É o novo jogo grande em Inglaterra que toda a gente quer ver. Além disso, tem o aliciante de ser ao mesmo tempo a partida que pode ajudar a decidir quem será o próximo campeão. Falamos da receção do Manchester City ao Arsenal, nesta quarta-feira, dia 26 de abril, com o apito inicial a estar marcado para as 20h. Podes apostar neste encontro no site da Betano.pt, bem como nos restantes desafios da jornada.
O Arsenal é líder praticamente desde o início da temporada e já teve oito pontos de vantagem sobre o Manchester City, em janeiro deste ano, quando venceu o Tottenham por 2-0 e na mesma ronda o United bateu o rival da cidade por 2-1. Três meses depois, as contas já não são tão favoráveis aos gunners, que andam claramente a perder gás. À entrada para a 33º jornada, os londrinos têm 75 pontos em 32 jogos disputados, enquanto os citizens são segundos, com 70 pontos, mas contam com menos dois encontros jogados.
Perante este cenário, o Arsenal está obrigado a ganhar este duelo, para garantir que fica em primeiro, independentemente dos resultados que o rival conseguir quando disputar as partidas que tem em atraso. A tarefa dos pupilos de Mikel Arteta não se afigura nada fácil, como provam as odds da Betano.pt, que dá claro favoritismo aos comandados de Pep Guardiola. Em janeiro houve uma espécie de aquecimento para este grande jogo, quando as duas equipas se defrontaram no Etihad Stadium, em encontro da quarta ronda da Taça de Inglaterra, partida essa que acabou com o triunfo do City, por 1-0, com o único golo da partida a ser apontado por Nathan Aké, aos 64 minutos.
O Manchester City chega a este desafio na sequência de oito vitórias e um empate nos últimos nove jogos que disputou na competição, já os gunners registaram três empates nas jornadas mais recentes do campeonato, isto depois de terem conseguido sete triunfos consecutivos. Em duas dessas igualdades, os pupilos de Arteta desperdiçaram uma vantagem de dois golos (com o Liverpool e West Ham, partidas que acabaram com 2-2 no marcador), já com o Southampton os londrinos estiveram a perder por 2-0 e 3-1, mas nos últimos minutos da partida conseguiram chegar à igualdade, por intermédio de Saka e Odegaard.
Em casa, o Manchester City regista 13 vitórias, um empate e uma derrota, com 50 golos marcados ( o que equivale a uma média superior de três golos por jogo) e 15 sofridos. Por outro lado, o Arsenal, na condição de forasteiro, apresenta onze vitórias, três empates e dois desaires. Frente a frente vão estar os dois melhores ataques da prova – por isso, espera-se um jogo com golos, como aconteceu na primeira volta, quando os citizens foram a Londres bater o Arsenal por 1-, bem como a equipa com melhores resultados em casa (o City) contra o adversário que conseguiu mais pontos na condição de visitante (o Arsenal).
O campeão em título venceu os londrinos nos últimos sete duelos, para todas as competições e, em partidas da liga inglesa, vai em seis triunfos consecutivos quando atua na condição de equipa visitada. A última vitória forasteira data de 18 de janeiro de 2015, na altura por 0-2. Apesar deste domínio recente do City diante do Arsenal, há uma igualdade no histórico entre os dois conjuntos, isto no que se refere a partidas disputadas em Manchester e a contar para Premier League: cada equipa venceu 33 encontros e registaram-se ainda 21 empates, para um total de 87 jogos realizados.
O saldo de Mikel Arteta contra Guardiola não é muito positivo, já que o único triunfo aconteceu nas meias-finais da Taça de Inglaterra, em 2019/20, com um bis de Aubameyang a fazer o resultado final em 2-0, favorável aos londrinos. Nos restantes oito duelos, o espanhol viu a sua equipa sair derrotada em todos eles e com duas goleadas pelo meio: 5-0 na última temporada e 4-1 em dezembro de 2020.
Para este encontro, Guardiola só não pode contar com o lesionado Nathan Aké, o que quer dizer que tem a artilharia pesada toda ao seu dispor, como é o caso de Erling Haaland, melhor marcador da prova, com 32 golos, ou Kevin de Bruyne, que lidera o ranking das assistências, com 15 passes certeiros para golo. Rúben Dias deve ser titular, já Bernardo Silva pode começar como suplente, isto tendo em conta alguma imprensa desportiva inglesa.
Do lado forasteiro, Arteta tem mais dores de cabeça, com as lesões de Saliba, Elneny e Tomiyasu. O médio Xhaka, que falhou o último jogo por doença, deve recuperar a tempo de dar o seu contributo, o que a acontecer ditará a saída de Fábio Vieira do onze titular. Se no City, há um jogador acima de todos os outros no capítulo da finalização, já nos gunners a coisa está mais dividida, com Martilnelli (15 golos), Saka (13) e Odegaard (12) a serem os principais artilheiros da formação londrina. No que se refere às assistências, Saka, com 11, e Trossard, com nove, são os nomes a reter.
Neste jogo do título, quem irá ser mais forte: o campeão Manchester City ou o líder Arsenal?