Depois da pausa para os jogos das seleções nacionais, estão de regresso as emoções da I Liga portuguesa, com as partidas da 5ª jornada. Os três clubes grandes vão defrontar equipas da segunda metade da tabela (curiosamente todas com 4 pontos somados), mas já se percebeu que os adversários fáceis estão em vias de extinção nesta competição, pelo que Benfica, FC Porto e Sporting terão certamente de estar em bom nível para conquistarem os três pontos.

A jornada começa na sexta-feira, 15 de setembro, com o FC Porto a deslocar-se ao reduto do Estrela da Amadora. O Benfica vai a Vizela no sábado, 16 de setembro, enquanto o Sporting recebe o Moreirense no domingo, 17 de setembro. Podes apostar nestes três jogos no site da Betano.pt e fica a saber que é grande o favoritismo de dragões, águias e leões.

Estrela da Amadora-FC Porto (15/09, 19h15)

Juntamente com Boavista e Sporting, o FC Porto é uma das equipas que está na liderança na I Liga, com 10 pontos em quatro jornadas. Depois de três jornadas iniciais “imaculadas”, a formação orientada por Sérgio Conceição empatou em casa com o FC Arouca, a uma bola. Nesta quinta ronda visita o Estrela da Amadora – 13º classificado, com 4 pontos – e já poderá contar com a presença de Sérgio Conceição no banco dos suplentes, depois de o treinador ter cumprido os 23 dias de castigo aplicados pelo Conselho de Disciplina da FPF, na sequência dos incidentes ocorridos durante a final da Supertaça , em Aveiro, diante do Benfica.

Pepe, que falhou o desafio com o FC Arouca e a convocatória da Seleção Nacional, está em dúvida para este confronto e caso não consiga recuperar, Fábio Cardoso deverá continuar a fazer dupla com Marcano no eixo da defesa. Quem estará quase de certeza no onze inicial será Galeno, ele que já soma um golo a uma assistência nesta edição da I Liga, prova em que é um dos totalistas de Sérgio Conceição.

A defesa do FC Porto terá de ter especial cuidado com Ronaldo Tavares, que já faturou por duas vezes esta temporada (um golo na I Liga e outro na Taça da Liga). O ponta de lança formado no Sporting destaca-se pela pujança física e promete dar muito trabalho aos centrais portistas. O treinador Sérgio Vieira não poderá contar com três lesionados: os defesas Mansur e João Reis e o avançado Gustavo Henrique. Em dúvida encontra-se o central Omurwa, porque esteve ao serviço da seleção do Quénia e tinha chegada a Portugal prevista para a véspera do confronto com o FC Porto.

Um olhar ao histórico de visitas do FC Porto à Reboleira deve deixar os azuis e brancos de sobreaviso, uma vez que só venceram sete dos 19 desafios oficiais disputados. Na última partida, em abril de 2008, os dragões perderam por 2-1, em desafio da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, mas conseguiram o acesso à final, pois haviam ganho em casa por 2-0.

Analisando apenas os 16 jogos referentes à I Liga portuguesa, metade (8) terminaram empatados, com o FC Porto a vencer seis e o Estrela da Amadora dois. E nos últimos dez confrontos para esta prova, os azuis e brancos ganharam quatro, tendo-se registado quatro empates e dois triunfos da equipa da casa.

FC Vizela-Benfica (16/09, 20h30)

O Benfica começou esta I Liga com uma derrota no Bessa, por 2-3, mas depois disso obteve três vitórias consecutivas, a última das quais uma esclarecedora goleada na Luz diante do Vitória SC, por 4-0. As águias estão no quarto lugar e visitam o FC Vizela, 12º classificado, com 4 pontos.

Di María tem estado em grande destaque neste início de época, somando 4 golos e uma assistência em  cinco partidas oficiais, e na I Liga só não marcou ao Estrela da Amadora, tendo apontado um golo a Boavista, Gil Vicente e Vitória SC.

O defesa direito Alexander Bah e o defesa esquerdo David Jurásek, ambos lesionados, são baixas no esquadrão de Roger Schmidt para esta deslocação a Vizela. João Víctor parece ser a principal opção para jogar no lado direito do setor recuado, com Fredrik Aursnes a manter-se no lado canhoto, a não ser que Juan Bernat, lateral esquerdo emprestado pelo Paris Saint-Germain, já seja opção inicial, o que faria com que o norueguês fosse utilizado a defesa direito, saindo João Víctor do onze.

No FC Vizela, o técnico Pablo Villar poderá optar pelos reforços Busnic e Alberto Soro, uma vez que a paragem para os jogos da seleções nacionais facilitou a integração de ambos. O segundo é um ponta de lança espanhol com experiência de I Liga espanhola e que, esta época, até alinhou durante 7 minutos na competição pelo Granada CF, o seu ex-clube. Em grande destaque tem estado o extremo Nuno Moreira, com um golo e uma assistência nesta I Liga.

O Benfica ganhou nas três ocasiões em que defrontou o FC Vizela como visitante na I Liga, mas foram sempre triunfos muito suados: 2-1 em 1984, 1-0 em 2021 e 2-0 em fevereiro de 2023, com um bis de João Mário e em que apesar dos dois golos de diferença, a formação da casa deu grande réplica.

Sporting-Moreirense (17/09, 20h30)

O Sporting deixou os primeiros pontos nesta I Liga no jogo da semana passada em casa do SC Braga, mas esteve muito próximo de sair com os três pontos e chegar à liderança isolada, que de momento partilha com Boavista e FC Porto. Depois de Pedro Gonçalves ter adiantado os leões com o seu “golo-tipo” (um remate ao ângulo que mais pareceu um passe), Álvaro Djaló foi o desmancha-prazeres do leão, com um golo de livre direto aos 78 minutos. Nesta ronda, visita o Moreirense, 10º classificado, com 4 pontos.

A paragem do campeonato serviu para finalizar a recuperação de St. Juste, que poderá ser a grande novidade na lista de convocados do Sporting, ele que ainda não somou minutos esta temporada, devido a lesão. No Moreirense, Rui Borges não pôde contar nos últimos dias com três defesas, devido a lesão (Alhassane Sylla,  Dinis Pinto e Rafael Santos), mas o treinador Rui Borges tem esperança de contar com alguns deles.

Irá Paulinho continuar com a mira afinada? O ponta de lança é o melhor marcador desta I Liga, com 4 golos, e só não faturou no desafio de Braga. No Moreirense, o avançado João Camacho tem sido o futebolista em maior destaque, somando um golo e duas assistências.

O Sporting tem registado enorme superioridade nas receções ao Moreirense para a I Liga, registando 12 vitórias e um empate. Ainda assim, os verdes e brancos têm sentido dificuldades para chegar ao triunfo, pois os últimos cinco triunfos foram pela margem mínima.

Prémio