Chegado o Natal, é boa altura para olhar para as principais ligas europeias e fazer um apanhado de quem lidera, quem é surpresa no respectivo país e, claro, quem está a desiludir. Vamos passar por Sporting, Barcelona, Arsenal, Leicester, Leverkusen, Juventus, AC Milão e muito mais
O Sporting é líder do campeonato português no Natal. Esta frase não é só uma surpresa, como é rara. Alías, tão rara que este facto não acontecia desde 2001. Os leões, liderados por Rúben Amorim, começaram o campeonato como claros outsiders, muito atrás de Benfica e FC Porto, mas a verdade é que ao cabo de 10 jornadas lideram isolados, com dois pontos de vantagem sobre águias e mais dois sobre dragões. E ainda sem derrotas! Olhando para a tabela, o Boavista poderá ser a maior desilusão. Os axadrezados reforçaram bem a equipa, com nomes sonantes como Javi Garcia ou Angel Gomes, mas ainda só somaram uma vitória em dez jornadas.
Começar por dizer que é difícil saber em que jornada segue a LaLiga espanhola. O Real Madrid, líder, já tem 15 jogos; o Atlético Madrid, que soma os mesmos 32 pontos, só jogou 13 vezes, e a Real Sociedad, que está em terceiro lugar, já fez 16 partidas. Estará aqui uma das surpresas da prova. A equipa liderada por Imanol Alguacil e que conta no plantel com a estrela David Silva, está no pódio, só atrás dos dois gigantes de Madrid. A maior desilusão será o Barcelona, 5º classificado e a oito pontos do Real. Messi parece estar de saída e tudo é sinónimo de confusão para os lados da Catalunha.
No topo da Premier League tudo normal. O Liverpool já é lider isolado, ao cabo de 14 jornadas, sendo perseguido pelos suspeitos do costume, Leicester City, Manchester United, Manchester City, Chelsea e Tottenham, com intormissão de Everton (4º) e Southampton (6º). O City, de Guardiola, é uma pequena desilusão, pois já segue a oito pontos de Klopp, mas tem menos um jogo. Desilusão completa é a época do Arsenal. Os londrinos seguem em 14º lugar, apenas 4 pontos acima da linha de água.
E se, ao fim de 9 títulos consecutivos, este fosse o ano da Juventus perder o scudetto? As probabilidades são grandes, pois a equipa de Ronaldo é a grande decepção da época e segue já a 10 pontos do líder da Série A, o AC Milão. As duas equipas de Milão são, de resto, dominadoras. O Inter segue apenas um ponto atrás do rival da cidade, mas leva seis pontos de vantagem sobre o terceiro classificado, a Roma, de Paulo Fonseca.
Esta é a táctica mais falada em França nos últimos anos, mas parece estar a resultar desta vez. Lyon e Lille lideram com 36 pontos e são a grande surpresa da Ligue 1, superando por um ponto o PSG de Neymar, Mbappé e companhia. E Rennes e Marselha, de André Villas-Boas, não estão muito longe. Um campeonato que promete.
Após um arranque de época tremido, o Bayern Munique chega ao Natal no lugar do costume. Os bávaros são líderes da Bundesliga, tendo ultrapassado o Bayer Leverkusen que, durante 12 jornadas, foi a surpresa da prova.
Pela negativa talvez falar do Borussia Dortmund que teima em não conseguir superar o grande rival e já segue a oito pontos da liderança.