O mês de maio marca o final dos campeonatos europeus e é o mês de todas as decisões. Já há campeões pela Europa e há outros que estão quase a sê-lo. Mas ainda há campeonatos em que está tudo em aberto e onde tudo pode acontecer.
Quando faltam apenas quatro jornadas para terminar a liga portuguesa, o Sporting lidera com mais seis pontos que o FC Porto e mais 10 que o Benfica, equipas que se defrontam já na próxima jornada, nm duelo marcado para esta 5ª feira, 6 de maio. Os leões nunca podem ser campeões já esta semana, mas podem beneficiar, e muito, deste jogo. Caso o FC Porto não vença e o Sporting consiga o empate ou bata o Rio Ave, os leões podem aumentar a vantagem para 7, 8 ou até 9 pontos. Caso qualquer destes cenários aconteça, o Sporting pode ser campeão na 32ª jornada, podendo precisar apenas de um empate frente ao Boavista, caso a vantagem seja de 9 pontos. Qualquer dos outros cenários pontuais obriga a uma vitória leonina para celebrar o título
Por outro lado, caso o FC Porto ganhe ao Benfica, então o Sporting nunca poderá celebrar um eventual título antes da 33ª jornada, quando visita, precisamente o Benfica, na Luz.
Entretanto, FC Porto e Benfica lutam pelo 2º lugar. Uma vitória na Luz praticamente a posição aos dragões, enquanto as águias precisam de ganhar para encurtar a distância para apenas 1 ponto e, assim, sonharem em subir na tabela.
Com quatro jornadas para jogar, tudo pode acontecer na La Liga. O Atlético de Madrid lidera com mais dois pontos que Barcelona e Real Madrid. E a emoção sobe já nesta jornada, com o Barcelona a receber o Atlético em Camp Nou, num encontro que pode levar tanto o próprio Barcelona como também o Real Madrid (se vencer o Sevilha) à liderança. Pode ver e Apostar ao Vivo em ambos os jogos com o Livestream da Betano.pt.
Mas o próprio Sevilha não deverá facilitar em nada a vida aos merengues, uma vez que a equipa de Lopetegui – que ainda joga esta 2ª feira, 3 de maio – pode ficar a apenas três pontos da liderança. Se vencer em Madrid e, suponhamos, Atlético e Barcelona empatarem, o Sevilha fica a apenas um ponto da liderança.
Em Inglaterra não há campeão, mas está quase. O Manchester City lidera com 13 pontos de vantagem sobre o rival Manchester United que ainda tem um jogo em atraso, frente ao Liverpool, e nem há perspectivas de quando esse jogo pode ter lugar. Assim, isso complica as contas para o City que fica sem saber quando pode festejar, uma vez que o United ainda tem 15 pontos em jogo.
Na melhor das hipóteses, pode ser já no sábado, dia 8 de maio, quando recebe o Chelsea. Em caso de vitória sobre os londrinos, aumenta a vantagem para 16 pontos e pode começar a festejar de imediato.
Quanto ao United, já com poucas hipóteses de chegar ao topo da tabela, resta-lhe segurar o segundo lugar, que ainda está ao alcance de Leicester e Chelsea.
O campeonato italiano foi o primeiro, dos Big 5, a ter campeão. O Inter Milão acabou com o domínio da Juventus e, nove anos depois, voltou a festejar o scudetto. A equipa de Conte leva larga vantagem sobre o pelotão que vem atrás e que está em acesa luta pelo segundo lugar. Atalanta, Juventus e AC Milão estão todos empatados, mas o Nápoles vem logo atrás.
E há muitos jogos interessantes nesta luta. A Juventus recebe o AC Milão na próxima jornada e, duas jornadas depois a turma de Cristiano Ronaldo recebe o novo campeão, o Inter. Pode ver e Apostar ao Vivo em todos os jogos da Série A com o Livestream da Betano.pt.
Com sete pontos de vantagem sobre o RB Leipzig, o Bayern Munique tem tudo para somar o 30º título da história, o 9º consecutivo. A equipa de Lewandowski e companhia precisa apenas de uma vitória para celebrar e isso pode acontecer já este sábado, quando receber o Borussia Monchengladbach. Mas o Bayern até pode entrar em campo já campeão, caso o Leipzig não vença, três horas antes, o Borussia Dortmund.
Quanto ao segundo lugar, esse já não deve fugir aos homens de Julian Nagelsmann, mas a luta pelo terceiro e quarto lugar ainda está acesa, com três equipas a correr por duas posições.
Tal como na Alemanha, também em França faltam apenas três jornadas. Mas ao contrário do país germânico, na Gália tudo está por decidir entre Lille e PSG. As duas equipas estão separadas apenas por um ponto numa corrida taco a taco pelo título de campeões e que pode durar até à última jornada
No que toca a calendário, ambas as equipas têm calendários semelhantes: Lille vs Lens (f), Saint-Étienne (c) e Angers (f), enquanto o PSG joga com Rennes (f), Stade Reims (c) e Brest (f).
A Mónaco e Lyon resta a luta pelo terceiro lugar, mas ambas as equipas já garantiram presença na Liga dos Campeões da próxima época.
Nos restantes campeonatos europeus há já muitos campeões definidos. O primeiro terá sido o Rangers, na Escócia, a festejar depois de uma década de domínio do Celtic. Na Holanda, o Ajax já é campeão tal como o Olympiacos, de Pedro Martins e companhia, na Grécia. Na Rússia o Zenit também já garantiu o título.
Na Bélgica joga-se o playoff de apuramento do campeão e o Club Brugge lidera com oito pontos de vantagem, quando faltam jogar-se apenas cinco jornadas. Na Áustria também há playoff, mas tudo indica que o RB Salzburgo volte a festejar o título, uma vez que lidera com seis pontos de vantagem quando faltam apenas 4 jornadas. Na Turquia, porém, nada está decidido. O Besiktas é líder com seis pontos de avanço do Galatasaray, mas as duas equipas encontram-se este sábado e essa diferença pode ser reduzida para três. Mas, caso o Besiktas vença, com apenas duas jornadas para se jogarem, pode começar a festejar… nas barbas do rival!