Não se podia pedir melhor arranque de campeonato do que aquele que estamos a ter até ao momento, com jogos emotivos, grandes golos, encontros decididos muitos deles nos últimos minutos e com os três primeiros classificados separados por apenas três pontos. O Sporting lidera, ao cabo de sete jornadas, com 19 pontos (seis vitórias e um empate), o Benfica é segundo com menos um ponto (seis triunfos e um desaire), enquanto o FC Porto fecha o pódio com 16 pontos, frutos de cinco vitórias, um empate e uma derrota. Este fim de semana, os três grandes, que a meio da semana disputaram jogos intensos nas competições europeias, têm duelos em que são francamente favoritos. Podes apostar nestes encontros, bem como nas restantes partidas da ronda da liga, no site da Betano.pt.
O primeiro grande a entrar em ação é o Benfica, atual campeão nacional, que se desloca ao campo do Estoril no sábado. Os comandados de Roger Schmidt vão ter pela frente o penúltimo classificado, que só contabilizou ainda uma vitória nesta liga: foi na segunda jornada, quando recebeu e venceu o Rio Ave, por 2-0. De resto, os canarinhos somam um empate e cinco derrotas, sendo que na condição de equipa visitada empataram com o Vizela (2-2) e perderam com o Boavista (1-2).
O Benfica, que entrou a perder na edição deste ano do campeonato (3-2 no Bessa, diante do Boavista), chega a este encontro numa sequência de seis triunfos consecutivos, o último dos quais diante do FC Porto, na Luz (1-0). Na condição de equipa forasteira, as águias superiorizaram-se ao Gil Vicente (2-3), Vizela (1-2) e Portimonense (1-3). Historicamente, o Benfica dá-se bem com os ares do Estoril, já que em 28 deslocações, em partidas do campeonato, venceu 21, empatou seis e só perdeu por uma vez – foi na época 1946/47, por 6-3.
No Estoril, o médio João Marques e o avançado Alejandro Marqués, ambos com três golos, têm sido os jogadores em destaque, já nos encarnados, Di Maria (cinco golos), Rafa e Musa, ambos com três, são as principais armas ofensivas do treinador alemão, isto sem esquecer David Neres, que tem estado em bom plano, seja como suplente ou titular.
No domingo é a vez do FC Porto entrar em ação, na receção ao Portimonense. Os pupilos de Sérgio Conceição perderam a liderança da liga na última ronda, depois da derrota na Luz, diante do Benfica, partida em que jogaram reduzidos a 10 desde o minuto 19, depois da expulsão de Fábio Cardoso.
Os azuis e brancos somaram até agora cinco vitórias, um empate e uma derrota nas primeiras sete rondas da liga e, no Dragão, só perderam pontos diante do Arouca (1-1). Cristo González, aos 84, deu vantagem aos forasteiros, mas Evanilson, aos 90+19, restabeleceu a igualdade e fixou o resultado final.
Do lado do Portimonense, os algarvios ocupam o décimo lugar, com duas vitórias, dois empates e três desaires e, na última jornada, venceram na deslocação ao terreno do Vizela, por 3-2. De realçar ainda que nos últimos cinco jogos, a formação de Portimão só perdeu, em casa, com o Benfica, por 3-1.
Os forasteiros não vão ter vida fácil no Dragão, como provam as odds da Betano.pt e o histórico entre os dois conjuntos: 20 confrontos, a contar para a liga, 20 triunfos dos azuis e brancos, aos quais se juntam mais três para a Taça de Portugal.
No FC Porto, Sérgio Conceição tem dores de cabeça para montar a defesa, já que Marcano está lesionado, Fábio Cardoso castigado e Pepe em dúvida. No entanto, conta com as principais armas ofensivas, como sejam Taremi e Galeno, além de Varela, que pegou de estaca no meio-campo azul e branco. Nos algarvios, destaque para o arranque de temporada do médio brasileiro Carlinhos, que já leva quatro golos apontados, e do avançado Carrillo, com dois tentos marcados.
O Sporting é o último dos três grandes a entrar em campo e mede forças com o Arouca em Alvalade, às 20h30. Os comandados de Rúben Amorim ascenderam à liderança da liga, depois de na ronda anterior terem vencido fora o Farense, por 3-2, e beneficiando da derrota do FC Porto na Luz.
Ainda na primeira parte, os leões abriram uma vantagem de dois golos (Gyökeres aos 21’ e Pote aos 35’), mas permitiram na segunda metade a reação dos algarvios, que empataram a partida com um bis de Mattheus Oliveira. Em cima no minuto 90, Gyökeres fez o resultado final e garantiu mais um triunfo para o Sporting, que regista seis vitórias e um empate nas sete jornadas já disputadas. Os verdes e brancos só não bateram o Sporting de Braga, no Minho, com essa partida a terminar numa igualdade a um golo.
Já o Arouca é 13º classificado e apresenta apenas um triunfo até agora (foi na primeira jornada diante do Estoril, por 4-3), isto além de três empates e outras tantas derrotas, sendo que estas foram consecutivas e nas últimas três jornadas: em casa com o Casa Pia (0-1) e Chaves (0-2) e fora com Famalicão (1-0). Convém no entanto relembrar que já esta época empataram no Dragão, com o FC Porto, como referimos mais acima neste texto.
Em casa, o Sporting apresenta até ao momento um registo perfeito, com quatro vitórias em outras tantas partidas, já os forasteiros contabilizam dois empates e uma derrota nas deslocações já realizadas. As duas formações já se defrontaram em sete ocasiões em Alvalade, em jogos do campeonato, com os leões a vencerem seis confrontos e houve ainda um empate, este na época passada, com o marcador a registar uma igualdade a um golo: Antony Alves deu vantagem ao Arouca ainda na primeira parte, mas aos 87 minutos Pote fez o resultado final. Paulinho e Gyökeres, ambos com cinco golos, são os melhores marcadores do Sporting, enquanto nos visitantes Cristo González (três golos) e David Simão (três assistências) têm estado em bom plano.