Aí está a tão aguardada Liga Portugal 2024/25, que se inicia a 9 de agosto, com o campeão Sporting a receber o Rio Ave. Esta edição promete ser escaldante, com os três clubes grandes, aparentemente, a apresentarem-se muito fortes.  E a pré-temporada deixou indicações nesse sentido, com todos a somarem bons resultados e exibições convincentes. Recorde-se que depois, no arranque oficial, a 3 de agosto, o FC Porto derrotou o Sporting na Supertaça (4-3, após prolongamento), depois de ter estado a perder por 0-3. Recorde-se que na edição transata, a equipa orientada por Rúben Amorim terminou com dez pontos de avanço sobre o Benfica, segundo classificado, e com mais 18 do que o terceiro, FC Porto. Como sempre, podes apostar nos jogos da competição no site da Betano.pt, bem como em vários outros mercados.

Sporting almeja o quarto bicampeonato da História

O último campeonato da Liga Portugal foi um dos melhores na História do Sporting: obteve a maior pontuação da sua história, com 90 pontos, e não marcava tantos golos desde 1973/74, tendo igualado os 96 dessa temporada. Por outro lado, venceu todos os desafios que disputou em casa na competição, algo que não conseguia há 44 anos e que neste século só havia sido alcançado pelo FC Porto de José Mourinho, em 2003/04. O Sporting vai querer chegar ao quarto bicampeonato da sua história, depois de o ter conseguido em 1946/47 e 1947/48; 1950/51 e 1951/52; 1952/53 e 1953/54. A excelente notícia para Rúben Amorim é que, até ver, Viktor Gyokeres, a grande figura da temporada transata, continua no plantel, que no entanto registou a saída de quatro figuras com grande peso no balneário: o capitão Seba Coates, o ponta de lança Paulinho, o guarda-redes Adán e o central Neto.

Até ao momento, o Sporting reforçou-se com dois jogadores: Zeno Debast, defesa central belga, que aos 20 anos já é internacional A, tendo inclusivamente disputado dois jogos no último Euro 2024, chega do Anderlecht, por 15,5 milhões de euros (mais 5,5 milhões por objetivos). E o guarda-redes sérvio Vladan Kovacevic, proveniente dos polacos do RKS Raków, que custou 4,8 milhões de euros (mais 1,2 milhões em variáveis). Destaque ainda para o regresso do médio Mateus Fernandes, depois da grande temporada que realizou ao serviço do Estoril Praia.
Na pré-temporada, o Sporting registou cinco vitórias e duas igualdades, com um saldo de 15-3 em golos. Começou por empatar sem golos diante do Estoril Praia, tendo-se seguido triunfo por 3-0 frente ao Torreense e por 2-0 com o Portimonense.

Depois, houve empate a duas bolas com os belgas do Union St. Gilloise e triunfos diante do Farense (3-0), Sevilha FC (2-1) e Athletic Bilbao (3-0). Viktor Gyokeres logo se assumiu como melhor marcador da equipa: regressou à competição no particular com o Farense, quase dois meses depois da operação a um joelho, tendo feito um “hat-trick” nos 45 minutos em que foi utilizado, que lhe bastaram para ser o artilheiro. Somou ainda 58 minutos na partida com o Athletic Bilbao, mas nessa ocasião ficou em branco. Depois, já “a sério”, o esquadrão de Rúben Amorim não começou bem a temporada em termos oficiais, ao perder diante do FC Porto na Supertaça (3-4, após prolongamento), tendo desperdiçado uma vantagem de três golos, que tinha sido construída com finalizações certeiras de Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Geovany Quenda.

Benfica a todo o gás para tentar a reconquista

Depois do segundo lugar na época passada na Liga Portugal, o Benfica quer    voltar a ser feliz com Roger Schmidt, que tinha sido campeão na temporada de 2022/23, quando chegou ao futebol português. E o clube da Luz parece ter acertado em cheio nas contratações efetuadas, a avaliar pelo desempenho nos desafios da pré-temporada dos jogadores que chegaram. O ponta de lança grego Vangelis Pavlidis foi até ao momento a aquisição mais cara, tendo custado 18 milhões de euros (mais 2 milhões em objetivos), seguido pelo defesa esquerdo Jan-Niklas Beste, cujo passe foi adquirido ao FC Heidenheim por 8 milhões de euros (mais 2 milhões por objetivos).

O médio Renato Sanches está de regresso, chegando a custo zero do Paris Sanint-Germain, enquanto Leandro Barreiro, outro futebolista que atua numa posição central do meio-campo, veio do FS Mainz, igualmente sem custos de transferência para as águias. Já o extremo Andreas Schjelderup regressou do empréstimo ao Nordsjaelland. No que toca a saídas, destaque para a de João Neves, transferido para o Paris Saint-Germain por 60 milhões de euros (mais 10 milhões por objetivos) e para a de Rafa, a custo zero, depois de oito temporadas de águia ao peito.

No conjunto de resultados da pré-temporada, o Benfica ganhou três, empatou dois e perdeu um, com um saldo de 16-5 em golos. A estreia foi diante do Farense (triunfo por 5-0), tendo-se seguido empate a duas bolas diante do Celta de Vigo e vitória por 3-1 com o Almería. Depois, houve empate 1-1 com o Brentford FC e gordo triunfo frente ao Feyenoord (5-0), na melhor exibição da pré-época. A fechar, os encarnados perderam por 0-1 com o Fulham, no Algarve.

Pavlidis esteve em plano de grande destaque na pré-época, tendo faturado em cinco dos seis desafios em que atuou, somando 7 golos e assumindo-se, de forma indiscutível, como o melhor marcador da equipa na fase de preparação. Referência ainda para as boas exibições de Prestianni, que valeram ao jovem de 18 anos a integração no plantel.

FC Porto com novos timoneiros e aposta no ouro da casa

Depois de ter sido eleito presidente do FC Porto a 28 de abril de 2024, esta será a primeira época preparada por André Villas-Boas. E será também a estreia de Vítor Bruno como treinador principal, depois de 13 anos como adjunto de Sérgio Conceição, sete dos quais nos dragões.
Recorde-se que após um Campeonato no qual ficaram em terceiro lugar, longe dos objetivos que tinham sido delineados, os azuis e brancos acabaram 2023/24 da melhor forma, ao vencerem o Sporting na final da Taça de Portugal, por 2-1 (após prolongamento).

Pepe e Taremi foram as duas saídas mais sonantes do plantel do FC Porto e ainda não se verificaram contratações até ao momento, tendo no entanto regressado de empréstimo o defesa central David Carmo e o ponta de lança Fran Navarro. Por outro lado, jovens da formação como os defesas Martim Fernandes e Gabriel Brás, o médio Vasco Sousa,o extremo Gonçalo Sousa e o médio ofensivo Rodrigo Mora aproveitaram a pré-temporada para mostrarem as suas qualidades.

O FC Porto começou a época da melhor forma, ao conquistar o primeiro troféu oficial, batendo o Sporting na Supertaça (4-3, após prolongamento). E com reviravolta épica, ao recuperar de desvantagem de 0-3, com bis de Evanilson e um golo para Nico González e Iván Jaime. Os azuis e brancos já tinham estado “intratáveis” nos jogos de preparação, tendo ganho os oito que disputou, com um saldo de 29-4 em golos. A primeira vítima foi a Sanjoanense (4-0), tendo-se seguido Desportivo de Chaves, pelo mesmo resultado, CD Nacional (4-1), Al-Arabi SC (4-1), Áustria Viena (3-1), Tatabánya (4-2), Sturm Graz (2-0) e Al Nassr (4-0). Os melhores marcadores foram Toni Martínez e Nico González, com 4 golos.

Um curioso encontro com a história

Projetando os vários cenários a respeito do vencedor da próxima edição da I Liga, e partindo do princípio de que será um dos três grandes, haverá sempre um curioso marco histórico a registar no futebol nacional. Se o Sporting conseguir revalidar o título de campeão nacional, alcançará o seu terceiro cetro nas últimas cinco temporadas, isto depois de ter passado por um jejum de 19 anos. E caso isso suceda, este passará a ser o período de dez anos mais equilibrado da história do futebol português, com um total de três títulos de campeão do Sporting, três para o FC Porto e quatro para o Benfica. Por outro lado, se for o Benfica o vencedor, estabelecerá uma superioridade clara, com cinco títulos nos últimos dez anos, ou seja, metade. E se for o FC Porto a fazer a festa no final da I Liga, igualará o Benfica como dominador, ambos com quatro cetros.

Luta pela Europa e permanência

A luta por um lugar de acesso às competições europeias promete igualmente grande animação, perfilando-se SC Braga e Vitória SC como os candidatos tradicionais ao quarto lugar, embora os arsenalistas estejam também de olho no título de campeão. Na temporada passada, o Moreirense FC e o FC Arouca foram as principais surpresas, ao terminarem, respetivamente, na sexta e na sétima posição. Os cónegos falharam apenas por um lugar o acesso à Liga Conferência, que foi ocupado pelo Vitória SC, quinto colocado. Será o Moreirense FC e o FC Arouca vão conseguir repetir essas boas prestações, ou até melhorá-las? E poderá algum outro emblema surpreender e intrometer-se na luta europeia?

E, como sempre, aguarda-se por uma luta titânica pela permanência. Tal como na época passada, os dois últimos classificados descem para a II Liga e o antepenúltimo terá de disputar um play-off com o terceiro colocado do segundo escalão. Recorde-se que Santa Clara, CD Nacional e Aves SAD são os promodivisionários, em substituição de Portimonense, Tondela e Desportivo de Chaves.

O arranque da Liga Portugal para os grandes

Como já referimos, Sporting e Rio Ave dão o pontapé de saída nesta edição do Campeonato, na sexta-feira, 9 de agosto (20h15), em Alvalade, com grande favoritismo leonino, de acordo com as odds do site da Betano.pt. O FC Porto recebe o Gil Vicente no dia seguinte, a partir das 18h00, igualmente com odds bastante favoráveis ao visitado. Já o Benfica tem, teoricamente, a tarefa mais complicada na ronda inaugural, ao visitar o terreno do FC Famalicão. Podes ainda apostar nos outros seis desafios desta primeira jornada, em que avulta o FC Arouca-Vitória SC, que fecha as contas na segunda-feira, 12 de agosto.