Na jornada deste fim de semana dos campeonatos europeus destacamos dois jogos muito interessantes em Itália e em Inglaterra. No primeiro caso, o Juventus-AS Roma, com a formação treinada por José Mourinho, no sexto lugar, a visitar o estádio da Juventus, segunda classificada. Em terras britânicas, o líder Liverpool FC recebe o nono, Newcastle United. Podes apostar nestes dois desafios no site da Betano.pt e, como sempre, em todos os outros encontros dos    campeonatos europeus.

Juventus-AS Roma (30/12, 19h45)

Jogo muito interessante na 18ª jornada da Série A italiana, com a AS Roma de José Mourinho, no sexto lugar, a visitar a Juventus, segunda classificada, a 4 pontos do líder Inter Milão. Os visitados reúnam boa dose de favoritismo, de acordo com as odds do site da Betano.pt.

A AS Roma de José Mourinho tem mantido o registo irregular da época passada: sempre que inicia uma fase de bons resultados consecutivos, sofre uma derrota comprometedora que atrapalha a progressão na tabela classificada. E nem na Liga Europa os “giallorossi” conseguiram ganhar o seu grupo, terminando em segundo lugar, atrás do Slavia Praga, o que os vai obrigar a disputar o play-off de acesso aos oitavos de final. Refira-se que a AS Roma até vem de uma excelente vitória caseira por 2-0 diante do Nápoles, mas na ronda anterior tinha perdido por 2-0 em Bolonha.

Os dois portugueses no plantel romano têm tido sortes diferentes, com Rui Patrício a continuar a ser o titular absoluto no campeonato (19 golos sofridos em 17 jogos), enquanto Renato Sanches tem prosseguido o seu calvário de lesões. O médio soma apenas 228 minutos em 9 desafios na temporada em curso (apenas 3 como titular), só com 117 minutos de utilização na Série A. E com polémica à mistura: José Mourinho colocou-o em campo no recomeço do Bolonha-AS Roma, mas substituiu-o ao fim de 18 minutos e, no encontro seguinte com o Nápoles, nem o convocou.

Entretanto, o médio internacional português apagou das suas redes sociais a fotografia de perfil em que aparecia com a camisola dos “giallorossi” e todas as publicações referentes ao seu atual clube (entretanto, já as reativou).    E notícias vindas de diversos órgãos de comunicação social em Itália garantem que José Mourinho não está satisfeito com o rendimento de Renato Sanches, estando por isso aparentemente afastada a possibilidade de a AS Roma exercer o direito de opção de compra do passe do futebolista, no valor de 11 milhões de euros.

Romelu Lukaku será em teoria o perigo número 1 para a defesa da Juventus, ou não fosse o melhor marcador da AS Roma na temporada em curso, com 13 golos em 20 jogos oficiais. De resto, o atacante belga marcou um golo em cada um dos três últimos encontros que realizou.

No lado da Juventus, Massimiliano Allegri não poderá contar com quatro jogadores: De Sciglio, em recuperação de uma grave lesão num joelho, Pogba, suspenso pelo tribunal antidoping por teste positivo, Fagioli, a cumprir suspensão de sete meses num caso de apostas e Moises Kean, com uma lesão na tíbia. Quem certamente estará em campo, salvo contratempo de última hora, será o guarda-redes Szczesny, dono das redes da segunda defesa menos batida na Série A (11 golos em 17 jogos), apenas superada pelo líder Inter Milão, que sofreu apenas 7 golos. Esse bom registo defensivo da equipa acaba por contrabalançar alguma ineficácia ofensiva (apenas 26 golos apontados até ao momento na competição).

As visitas da AS Roma ao terreno da Juventus têm sido muito complicadas para os “giallorossi”, havendo o registo de apenas um triunfo da equipa nos últimos 13 desafios referentes ao campeonato, com dois empates e dez triunfos dos anfitriões nesse período de tempo.

Liverpool-Newcastle United (01/01, 20h00)

O Liverpool FC, líder da Premier League com 2 pontos de vantagem sobre o segundo classificado Arsenal, é amplamente favorito, segundo as odds do site da Betano.pt, diante do Newcastle United, nono classificado e em queda livre nas últimas semanas.

Os “reds” atravessam o melhor momento da temporada, com quatro vitórias e dois empates nas últimas seis jornadas, aproveitando da melhor forma os maus resultados do Manchester City para se distanciarem daquele que era apontado como o principal favorito ao título. Neste momento, são 5 os pontos de vantagem da formação orientada por Jürgen Klopp em relação à equipa de Pep Guardiola (atual quarta classificada), que no entanto tem um jogo a menos.

O Newcastle United, pelo contrário, atravessa a pior fase da temporada: nos oito desafios do campeonato que se seguiram ao triunfo diante do Arsenal, a 4 de novembro, registou cinco derrotas e ganhou apenas três vezes. No último jogo, realizado a 26 de dezembro, perdeu em casa (1-3) com o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo.

O Liverpool FC vem de uma vitória por 2-0 no terreno do Burnley FC, com golos de Darwin Nuñez e Diogo Jota, isto apesar de o português só ter entrado em campo aos 84 minutos. Jota estava afastado por lesão há cerca de um mês e nem estava previsto viajar com a equipa. “Já estava em casa quando soube que tinha de voltar a viajar para treinar com a equipa, mas a partir desse momento senti que tinha de o fazer. Tinha algumas pessoas especiais nas bancadas, a começar pela minha família, que veio cá passar o Natal. Foi ótimo ganhar, marcar e voltar a entrar em campo para conquistar estes três pontos”, referiu o avançado português no final da partida. Ele que soma 9 golos em 18 encontros em 2023/24.

Jürgen Klopp não poderá contar com o central Tsimikas, que se magoou com gravidade e também com os lesionados de longa data Thiago Alcântara, Robertson, Matip, Stefan Bajcetic e Ben Doak. Já Mac Allister, que não joga desde 6 de dezembro, parece estar recuperado e poderá eventualmente regressar neste jogo com o Newcastle United.

Se o Liverpool FC enfrenta vários problemas com lesões,    o Newcastle United é uma autêntica enfermaria, com nove futebolistas de fora desta partida: Sandro Tonali, Pope, Jacob Murphy, Harvey Barnes, Joe Willock, Elliot Anderson, Javier Manquillo, Jamaal Lascelles e Matt Targett. Quem deverá estar em campo, a não ser que algo aconteça nas horas que antecedem a partida, será Alexander Isak, o melhor marcador da equipa esta temporada (10 golos em 20 jogos) e autor do único golo na referida derrota com o Nottingham Forest.

A superioridade do Liverpool FC nas receções ao Newcastle United tem sido flagrante, não tendo perdido nas últimas 27 para o campeonato (22 vitórias e cinco empates). A última vez que os “magpies” trouxeram pontos de Anfield foi em 2020/21, num empate a uma bola.

Prémio