Chega ao fim mais uma edição da I Liga portuguesa, e à entrada para a última jornada, já se sabe que o Sporting é campeão, o Benfica segundo classificado, e que Desportivo de Chaves e FC Vizela vão descer de divisão. Por decidir está ainda a questão do terceiro lugar, entre o FC Porto e o SC Braga, com os dragões a deslocarem-se precisamente a casa dos minhotos na despedida da competição.

Também ainda não se sabe o clube que vai terminar no 16º lugar, posição que obrigará à disputa de um “play-off” a duas mãos com o terceiro classificado da II Liga, com Boavista, Estrela da Amadora e Portimonense a lutarem para escapar a essa posição.

Como sempre, podes apostar nos nove desafios da jornada no site da Betano.pt, numa ronda que se disputa na sexta-feira, 17 de maio e sábado, 18 de maio, de modo a dar maior visibilidade à final da Taça de Portugal de futebol feminino, que de joga no domingo, 19 de maio.

SC Braga-FC Porto, 18 de maio, às 20h30

O FC Porto parte para esta derradeira jornada na terceira posição, com mais 1 ponto do que o SC Braga, que é quarto classificado. As contas são fáceis de fazer: para garantir o terceiro lugar e acesso direto à fase de grupos da Liga Europa, os azuis e brancos apenas necessitam de pontuar, enquanto os guerreiros terão de ganhar para alcançar esse objetivo.

Na penúltima jornada da competição o FC Porto alcançou uma vitória importantíssima por 2-1 diante do Boavista, com o segundo golo apontado por Taremi aos 90’+8. Antes, o Boavista tinha-se colocado em vantagem aos 59′ e Zé Pedro empatara aos 81′.

No dérbi portuense, Francisco Conceição esteve em plano de destaque no ataque dos dragões, tendo sido um dos grandes agitadores e o autor da assistência para o golo de Taremi. O extremo de 21 anos soma 8 golos e 5 assistências em jogos oficiais na temporada em curso, sendo forte candidato a estar presente no Campeonato da Europa pela seleção portuguesa. Quem também deverá estar no ataque portista em Braga será Evanilson, o futebolista do plantel com mais participações diretas em golos nesta temporada: 29, fruto de 24 finalizações certeiras e 5 assistências.

O SC Braga também vem de uma vitória num dérbi obtida no tempo extra, no caso no reduto do Vitória de Guimarães. A equipa orientada por Rui Duarte esteve a perder mas deu a volta e acabou por levar de vencida o rival, por 3-2, com o terceiro golo da autoria de Rony Lopes aos 90’+3, depois de Bruma e Ricardo Horta terem faturado para os arsenalistas.

liga braga porto

Ricardo Horta volta a realizar temporada de grande nível, registando 13 golos e 13 assistências em encontros oficiais. No meio campo, Rui Duarte poderá ter à disposição os médios João Moutinho, Zalazar e Vítor Carvalho, que se encontram em risco de suspensão, mas escaparam ao amarelo em Guimarães.

Não têm sido nada fáceis as deslocações do FC Porto ao terreno do SC Braga, pois não conseguiu ganhar nas últimas quatro referentes ao campeonato (dois triunfos dos anfitriões e duas igualdades). O caso muda de figura se estendermos a análise às últimas dez partidas em Braga, pois existe ligeira superioridade dos visitantes: três vitórias da equipa da casa, três empates e quatro triunfos dos forasteiros.

A luta pelo 16º lugar

Emoções ao rubro na tentativa de evitar o 16º lugar, com três clubes envolvidos: Portimonense (16º, com 29 pontos), Estrela da Amadora (15º, com 30) e Boavista (14º, com 31). Os jogos estão marcados para sábado, 18 de maio, às 15h30, com o Portimonense a deslocar-se ao terreno do “vizinho” Farense (nono classificado), necessitando de ganhar e que o Estrela da Amadora não vença em casa o Gil Vicente (11º colocado) e que o Boavista perca no Bessa com o já despromovido FC Vizela.

Curiosamente, Boavista e Portimonense estão empatados no confronto direto, de forma bastante improvável (ambos ganharam por 4-1 nos jogos entre ambos que realizaram fora de casa). Entra por isso em ação o segundo critério de desempate, a diferença de golos, que é amplamente favorável ao Boavista (diferença negativa de 23 golos, contra diferença negativa de 35 golos). Ou seja, o empate só não chegaria ao Boavista no irrealista cenário do Portimonense ganhar por uma diferença de 12 golos.

Caso o Portimonense empate em Faro e o Estrela da Amadora perca diante do Gil Vicente, serão os amadorenses a sorrir, uma vez que possuem vantagem no confronto direto.

Festa do Sporting e despedida a norte do Benfica

O campeão nacional Sporting despede-se da I Liga em Alvalade, diante do “lanterna vermelha” Desportivo de Chaves. Batido o seu recorde de pontos no campeonato (87, superando os 86 de 2015/16), os leões vão querer despedir-se com um triunfo diante dos seus adeptos, em mais um jogo de festa, com os jogadores a receberem o troféu de campeão das mãos de Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes. Os guarda-redes Antonio Adán e Franco Israel, lesionados, são cartas fora do baralho de Rúben Amorim, naquele que será o segundo “teste” do jovem guardião Diogo Pinto para o duro desafio que terá pela frente a 26 de maio, na final da Taça de Portugal, diante do FC Porto.

Quanto ao Benfica, que já tem definido o segundo lugar como posição final, desloca-se a Vila do Conde, para defrontar o Rio Ave, décimo classificado. Na jornada anterior, o Benfica “despachou” na Luz o FC Arouca por 5-0 e vai tentar terminar a competição com mais uma vitória e boa exibição. Bah, Marcos Leonardo e David Neres, lesionados, não poderão ser utilizados na despedida da época, enquanto Arthur Cabral está em dúvida. Já Tiago Tomás poderá ser opção, pois recuperou da lesão.