Estamos na reta final dos principais campeonatos europeus e este fim de semana destacamos os jogos dos candidatos ao título em Inglaterra e Alemanha. Na Bundesliga, o líder Bayer Munique recebe no sábado (14h30) o Schalke 04, sendo amplamente favorito ao triunfo, com o Borussia Dortmund, segundo classificado, a um ponto dos bávaros, a entrar em ação no mesmo dia (17h30), também em casa, diante do Borussia Monchengladbach, tendo igualmente odds muito favoráveis para o seu triunfo.

Já na Premier League, os dois primeiros classificados entram em ação no domingo: o líder Manchester City no terreno do Everton, sendo super favorito à vitória; o Arsenal, segundo classificado, a um ponto da equipa de Pep Guardiola, mas com uma partida a mais realizada, recebe o Brighton and Hove Albion e também nesse caso com cotações bastante desequilibradas, a favor dos “gunners”. Podes apostar nestes quatro jogos decisivos no site da Betano.pt, bem como em todos os outros desafios da jornada deste fim de semana dos principais campeonatos europeus.

Bayern Munique-Schalke 04 (sábado, 13 de maio, 14h30)

O Bayern Munique está proibido de perder pontos na receção ao Schalke 04, pois o Borussia Dortmund está a apenas um ponto de distância e pronto para aproveitar um eventual deslize. Refira-se que depois desta 32ª ronda, faltarão apenas mais duas para terminar a competição.

O Everton só ganhou sete dos 35 encontros que disputou nesta edição da Premier League e tem 11 empates e 17 derrotas. No entanto, os dois últimos resultados foram positivos: 1-1 no reduto do Leicester City e, principalmente, a gorda vitória por 5-1 frente ao Brighton, igualmente fora de casa.

Já no seu terreno, o Everton regista cinco vitórias, três empates e nove derrotas na Premier League 2022/23 e só apontou 15 golos: apenas o lanterna vermelha Southampton FC marcou tão poucos golos (os mesmos 15) e só duas equipas têm menos pontos (Leicester City e Southampton FC). E pela frente, os “toffees” terão agora o Manchester City, segunda melhor equipa forasteira, com 33 pontos, só superada pelo Arsenal, com 39. Para se ter noção do pobre registo ofensivo do Everton, basta dizer que o seu melhor marcador só soma sete golos em encontros oficiais: trata-se do extremo inglês Dwight McNeil.

O defesa direito Seamus Coleman e o extremo Andros Townsend são ausências certas no Everton diante do líder do campeonato, enquanto o médio defensivo Amadou Onana está em dúvida. Recorde-se que Rúben Vinagre faz parte do plantel do Everton, mas soma apenas 204 minutos oficiais na época em curso, dos quais somente 24 no campeonato. O futebolista emprestado pelo Sporting já não é opção desde 8 de novembro de 2022, para a Taça da Liga.

O estádio do Everton não tem sido muito difícil para o Manchester City, que ali ganhou nas últimas cinco visitas para a Premier League. Se estendermos a análise às últimas dez épocas, verificaram-se sete vitórias dos “citizens”, um empate e dois triunfos dos “toffees”.

Arsenal-Brighton and Hove Albion (domingo, 14 de maio, 16h30)

A vida não está fácil para o Arsenal voltar a ser campeão nacional, depois do título de 2003/04. Após ter liderado a prova durante quase toda a temporada, acabou por ser ultrapassado pelo Manchester City, fruto de quatro jogos consecutivos que não lhe correram bem: empates com Liverpool FC, West Ham United e Southampton FC e derrota com o Manchester City, por 4-1. Acabou por responder bem nas duas últimas jornadas, ao vencer o Chelsea, em casa, por 3-1 e no reduto do Newcastle FC, terceiro classificado, por 2-0, tendo agora de cumprir a sua parte e esperar por dois deslizes do Manchester City.

Martin Odegaard foi a grande figura da equipa de Mikel Arteta nestas duas últimas vitórias, ao apontar um golo com o Chelsea e dois diante do Newcastle FC. O médio norueguês passou a ser o melhor marcador da equipa esta temporada, com 15 golos oficiais, em igualdade com o extremo brasileiro Gabriel Martinelli. Refira-se que os defesas William Saliba e Takehiro Tomiyasu, bem como o médio Mohamed Elneny, continuam a recuperar de lesão e não poderão defrontar o Brighton and Hove Albion. Fábio Vieira está apto mas nos últimos três jogos não foi utilizado, por opção técnica. Será desta que vai voltar a merecer a confiança de Mikel Arteta?

O Arsenal terá pela frente uma equipa que é quase unanimemente considerado a grande surpresa desta Premier League. Orientada por Roberto de Zerbi, que em setembro de 2022 rendeu Graham Potter, é sétima na tabela, a apenas dois pontos do Tottenham, sexto. E tem-se destacado pela capacidade finalizadora, com 63 golos apontados na competição, o que o tornam no quinto melhor ataque da prova. Ainda assim, teve um grande balde de água fria na última ronda, ao sofrer pesada derrota caseira frente ao aflito Everton, por 1-5.

O campeão do mundo Alexis Mac Allister tem sido pedra essencial na magnífica campanha do Brighton and Hove Albion, somando excelentes exibições e 12 golos em todas as competições, sendo o melhor marcador da equipa. Aliás, foi dele o golo de honra no recente “desastre” com o Everton e já tinha sido ele a faturar o único golo da partida com o Manchester United, na ronda anterior.

O Brighton and Hove Albion debate-se com uma longa série de lesionados para a receção ao segundo classificado: Solly March, Joel Veltman, Jakub Moder, Adam Lallana, Tariq Lamptey e Jeremy Sarmiento ficarão de fora.

Brighton and Hove Albion e Arsenal defrontaram-se por dez vezes para a Premier League com o primeiro como anfitrião, com quatro triunfos para cada lado e dois empates. E desde que em 2017/18 a equipa de Brighton regressou ao escalão principal verificaram-se dois triunfos para cada uma das equipas e ainda dois empates. Maior equilíbrio era impossível.

Prémio