Esta quinta-feira disputam-se as meias finais da Liga Europa e da Liga Conferência, sendo os pratos fortes do dia os encontros da segunda competição mais importante da UEFA. A Juventus recebe o Sevilha, enquanto a AS Roma mede forças com o Bayer Leverkusen na capital italiana. Podes apostar nestes grandes jogos no site da Betano.pt e fica desde já a saber que os conjuntos visitados são ambos favoritos à vitória.
São cinco finais até agora e outros tantos títulos europeus. Duas Liga dos Campeões (FC Porto e Inter Milão), duas Taças UEFA/Liga Europa (com FC Porto e Manchester United) e, mais recentemente, uma Liga Conferência, com a AS Roma, na temporada anterior. José Mourinho foi desta forma o primeiro treinador de sempre a conduzir cinco equipas diferentes a finais de provas europeias e agora vai atrás da sexta final, mas primeiro tem que ultrapassar o Bayer Leverkusen, treinado pelo espanhol Xabi Alonso, seu antigo jogador no Real Madrid. Os alemães ainda procuram o primeiro título europeu, após terem perdido as finais da Taça UEFA em 1988 e da Liga dos Campeões em 2002.
Este é o primeiro duelo a eliminar entre os dois conjuntos, isto depois de terem disputado quatro partidas na fase de grupos da Champions, com uma vitória para cada lado e ainda dois empates. Neste momento, a AS Roma é sétima classificada na Serie A, já os alemães são sextos na Bundesliga, e para ambos os conjuntos vencer a competição é a forma que têm de disputarem a Liga dos Campeões na próxima temporada. Os italianos chegam a esta primeira mão na sequência de quatro jogos sem ganhar na liga, enquanto os pupilos de Xabi Alonso não triunfam há dois encontros.
Na ronda anterior, a AS Roma esteve muito perto de ser eliminada pelo Feyenoord, mas um golo perto do final levou a decisão para prolongamento e aí os giallorossi foram mais fortes, acabando por vencer por 4-1. A formação de Leverkusen não precisou de sofrer tanto para bater os belgas do Union Saint Gilloise e qualificaram-se para as meias com um agregado de 5-2.
A equipa de José Mourinho tem tido muitas lesões nos últimos tempos e o treinador português já se queixou várias vezes sobre o facto de ter um plantel curto, o que não permite fazer rotação. Ainda assim, os italianos vão ter as suas principais figuras disponíveis para este encontro, com destaque para Dybala e Pellegrini, ambos com quatro golos apontados nesta prova, e ainda os avançados Abraham e Bellotti. Na baliza, Rui Patrício será, como de costume, o titular. Do lado germânico, os jogadores a ter em atenção são os médios Florian Wirtz e Palacios e no ataque os checos Patrik Schick, que já passou pela AS Roma, e Adam Hložek.
Nesta meia final defrontam-se duas equipas que se encontram no melhor momento da época. A Juventus, que recentemente recuperou os 15 pontos que um tribunal lhe tinha subtraído, devido a irregularidades financeiras, encontra-se no segundo lugar da Serie A, já o Sevilha, desde a entrada do novo treinador, o espanhol José Luis Mendilibar, há cerca de um mês, tem subido na tabela classificativa, isto depois de ter andado durante muito tempo próximo dos lugares de despromoção. Ainda assim, os sevilhanos são apenas décimos primeiros, muito longe das posições que têm ocupado nas últimas temporadas.
A Juventus, que conta no currículo com dois títulos de campeão europeu (1985 e 1996) e três Taças UEFAS (1977, 1990, 1993), está sem vencer uma competição europeia desde 1996 e é a equipa com mais finais perdidas na Champions, com sete. Por outro lado, o Sevilha é o rei da Liga Europa, com quatro títulos, aos quais junta mais dois quando a competição chamava-se Taça UEFA.
Para chegarem às meias da prova, os bianconeri, que caíram da Liga dos Campeões para esta competição, bateram o Nantes (4-1 no agregado), Friburgo (3-0) e Sporting (2-1), enquanto os espanhóis derrotaram o PSV Eindhoven (3-2 no agregado), Fenerbahçe (2-1), de Jorge Jesus, e Manchester United (5-2).
Juve e Sevilha já mediram forças em quatro ocasiões, todas na fase de grupos da Liga dos Campeões, com a vecchia signora a registar duas vitórias, uma derrota e um empate. Os italianos contam com o bom momento de Rabiot e Di Maria, enquanto no ataque Vlahovic, apesar da época discreta, é sempre uma ameaça para as balizas contrárias. Nos forasteiros, destaque para Rakitic, Ocampos e Youssef En-Nesyri, este último o homem golo dos andaluzes esta época.
Nas meias-finais da Liga Conferência, que vai na sua segunda edição, os ingleses do West Ham e os italianos da Fiorentina são favoritos nos respetivos encontros desta ronda, bem como são os conjuntos melhor posicionados para vencerem a competição, isto segundo as odds da Betano.pt no mercado de campeão da competição. Os hammers recebem em Londres o Az Alkmaar, já os viola medem forças em Florença com os suíços do Basileia.
O West Ham é atual 15º classificado na Premier League, enquanto a Fiorentina ocupa a oitava posição na Serie A. Isto quer dizer que ambos os conjuntos estão fora dos lugares que garantem acesso às competições europeias da próxima temporada. Posto isto, quem vencer a Liga Conferência, além do prestígio que isso confere, garante ainda presença na Liga Europa de 2023/24.