Depois de uma seca de 30 anos, o Liverpool conseguiu finalmente ser outra vez campeão em 2019/2020 e fê-lo sem dar qualquer hipótese à concorrência. Os comandados de Jurgen Klopp foram uma máquina de jogar bom futebol e cilindraram os adversários. Esta época, bem, a história está a ser outra. Muito por culpa de lesões atrás de lesões, em jogadores fundamentais, os “reds” da cidade dos Beatles têm sido uma sombra de si mesmos.
E até arriscam falhar o apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões. Para isso não acontecer, os atuais campeões ingleses têm que encarar todos os jogos que faltam como autênticas finais e esperar que as outras equipas que lutam pelo 4º lugar, o último de acesso à Champions, percam pontos. E a primeira “final” é já este domingo, frente ao maior rival, o Manchester United. Os dois maiores campeões de Inglaterra defrontam-se domingo, às 16h30, em Old Trafford. Pode apostar neste grande jogo com as SuperOdds da Betano.pt e saiba que os “red devils” são favoritos… mas por pouco!
Separados por cerca de 60 quilómetros, a rivalidade entre as duas cidades vem de longe, de muito longe. No século XVIII Liverpool era a referência ao nível industrial, algo que mudou no século a seguir, fruto da criação de um canal marítimo em Manchester, que tirou estatuto e força económica ao berço dos Beatles. A partir deste momento, ambas passaram a estar em campo de igualdade, sendo juntas os principais motores industriais e económicos do país.
A rivalidade entre as cidades facilmente se transferiu para o futebol. E se durante muito tempo os adeptos dos reds puderam dizer que eram a equipa com mais títulos de campeão nacional, a seca de 30 anos que só terminou em 2019/2020 fez com que perdessem este estatuto para o rival de Manchester. O Liverpool conta com 19 títulos de campeão, enquanto os red devils apresentam 20. Na Europa, o Liverpool continua à frente, com 5 conquistas, contra três do United.
Quando já só faltam cinco jornadas para o fim da liga inglesa, o Manchester United é segundo, a 10 pontos do rival City, enquanto Liverpool ocupa o 6º lugar, a 4 pontos do Chelsea, que ocupa a tão cobiçada 4ª posição. Na primeira volta registou-se um empate a zero neste grande clássico do futebol inglês e nessa altura ambos os conjuntos lutavam pelo topo da classificação, o qual está agora entregue aos azuis de Manchester, os mais que prováveis campeões esta época.
Nas últimas cinco rondas, o Manchester United conta com quatro vitórias e um empate, já o Liverpool apresenta menos um triunfo e mais uma igualdade. A jogar em casa, o conjunto orientado por Ole Gunnar Solskjaer tem nove vitórias, três empates e quatro derrotas. Longe de Anfield, os “reds” contam com sete triunfos, seis empates e três desaires.
O Manchester United marcou pelo menos dois golos nas cinco partidas mais recentes a jogar em casa, e em apenas uma delas conseguiu manter as redes da sua baliza intactas, contando com quatro vitórias e um empate. Já o Liverpool tem três vitórias, um empate e uma derrota nas últimas cinco deslocações, tendo marcado em todas essas partidas.
Saiba ainda que o Manchester United está invencível nas últimas 13 jornadas da Liga inglesa e em sete dos seus últimos oito jogos houve pelo menos dois golos. Nas 10 receções mais recentes ao Liverpool, os “red devils” só perderam uma. A meio da semana, Bruno Fernandes e companhia cilindraram a AS Roma nas meias-finais da Liga Europa, por 6-2, e Solskjaer só não pode contar com Anthony Martial para o clássico de domingo.
O Liverpool está numa sequência de cinco jogos sem perder, mas continua com muitas ausências, principalmente, no setor defensivo. Joel Matip, Virgil van Dijk, Joe Gomez e
Jordan Henderson são as principais ausências no conjunto orientado por Klopp. Na frente, e ao contrário do que aconteceu na última jornada, frente ao Newcastle, o alemão não deverá alinhar com os quatro craques ao mesmo tempo. Falamos de Roberto Firmino, Sadio Mane, Mo Salah e Diogo Jota.
No domingo, quais serão os vermelhos mais fortes: os de Manchester ou os de Liverpool?