Na primeira volta, quando o Tottenham recebeu o Manchester United, a 30 de outubro de 2021, Ole Gunnar Solskjaer e Nuno Espírito Santo tinham o lugar tremido nos respetivos bancos. A vitória dos red devils, por 3-0, garantiu ao norueguês continuar mais algum tempo como treinador do United, já o português foi despedido nos dias seguintes e substituído por Antonio Conte. Um mês depois, chegou a vez de Solskjaer, tendo entrado para o seu lugar o alemão Ralf Rangnick. Sábado, dia 12 de março, os dois conjuntos voltam a defrontar-se, agora em Old Trafford, e estão proibidos de perder mais pontos, isto se quiserem alcançar o objetivo do quarto lugar, o último que dá acesso aos milhões da próxima edição da Liga dos Campeões. Podes apostar neste grande jogo no site da Betano.pt e fica desde já a saber que a equipa da casa é favorita.

Luta pelo quarto lugar ao rubro

A luta pelo quarto lugar da Premier League está ao rubro e tem quatro candidatos. Além dos dois já citados, Arsenal e West Ham estão na corrida por essa posição que pode render muitos milhões na Champions da próxima temporada. Neste momento, os gunners estão melhor colocados, com 48 pontos em 25 jogos, à frente dos red devils, com 47 pontos em 28 partidas, dos hammers com 45 em 28 encontros, e dos spurs, que são sétimos, com 45 pontos em 26 jornadas disputadas. O facto de nem todas as equipas terem o mesmo número de partidas jogadas, baralha um pouco as contas numa primeira análise, mas o Tottenham, apesar de fechar este grupo de quatro candidatos, está, na teoria, melhor posicionado que Manchester United e West Ham, isto caso vença os desafios que tem em atraso.

Desde que Conte e  Rangnick tomaram conta das equipas, é verdade que os resultados melhoraram um pouco para ambos os conjuntos, mas na prática continuam aquém dos objetivos traçados no início da temporada. Ronaldo e companhia sonharam poder lutar pelo título, já os londrinos apontavam para um lugar de acesso à Champions, algo que lhes tem fugido nas últimas temporadas. Por isso, este sábado, qualquer deslize pode comprometer ainda mais as aspirações dos dois conjuntos, que chegam a este duelo com morais diferentes.

Goleadas na última jornada

Nas cinco jornadas mais recentes da liga inglesa, o Manchester United venceu dois jogos, empatou outros dois e foi goleado no passado fim de semana na casa do rival City, por 4-1, numa partida em que Ronaldo foi o grande ausente, o que tem causado alguma polémica. É que há quem diga que o internacional português não estava lesionado, mas que não gostou de saber que ia ser suplente, sendo que a versão oficial é que o capitão da nossa seleção não se encontrava em condições para ser utilizado nesse dérbi. Aliás, Ronaldo continua em dúvida para o embate com os spurs, contra quem marcou na primeira volta.

Já os spurs visitam Old Trafford na sequência de duas goleadas (5-0 em casa frente ao Everton e 4-0 fora contra o Leeds, mas antes destes resultados, os spurs averbaram quatro derrotas em cinco jogos, sendo o único triunfo no campo do Manchester City, por 3-2.  Na sequência do desaire frente ao modesto Burnley, três dias depois do excelente resultado alcançado na casa do rival do United, Antonio Conte abriu o coração. “Talvez eu não seja tão bom, afinal. Sou demasiado honesto para fechar os olhos e continuar assim.

Ninguém merece este tipo de situação. Nem o clube nem eu, nem os jogadores nem os adeptos”, disse o italiano. “Eu vim para tentar melhorar a situação do Tottenham, mas talvez, neste momento, eu não seja tão bom, afinal. (…) É muito frustrante porque eu sei que estamos a trabalhar muito e a tentar tirar o melhor de cada jogador”, confessou Antonio Conte.

O italiano já alertou que não se consegue mudar a mentalidade de uma equipa de um momento para o outro e que isso demora tempo. E de facto os spurs não são conhecidos por vencerem troféus nos últimos anos, o que dá azo a várias piadas vindas dos adeptos dos rivais. Por isso, Conte já confessou também que se o Tottenham acabar em quarto lugar, que isso já é um grande feito, como se de um título se tratasse. Já no caso dos red devils, o mínimo exigido é a qualificação para a próxima Liga dos Campeões. Só isso poderá evitar, segundo dizem as notícias em Inglaterra, a saída de Ronaldo do clube, bem como de outros craques.

Muitas dúvidas no United, Tottenham na máxima força

Apesar de jogar em casa, o Manchester United sabe que não vai ter vida fácil, até porque, esta temporada tem perdido muitos pontos perante o seu público: em 14 partidas, os red devils só venceram sete partidas, empataram três e perderam quatro. Já os spurs, como forasteiros, saíram vitoriosos em três das últimas cinco deslocações. 

No que se refere aos últimos dez duelos entre os dois emblemas, em partidas a contar para a liga inglesa, e tendo como palco Old Trafford, não há registo de empates: os red devils venceram seis e os spurs quatro, sendo que na última visita dos londrinos a Manchester, e ainda com José Mourinho no comando técnico, o Tottenham goleou por 6-1.

Além de Ronaldo, que está em dúvida, Rangnick tem mais dores de cabeça, como Varane, Cavani e Luke Shaw. Já do lado visitante, Conte tem os seus principais jogadores disponíveis. Neste momento, CR7 e Bruno Fernandes são os melhores marcadores da equipa, com nove golos, enquanto Son, com 12, e Harry Kane, com 11, estão a voltar à boa forma do costume. Ao nível das assistências, destaque para os nove passes certeiros de Pogba no United, ele que tem sido um dos melhores da liga neste capítulo esta temporada.

Quem levará a melhor: red devils ou spurs?