Estão de regresso as emoções da I Liga portuguesa, com o SC Braga-Famalicão a ser o jogo de abertura da edição da temporada de 2023/24, na sexta-feira, 11 de agosto. Quem irá suceder ao Benfica como campeão de Portugal? Podes apostar no vencedor da prova no mercado de longo prazo no site da Betano.pt.

Liga Portugal Odds

O Benfica apresenta-se nesta jornada inaugural com a motivação extra de se ter sagrado vencedor da Supertaça, após bater o FC Porto por 2-0, com golos de Di María e Petar Musa.

Recorde-se que esta temporada assume ainda mais importância do que o habitual para os principais emblemas nacionais, pois a partir de 2024/25 só o campeão nacional português conseguirá    acesso direto à Liga dos Campeões, enquanto o segundo classificado terá de disputar a fase de qualificação, com o terceiro colocado a ser relegado para a Liga Europa.

De sublinhar que Moreirense, Farense e Estrela da Amadora são as equipas provenientes do segundo escalão e, sem sentido inverso, Paços de Ferreira, Marítimo e Santa Clara foram os despromovidos, deixando a competição sem representantes dos Açores e da Madeira.

Nesta primeira jornada, o Sporting entra em cena no sábado, 12 de agosto, recebendo o Vizela FC a partir das 20h30, enquanto FC Porto e Benfica só jogam na segunda-feira, dia 14, em virtude de terem disputado a Supertaça no dia 9. Os azuis e brancos deslocam-se ao terreno do Moreirense FC (o desafio inicia-se às 18h45) e o Benfica a casa do Boavista, partida que começa às 20h45. Podes apostar nestes jogos dos três grandes no site da Betano.pt, com Sporting, FC Porto e Benfica a serem claramente favoritos.

Sporting-FC Vizela (12/08, 20h30)

O ponta de lança sueco Viktor Gyökeres foi a grande estrela no defeso leonino, com a sua contratação a ser assegurada por 20 milhões de euros (+4 milhões por objetivos), o que o tornam na aquisição mais cara da história do clube. O ex-atacante do Coventry deixou boas indicações nos jogos de pré-temporada, deixando água na boca aos adeptos sportinguistas. 

Afonso Moreira, jovem de 18 anos da formação, é outra das novidades no plantel do Sporting para esta época e também brilhou nos desafios de preparação, tendo a vantagem de poder ser utilizado nos dois flancos, quer como ala, quer como extremo. A boa pré-temporada de Geny Catamo também lhe valeu um lugar no plantel, depois de empréstimos ao Vitória SC e Marítimo, e do grupo que vai atacar 2023/24 faz igualmente parte o central João Muniz, de apenas 18 anos.

No que toca a saídas, Manuel Ugarte foi o único habitual titular a abandonar Alvalade, transferindo-se para o Paris Saint-Germain, que pagou a cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Nos jogos de preparação, o Sporting começou por vencer o Estrela da Amadora, por 4-1, com “hat-trick” de Chermiti (que entretanto rumou ao Everton, por 12,5 milhões de euros + 3 milhões por objetivos) e um golo de Jovane, seguindo-se triunfo por 3-0 diante do Marítimo, com bis de Trincão e um golo de Geny Catamo. Depois, nova vitória (2-1 ao Farense, com João Muniz e Geny Catamo a faturarem) e dois empates a uma bola, primeiro com os belgas do Genk (golo de Trincão) e de seguida frente ao Portimonense, com Geny Catamo a faturar.

Num teste mais exigente, com a Real Sociedad, equipa que vai participar na Liga dos Campeões, a resposta foi excelente, com uma vitória por 3-0, na estreia de Gyökeres em jogos à porta aberta. O sueco marcou um golo, com Ricardo Esgaio e Pedro Gonçalves a completarem o resultado. No jogo do Troféu 5 Violinos o adversário voltou a ser espanhol, no caso o Villarreal, despachado com nova “chapa 3”, com golos de Marcus Edwards, Paulinho e Pedro Gonçalves . Por fim, os leões foram derrotados por 0-1 no terreno do Everton, mas deixaram boas indicações e o resultado foi bastante enganador.

Depois do quarto lugar da temporada passada, o Sporting vai tentar regressar ao rendimento habitual sob o comando de Rúben Amorim e que lhes valeu o título de campeão nacional em 2020/21 e um segundo lugar em 2021/22, mas com os mesmos 85 pontos da época anterior. Nesta primeira jornada, o Sporting terá pela frente o FC Vizela, esta época orientado pelo espanhol Pablo Villar, que sucede a Tulipa. E certamente que poucos adeptos do clube minhoto desdenhariam um campeonato ao nível do 11º lugar da temporada passada.

Coates, Nuno Santos e Paulinho falharam o último jogo com o Everton, mas devem recuperar a tempo de receção aos minhotos, com o central St. Juste, que ainda não somou qualquer minuto em 2023/24, devido a lesão num joelho, é ausência certa.

O FC Vizela tem apenas três participações na I Liga e foi sempre derrotado quando visitou o Sporting: 4-0 em 1984/85, 3-0 em 2021/22 e 2-1 na época transata.

Moreirense-FC Porto (14/08, 18h45)

Depois de ter discutido a última I Liga até à derradeira jornada com o Benfica, acabando por ficar em segundo lugar, o grande objetivo do FC Porto para 2023/24 é recuperar o título, com Sérgio Conceição em busca do quarto campeonato em sete temporadas ao serviço dos azuis e brancos.

Para compensar a saída de um jogador tão importante como Uribe, o FC Porto reforçou-se não com um, mas com dois médios que muito prometem: Nico González, espanhol de 21 anos que chegou do FC Barcelona, depois de na época transata ter estado cedido ao Valência CF e Alan Varela, de 22 anos (ex-Boca Juniors). Para a frente de ataque veio o espanhol Fran Navarro, autor de 21 golos em 43 partidas ao serviço do Gil Vicente em 2022/23.

Iván Marcano, que também estava em final de contrato, não seguiu os passos de Uribe e acabou por renovar, continuando assim, aos 36 anos, a poder formar com Pepe, de 40 anos, uma dupla de veteranos centrais de aço.

O FC Porto iniciou a pré-temporada com cinco vitórias e um score de 15-0 em golos. Começou com um 4-0 à Académica, com golos de Fran Navarro, Wendel Silva, Gonçalo Borges e Namaso, tendo-se seguido um 3-0 ao FC Porto B, com golos de Toni Martínez, Wendel Silva e Fran Navarro. Depois, ganhou por 2-0 ao Portimonense, com Romário Baró e Gonçalo Borges a fazerem abanar as redes, e por 4-0 ao Imortal (bis de Gonçalo Borges e um golo de Evanilson e Rui Monteiro). O Cardiff City foi “despachado” por 4-0, com os avançados a brilharem (bis de Toni Martínez e um golo de Taremi e Fran Navarro). Seguiu-se uma derrota com o Wolverhampton Wanderers (0-1) e uma igualdade a três bolas diante do Estrela da Amadora, com bis de Namaso e um golo de Taremi, na marcação de uma grande penalidade. A concluir os jogos de preparação, o FC Porto empatou a uma bola com o Rayo Vallecano (golo de Danny Namaso), na apresentação aos sócios e adeptos e bateu o SC Braga por 1-0 (golo de Taremi, de grande penalidade), em ensaio que decorreu à porta fechada, no Olival. Por fim, na já referida estreia oficial, os azuis e brancos foram derrotados pelo Benfica na Supertaça, por 0-2.

Evanilson e Gabriel Verón, lesionados, são ausências para a deslocação a Moreira de Cónegos, tal como Pepe, castigado, depois de ter sido expulso na partida da Supertaça.

O recém-promovido Moreirense, depois de ter sido campeão da II Liga, promete dificultar a vida ao FC Porto. Orientados por Rui Borges, que se estreia no principal escalão do futebol português, vindo do CD Mafra, os cónegos podem inspirar-se nas dificuldades que costumam impor aos dragões quando os recebem: em 12 partidas do campeonato, o FC Porto ganhou seis, verificaram-se cinco empates e houve uma vitória dos visitados.

Boavista-Benfica (14/08, 20h45)

O Benfica tem uma deslocação tradicionalmente difícil ao estádio do Boavista no início da caminhada de defesa do título de campeão nacional. E o jogo parece que vai mesmo disputar-se no Bessa, depois de o recinto ter sido interditado pela Liga Portugal a 25 de julho, devido ao mau estado do relvado. O clube da casa operou obras de melhoramento no tapete verde, que foi aprovado depois de nova vistoria da Liga Portugal.

Na nova versão das águias não surgem dois jogadores    preponderantes na época transata: O lateral esquerdo Alex Grimaldo (8 golos e 14 assistências em encontros oficiais em 2022/23) e o ponta de lança Gonçalo Ramos, que apontou 27 golos e fez cinco assistências. O espanhol terminou o contrato e saiu a custo zero para o Bayer Leverkusen, tendo sido substituído no plantel pelo checo David Jurásek (ex-Slavia de Praga) e o atacante rumou ao PSG, por 65 milhões de euros, mais 15 milhões por objetivos. As águias foram rápidas a encontrar o seu sucessor: Arthur Cabral, proveniente da Fiorentina, por 20 milhões de euros + 5 milhões por objetivos.

Já o central Otamendi, que também acabava contrato, acabou por renovar e continua a envergar a braçadeira de capitão. Lucas Veríssimo, outro central, foi emprestado ao Corinthians e referência ainda para nova cedência do ponta de lança Henrique Araújo, desta vez ao Famalicão, depois de em 2022/23 ter estado cedido ao Watford FC. Para além de David Jurásek e Arthur Cabral, Roger Schmidt viu chegar mais três reforços. O mais mediático foi Di María, campeão do mundo pela Argentina proveniente da Juventus, e que já tinha representado o Benfica entre 2007 e 2010. Já o médio centro turco Orkun Kökçü, eleito o melhor jogador da última Liga dos Países Baixos, foi contratado ao Feyenoord por 25 milhões de euros (mais 5 milhões por objetivos), naquela que foi a compra mais cara na história do futebol português. E entretanto, do Shakhtar Donetsk veio o gigante guarda-redes Anatoliy Trubin, guarda-redes ucraniano com 2 metros de altura que custou 10 milhões de euros, mais 1 milhão por objetivos, com o Shakhtar a ficar com direito a 40% do valor de uma futura transferência.

Nos jogos de preparação, o Benfica começou por vencer o Southampton FC por 2-0 (golos de David Neres e Ristic), depois bateu o FC Basileia, por 3-1 (marcaram Di María, Jurasek e Gonçalo Ramos), ganhou ao Al Nassr, por 4-1 (Gonçalo Ramos bisou, com Di María e Schjelderup a faturarem uma vez) e venceu o Celta de Vigo por 2-0, com golos de Di María, de grande penalidade, e Petar Musa. A terminar a fase de preparação, duas derrotas, primeiro por 0-2 diante do Burnley FC e depois frente ao campeão neerlandês Feyenoord, por 2-1. No entanto, quando a bola começou a rolar em termos oficiais, as águias mostraram a sua melhor face e bateram o FC Porto por 2-0.

O Boavista fez um excelente campeonato na época transata, tendo terminado no nono lugar, exatamente a meio da tabela. Petit mantém-se como treinador e o objetivo para 2023/24 é voltar a realizar uma temporada tranquila. De referir que os confrontos no Bessa não tem sido pera doce para as águias, que só venceram cinco dos últimos dez desafios, com dois triunfos dos axadrezados e uma igualdade.

Prémio