entanto, essa dupla não poderá ser reeditada na receção ao Moreirense, pois será agora Nico González a ficar de fora, por ter visto o quinto amarelo diante do SC Braga. Zaidu e Taremi, ao serviço das respetivas seleções nacionais, também não poderão estar presentes, tal como Iván Marcano, lesionado de longa data. Em sentido inverso, Evanilson deverá continuar a merecer a confiança de Sérgio Conceição e quererá manter a cadência goleadora: é o artilheiro portista em 2023/24, com 15 golos em jogos oficiais, e apontou um golo ao SC Braga, depois de ter feito um “hat-trick” no Estoril.
No Moreirense, o esteio do meio-campo tem sido o ganês Ofori, que só falhou duas partidas nesta I Liga, uma por castigo e a outra, precisamente a última, no Estoril, devido a uma forte gripe. No entanto, o ganês está apto para enfrentar o FC Porto, ao contrário do defesa Alhassane Sylla e do extremo Hernâni (ex-FC Porto), que estão lesionados. O FC Porto venceu os 12 desafios para o campeonato que disputou diante do Moreirense na condição de anfitrião. Irá a tradição manter-se?