Este fim de semana disputa-se a sexta ronda da Liga portuguesa e os três grandes jogam em dias diferentes, sendo respeitado o mesmo intervalo de descanso, depois dos encontros a meio da semana, a contar para as competições europeias.
O primeiro a entrar em cena será o FC Porto, que receberá o Gil Vicente no sábado, 23 de setembro, com o Benfica a jogar no dia seguinte em Portimão e o Sporting a fechar a ronda na segunda-feira, 25 de setembro, em Alvalade, frente ao Rio Ave.
Tal como na jornada anterior, Benfica, FC Porto e Sporting voltam a jogar com adversários teoricamente acessíveis e que têm como objetivo apenas lutar pela permanência. Será que os três grandes irão voltar a somar os três pontos, tal como na 5ª ronda? Podes apostar nestes desafios no site da Betano.pt e, como sempre, em todos os outros encontros desta ronda.
À partida para esta 6ª jornada, o FC Porto é o terceiro da tabela, mas com os mesmos pontos do líder Boavista e do Sporting, segundo colocado. Pela frente terá o Gil Vicente, que se encontra exatamente a meio da tabela, na nona posição.
Os dragões vêm de uma moralizadora vitória por 3-1 diante do Shakhtar Donetsk, fora de casa, em partida da Champions (Galeno bisou e o outro golo foi de Taremi) e na última jornada da I Liga ganharam em casa do Estrela da Amadora, com o único golo a ser apontado por Taremi. De resto, os azuis e brancos têm um registo perto da perfeição nesta I Liga, tendo ganho quatro desafios e empatado um, na receção ao FC Arouca.
Depois de um arranque em 2023/24 a “meio gás”, com seis jogos sem faturar, Taremi marca há dois jogos seguidos e quer continuar o registo de sucesso diante do Gil Vicente, uma das suas vítimas preferidas: já apontou 6 golos aos minhotos, em 11 jogos oficiais (5 pelo FC Porto e 1 pelo Rio Ave).
Quanto ao Gil Vicente, ganhou em casa ao Estoril por 5-3 na última ronda, mas fora perdeu os dois desafios que disputou, com Vitória SC e FC Vizela. À atenção do FC Porto, o facto de a formação orientada por Vítor Campelos ser o segundo melhor ataque da competição, com 13 golos, em igualdade com o Benfica e atrás do Boavista, que tem 14 golos marcados.
Ausência de peso nos azuis e brancos será Iván Marcano, gravemente lesionado e que possivelmente não poderá competir até ao final da época, enquanto Evanilson, que também saiu magoado do jogo com o Estrela da Amadora, não poderá igualmente recuperar a tempo. Já Danny Namaso acalenta algumas esperanças de ir a jogo.
No Gil Vicente, uma das figuras em destaque neste início de temporada tem sido o atacante Tidjany Touré, o qual, apesar de só ter sido titular numa ocasião, já soma dois golos na I Liga, tendo inclusivamente faturado diante do Benfica.
O FC Porto tem sido muito superior ao Gil Vicente nos jogos para o campeonato na condição de visitado, mas depois de ter ganho os primeiros 20, foi surpreendido nas duas últimas temporadas: 1-1 em 2021/22 e 1-2 na temporada transata, curiosamente com Fran Navarro, atual futebolista dos azuis e brancos, a marcar um golo no único triunfo gilista no Dragão.
Depois da derrota diante do Boavista na estreia nesta I Liga, o Benfica arrancou para quatro triunfos consecutivos e na última jornada foi a Vizela ganhar por 2-1 (golos de Petar Musa e Di María), num jogo em que teve oportunidades suficientes para construir um resultado mais dilatado. Entretanto, as águias estrearam-se na edição 2023/24 da Liga dos Campeões com uma derrota caseira (0-2) frente ao RB Salzburg, num jogo em que jogaram desde os 15 minutos com menos um homem, depois da expulsão de António Silva, por meter a mão à bola num lance de clara oportunidade de golo.
As águias estão no quarto lugar no campeonato, a apenas um ponto de Boavista, Sporting e FC Porto, enquanto o Portimonense ocupa a 13ª posição, mas depois de duas derrotas nas duas primeiras jornadas, empatou 1-1 no reduto do FC Arouca, registou o mesmo resultado na receção ao Estrela da Amadora e ganhou por 2-1 em casa do Vitória SC.
Petar Musa tem sido um dos goleadores de serviço da equipa orientada por Roger Schmidt e já soma 3 golos em encontros oficiais, sendo o segundo futebolista do plantel dos encarnados com melhor rácio tempo de utilização/golos, faturando a cada 117 minutos. Melhor só mesmo Casper Tengstedt, que marcou 1 golo em 46 minutos.
Recorde-se que Petar Musa teve um início de época atribulado, ao ser expulso no Bessa, tendo por isso ficado de fora no jogo da segunda jornada, frente ao Estrela da Amadora. Entrou aos 90 minutos no desafio seguinte, com o Gil Vicente, a tempo de marcar um golo, e foi titular com o Vitória SC e com o FC Vizela, tendo voltado a “molhar o bico” neste último encontro.
Ronie Carrillo, ponta de lança equatoriano de 27 anos, tem estado em pleno de evidência no Portimonense, com 2 golos apontados esta temporada (1 no campeonato e 1 na Taça da Liga). Ele que viveu em 2022 o melhor ano da carreira, quando marcou 18 golos em 36 encontros oficiais, ao serviço do El Equador, do seu país natal.
O Benfica não tem dado grandes hipóteses nas visitas ao terreno do Portimonense, tendo ganho oito dos últimos dez desafios referentes à I Liga, tendo deixado pontos no Algarve em 2018/19 (derrota por 0-2) e 2019/20 (empate a duas bolas).
Como já foi referido, o Sporting é o segundo classificado na I Liga, com os mesmos pontos do líder Boavista e do FC Porto. Nesta jornada, o esquadrão de Rúben Amorim terá pela frente o Rio Ave, 12º classificado. Na ronda anterior do campeonato os verdes e brancos “despacharam” o Moreirense por 3-0, naquela que terá sido a exibição mais consistente da temporada.
Muito se tem falado da influência de Viktor Gyokeres na equipa do Sporting e o caso não é para menos, pois o seu contributo vai bem para além dos 3 golos que marcou nas cinco primeiras jornadas do campeonato. O “panzer” sueco, totalista na competição, é o futebolista com mais duelos ganhos (47), mais toques na área adversária (47), mais faltas sofridas (20), mais remates à baliza (8, em igualdade com Di María) e mais remates de cabeça, em igualdade com Héctor Hernández e Cádiz. É ainda o segundo com mais remates no total (19, atrás de Di María).
No Rio Ave, há um ex-jogador do Sporting que vai tentar brilhar numa casa que conhece bem: Leonardo Ruiz, atacante colombiano que não teve sucesso na equipa principal dos leões e que esta temporada foi importante na única vitória dos vilacondenses no campeonato, ao marcar um golo no 2-0 ao Chaves.
O Rio Ave não tem sido um adversário dócil no covil do leão e nas últimas dez visitas para a I Liga, em quatro regressou ao norte com pontos na bagagem: empates em 2013/14, 2015/16 e 2020/21, e vitória por 3-2 em 2019/20.