Este sábado, às 17h30, no Catar, joga-se o Liverpool-Flamengo, na final do Mundial de Clubes de FIFA, com Jorge Jesus como cabeça de cartaz do ponto de vista português. Um jogo com SuperOdds na Betano!
Se para Jurgen Klopp este será o primeiro jogo contra uma equipa brasileira, Jorge Jesus tem vasta experiência em jogos contra grandes equipas europeias. Desde os tempos do Belenenses que defronta os maiores clubes europeus – no caso o Bayern Munique -, mas foi como treinador de Benfica e Sporting que fez mais duelos com equipas como PSG, Chelsea, Manchester United, Real Madrid ou Barcelona. Também já defrontou o Liverpool por duas ocasiões, ao serviço do Benfica, somando uma vitória e uma derrota, na época 2009/10. A equipa que mais “massacrou” Jorge Jesus foi o Chelsea, com três derrotas em três jogos, incluíndo “aquela” final da Liga Europa, em 2011/12.
No total, o saldo não é positivo para Jorge Jesus. Em 32 jogos contra os “grandes” da Europa, apenas 6 vitórias e 18 derrotas sofridas.
Nas últimas 15 edições – desde que o Mundial de Clubes substituiu a Taça Intercontinental – que apenas equipas de dois continentes venceram este troféu, Europa e América do Sul.
E neste “duelo”, os europeus levam a melhor. São 11 vitórias, distribuídas por seis equipas, contra quatro vitórias de três conjuntos sul americanos, todos brasileiros. Quem lidera a lista é o Real Madrid, com quatro vitórias, todas conquistas nas últimas cinco épocas. Barcelona, com três vitórias, e Corinthians, com duas, são as restantes equipas com mais do que um troféu na estante.
O Liverpool-Flamengo volta a ser um duelo entre os dois continentes e uma oportunidade para qualquer das equipas se estrear na lista de vencedores.