Ao fim de pouco mais de um mês de futebol pela Europa, as principais ligas já levam entre cinco e oito jornadas decorridas, o suficiente para uma primeira análise na qual se pode constatar que há muitos líderes improváveis entre os principais campeonatos.
Com cinco jornadas realizadas em Itália, o crónico líder e campeão – a Juventus – está longe da liderança. A equipa de Cristiano Ronaldo – que jogou apenas duas partidas, devido à infeção por Covid-19 – está apenas em quinto lugar com apenas duas vitórias em cinco partidas. Os campeões somam nove pontos, menos quatro que o líder… AC Milão.
O histórico italiano é um gigante, é verdade, mas tem estado afastado dos principais lugares da Série A nos últimos anos, ocupados pela Juve, Nápoles, Inter ou Lázio. O AC Milão, de Diogo Dalot, Rafael Leão e Zlatan Ibrahimovic, tem estado em grande e ainda só cedeu um empate, precisamente nesta última jornada, frente à AS Roma, de Paulo Fonseca. Será desta que os rossonero voltam ao que já foram?
Com Real Madrid, Barcelona, Atlético Madrid e Sevilha a enfrentarem arranques de época menos positivos, o líder do campeonato em Espanha é a…. Real Sociedad. A equipa de San Sebástian, liderada por Imanol Alguacil e na qual a principal estrela é o veterano David Silva, até começou por conseguir apenas uma vitória nos primeiros quatro jogos, mas nos últimos três somou outras tantas vitórias.
Com 14 pontos, a Real Sociedad é líder à 7ª jornada, com mais um ponto que o Real Madrid que, porém, tem menos um jogo. O Atlético Madrid segue em 5º lugar, o Sevilha e Barcelona em 12º lugar, ambos com apenas sete pontos, mas dois jogos a menos.
Num campeonato em que o Bayern Munique é crónico campeão e líder, é o RB Leipzig quem comanda. Com 13 pontos, os pupilos de Julian Nagelsmann seguem na frente do Bayern Munique e ainda não conhecem o sabor da derrota nesta temporada.
A tarefa do RB Leipzig, porém, não será fácil. O Bayern segue a apenas um ponto, na Bundesliga, assim como o Borussia Dortmund.
Liverpool campeão, Manchester City, Manchester United , Tottenham, Arsenal e Chelsea. Os “Big 6” do futebol inglês seguem todos atrás da equipa sensação da época, o Everton de Carlo Ancelotti.
A “outra” equipa de Liverpool tem superado as expectativas e lidera Premier League à passagem da sexta jornada, ainda que em igualdade com o rival, Liverpool. Logo atrás vem Aston Villa, com apenas um ponto a menos, mas também um jogo a menos. Leicester City continua em grande e soma também 12 pontos, para o quarto lugar, seguido depois pelo Tottenham, de José Mourinho.
Quanto aos outros grandes, estão todos mais para trás. Chelsea e Arsenal estão em 10º lugar, com 9 pontos; Manchester City tem oito pontos e corre na posição 13. Pior está o United, de Bruno Fernandes: 15º lugar, com apenas sete pontos.
Entre as cinco principais ligas da Europa, apenas em França o líder é o esperado. O PSG segue na frente, ao cabo de oito jornadas, mas não segue sozinho. O Lille soma os mesmos pontos que o campeão francês e só “perde” na diferença de golos.
O campeonato francês está, de resto bastante mais equilibrado que o normal. Logo atrás da dupla PSG / Lille, estão Rennes e Marselha, ambos com 15 pontos. O Nice, em 5º lugar, tem apenas um ponto a menos.
Se pela Europa há surpresas no topo da tabela, em Portugal…. tudo como antes. As quatro melhores equipas da época 2019/20 estão nos quatro primeiros lugares na época 2020/21, ainda que em ordem diferente.
O Benfica, de Jorge Jesus, segue sozinho em primeiro lugar, com cinco vitórias em cinco jogos (15 pontos). A cinco pontos de distância estão FC Porto e Sporting, ainda que os leões tenham um jogo a menos e possam chegar, já nesta quarta-feira, 28 de agosto, ao segundo lugar, com 13 pontos. O SC Braga vem na quarta posição, com nove pontos em cinco jogos.