A primeira mão das meias-finais da Liga Europa e da Liga Conferência joga-se no dia 28 de abril, com todas as partidas a terem o seu início marcado para as 20h. Na segunda maior prova da UEFA, o West Ham recebe o Eintracht Frankfurt, já o Glasgow Rangers visita o terreno do RB Leipzig. Por outro lado, na Liga Conferência, prova que tem esta época a sua primeira edição, o Feyenoord joga em casa com o Marselha, enquanto a AS Roma viaja até Inglaterra para defrontar o Leicester. Como de costume, podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt.

Na Liga Europa, e de acordo com as cotações da Betano.pt, o RB Leipzig é o principal favorito a conquistar o troféu, com odd de 1,95, e logo atrás surge o West Ham, com 2,75. Seguem-se Eintracht Frankfurt e Glasgow Rangers, com 5,20 e 7,60, respetivamente. Na Liga Conferência, a equipa orientada por José Mourinho está na “pole position”, com 2,67, mas tem os franceses do Marselha bem por perto, com 2,87. Mais longe encontra-se o Leicester, com 3,05, e depois o Feyenoord, com uma odd de 5.

O Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, em Sevilha, é o palco da final da Liga Europa, marcada para o dia 18 de Maio. O vencedor da competição garante um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2022/23, isto caso não se qualifique através do campeonato. Uma semana depois, no dia 25 de maio, é a vez de se disputar a final da Liga Conferência, desta feita no Arena Nacional, em Tirana, Albânia.

RB Leipzig – Glasgow Rangers

Nos oitavos de final da prova, os alemães viram a eliminatória cancelada com o Spartak Moscovo, devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, e avançaram automaticamente para a fase seguinte, sendo que nos quartos, foram superiores à Atalanta (empate a um golo em casa e vitória fora por 2-0). No caso dos escoceses, estes eliminaram primeiro o Estrela Vermelha (triunfo caseiro por 3-0 e derrota forasteira por 1-2) e, na ronda anterior, ultrapassaram o Sporting Braga (desaire em Portugal por 1-0 e vitória na Escócia por 3-1, após prolongamento). 

O Rangers tornou-se o primeiro clube escocês a atingir as meias-finais desde que a Europa League foi criada, se bem que, em 2007/08, chegou à final da extinta Taça UEFA, tendo perdido com o Zenit, por 2-0. Já o Leipzig, o melhor que tinha conseguido até agora foi uma presença nos quartos da prova, em 2017/18, mas esta é a segunda presença em três anos nas meias de uma competição europeia, isto depois de ter sido semifinalista na edição da Champions de 2019/2020.

Os dois conjuntos nunca se defrontaram e, se a história do Leipzig com equipas escocesas é curta (em 2018/19, venceram em casa o Celtic por 2-0 e perderam fora por 2-0, na fase de grupos desta competição), o mesmo não se pode dizer do Rangers contra formações alemães: 17 vitórias, 15 empates e 17 desaires, mas só venceram quatro dos 24 encontros que disputaram em estádios germânicos. 

Do lado do Leipzig, que conta com André Silva no plantel, há duas ausências de peso, Kampl e Orbán, ambos castigados. Nos forasteiros, o avançado Alfredo Morellos, lesionado, não joga mais esta temporada. James Tavernier, com seis golos, é o melhor marcador dos escoceses e da competição, enquanto nos visitados Christopher Nkunku tem sido a principal figura ofensiva, o que faz dele um dos jovens jogadores mais cobiçados da Europa. Segundo as odds da Betano.pt, o Leipzig é favorito à vitória na primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

West Ham – Eintracht Frankfurt

A última vez que o West Ham marcou presença numa meia-final de uma competição europeia foi em 1975/1976, na já extinta Taça das Taças, e apanhou pela frente o Eintracht Frankfurt. Os ingleses perderam fora por 2-1, mas deram a volta à eliminatória em casa, triunfando por 3-1 – na final da competição haveriam de perder diante do Anderlecht (4-2). Os dois conjuntos não mais se defrontaram até esta temporada e agora vão lutar por um lugar na final. Em caso de conquista da competição, ingleses ou alemães garantem um lugar na próxima edição da Liga dos Campeões, algo que não vão conseguir alcançar via campeonato.

No caso do Eintracht Frankfurt, a última meia-final disputada é bem mais recente e aconteceu em 2018/19, na Liga Europa, e frente a outra equipa inglesa, neste caso o Chelsea. Nos dois jogos registaram-se igualdades a um golo, mas os londrinos levaram a melhor no desempate por marcação  de grandes penalidades e rumaram à final – bateram o Arsenal, por 4-1. Entre os quatro semifinalistas, os germânicos são os únicos que já levantaram o troféu, em 1980, quando na altura a competição era a Taça UEFA.

Nos oitavos, o West Ham eliminou o rei da Liga Europa, também conhecido por Sevilha. Depois de uma derrota pela margem mínima em Espanha (1-0), os hammers bateram os espanhóis por 2-0 na segunda mão. Nos quartos, os ingleses empataram em casa com o Lyon (1-1) e depois foram a França “destruir” as aspirações dos gauleses, com uma vitória fácil por 3-0. 

Já o Eintracht Frankfurt despachou duas equipas espanholas: nos oitavos o Bétis (triunfo forasteiro por 2-1 e empate a um golo em casa ) e, depois, o principal candidato à conquista da competição, o FC Barcelona. Na Alemanha, a formação da casa não foi além um empate (1-1), o que reforçava o favoritismo catalão em seguir em frente, mas Kostic e companhia tinham outras ideias e deram um banho de bola aos comandados de Xavi, silenciando o Cam Nou com uma vitória por 3-2.

No West Ham, Jarrod Bowen com três golos, e Pablo Fornals, com outras tantas assistências, têm estado em destaque, enquanto nos forasteiros Daichi Kamada (4 golos) e Filip Kostić (5 passes certeiros) são as principais ameaças ofensivas para o conjunto liderado por David Moyes. Até agora, os visitados contam com três vitórias, um empate e uma derrota na competição, quando atuam em casa, já os alemães são um perigo como forasteiros, já que ainda não perderam: quatro triunfos e um empate. Segundo as odds da Betano.pt, os londrinos são favoritos no jogo da primeira mão.

Mourinho reencontra velho amigo, Feyenoord favorito diante do Marselha

O jogo entre Leicester e AS Roma marca o reencontro entre Brendan Rodgers e José Mourinho, eles que trabalharam juntos durante três anos no Chelsea, quando o português era treinador principal dos blues e o atual líder do Leicester pertencia à estrutura do clube. A boa relação entre os dois manteve-se até aos dias de hoje, mas quando soar o apito inicial nada disso interessa. Ambos os clubes têm na Liga Conferência a oportunidade de acabarem a época em grande, isto depois de uma temporada em que as formações ficaram aquém das expetativas nas respetivas ligas: as foxes estão a meio da tabela, já os romanos vão falhar o acesso à próxima Liga dos Campeões, o principal objetivo da equipa esta temporada.

Ingleses e italianos chegam às meias-finais depois de terem recuperado de desvantagens na segunda mão da ronda anterior. O Leicester não foi além de um nulo na primeira mão diante do PSV, mas depois foi aos Países Baixos vencer por 2-1, com o golo decisivo a ser apontado pelo português Ricardo Pereira, aos 88 minutos. Já os giallorossi golearam o Bodø/Glimt, no Olímpico de Roma, por 4-0, com um hat-trick de Zaniolo, isto depois de terem perdido na Noruega por 2-1. 

Até esta temporada, o Leicester nunca tinha defrontado equipas italianas nas competições europeias. Na fase de grupos da Liga Europa, empatou em casa com o Nápoles (2-2) e perdeu fora (3-2). Do outro lado está um conjunto que não tem boas recordações da última vez que apanhou pela frente um clube inglês, já que na última época os romanos foram cilindrados pelo Manchester United, na primeira mão das meias da Liga Europa, por 6-2 – em Roma venceram depois por 3-2.

A história diz que a equipa de José Mourinho vai ter dificuldades na primeira mão, já que nas 18 deslocações a Inglaterra, só venceu por uma vez – 1-0 diante do Liverpool, em 2000/01, em partida da Taça UEFA. Além disso, sofreram a derrota mais pesada na história do clube em Old Trafford, quando foram goleados por 7-1, nos quartos da Champions.

O confronto entre os dois técnicos é claramente favorável a Mourinho, já que nas oito ocasiões em que defrontou Brendan Rodgers, venceu em cinco delas, registou ainda dois empates e uma derrota. Mais importante que estes dados, é o facto do treinador português estar ligado à maior desilusão da carreira do seu antigo colega no Chelsea. Em 2014, e numa altura em que parecia que o Liverpool ia quebrar o jejum sem títulos, os londrinos foram a Anfield Road derrotar o então líder da Premier League, por 1-0, no jogo em que o golo dos forasteiros surgiu na sequência da famosa escorregadela de Gerrard. Na sequência do desaire, os reds acabaram por ver o título fugir para o Manchester City.

As principais figuras de ambas as equipas estão disponíveis para a primeira mão desta meia-final, com Jamie Vardy a regressar ao onze, depois de lesão. Patson Daka, com seis golos nas competições europeias, e James Maddison têm sido os jogadores em destaque nos foxes na Europa, enquanto nos romanos Tammy Abraham, com oito golos, é o melhor marcador da Liga Conferência, juntamente com Cyriel Dessers (Feyenoord). Segundo as odds da Betano.pt, o Leicester à favorito à vitória.

Na outra meia-final da Liga Conferência, o Feyenoord é favorito na receção aos franceses do Marselha. Nos oitavos e quartos, os neerlandeses eliminaram o Partizan e o Slavia Praga, já os franceses foram superiores ao Basileia e PAOK, respetivamente. Na única vez que se defrontaram, na edição da Liga dos Campeões, de 1999/2000, o Feyenoord foi superior, vencendo por 3-0 em casa e, depois, não foi além de um nulo no segundo jogo. Esta é a primeira vez que os neerlandeses chegam à meia-final de uma competição europeia, depois da conquista da Taça UEFA, há vinte anos, já os franceses chegaram à final da Liga Europa, em 2017/18, mas perderam no jogo decisivo diante do Atlético Madrid, por 3-0.