Este sábado, às 17h30, no Catar, joga-se o Liverpool-Flamengo, na final do Mundial de Clubes de FIFA, com Jorge Jesus como cabeça de cartaz do ponto de vista português. Um jogo com SuperOdds na Betano!

Liverpool-Flamengo

Se para Jurgen Klopp este será o primeiro jogo contra uma equipa brasileira, Jorge Jesus tem vasta experiência em jogos contra grandes equipas europeias. Desde os tempos do Belenenses que defronta os maiores clubes europeus – no caso o Bayern Munique -, mas foi como treinador de Benfica e Sporting que fez mais duelos com equipas como PSG, Chelsea, Manchester United, Real Madrid ou Barcelona. Também já defrontou o Liverpool por duas ocasiões, ao serviço do Benfica, somando uma vitória e uma derrota, na época 2009/10. A equipa que mais “massacrou” Jorge Jesus foi o Chelsea, com três derrotas em três jogos, incluíndo “aquela” final da Liga Europa, em 2011/12.

No total, o saldo não é positivo para Jorge Jesus. Em 32 jogos contra os “grandes” da Europa, apenas 6 vitórias e 18 derrotas sofridas.

Mundial de Clubes ao serviço de dois continentes

Liverpool-Flamengo

Nas últimas 15 edições – desde que o Mundial de Clubes substituiu a Taça Intercontinental – que apenas equipas de dois continentes venceram este troféu, Europa e América do Sul.

E neste “duelo”, os europeus levam a melhor. São 11 vitórias, distribuídas por seis equipas, contra quatro vitórias de três conjuntos sul americanos, todos brasileiros. Quem lidera a lista é o Real Madrid, com quatro vitórias, todas conquistas nas últimas cinco épocas. Barcelona, com três vitórias, e Corinthians, com duas, são as restantes equipas com mais do que um troféu na estante.

O Liverpool-Flamengo volta a ser um duelo entre os dois continentes e uma oportunidade para qualquer das equipas se estrear na lista de vencedores.