Fechou o mercado de transferências e os jogadores portugueses foram dos mais procurados a nível internacional. Foram muitas as transferências e os milhões movimentados com destaque para a ida de Rúben Dias do Benfica para o Manchester City e a troca de Diogo Jota do Wolverhampton para o Liverpool.

Ao todo, os 10 jogadores portugueses mais caros deste mercado de transferências fizeram movimentar mais de 250 milhões de euros (segundo dados do Transfermarkt). Nada mau para um país à beira-mar plantado.

Rúben Dias – 68 milhões de euros

Foi a transferência mais cara de um jogador português neste verão e quarta mais cara de todo o mercado, segundo dados do Transfermarkt. O central de 23 anos foi contratado pelo Manchester City e rendeu 68 milhões de euros aos cofres do Benfica.

Diogo Jota – 44,7 milhões de euros

Depois de passar por Paços de Ferreira, Atlético Madrid, FC Porto e Wolverhampton, Diogo Jota deu um passo de gigante na carreira. O Liverpool, campeão inglês, pagou 44,7 milhões de euros pelo avançado de 23 anos que começou de imediato a justificar o investimento com um golo no jogo de estreia, frente ao Arsenal.

Highlights: Liverpool 3-1 Arsenal | Jota’s first goal seals the win

Watch key highlights from Anfield, where goals from Sadio Mane, Andy Robertson and Diogo Jota have Jürgen Klopp’s Reds all three Premier League points agains…

Fábio Silva – 40 milhões de euros

Foi um dos negócios mais inesperados do mercado, mas um dos mais rentáveis. O Wolverhampton acrescentou mais um português à armada lusa e pagou 40 milhões de euros, ao FC Porto, pelo passe do jovem de 18 anos. Fábio Silva seguirá agora a batuta de Nuno Espírito Santo.

Trincão – 31 milhões de euros

Um negócio já fechado há vários meses e consumado agora, no final da época. Trincão, extremo de 20 anos, trocou o SC Braga pelo Barcelona, de Ronald Koeman, Messi e companhia. O jovem cativou o treinador e agarrou um lugar no plantel onde espera brilhar.

Nélson Semedo – 30 milhões de euros

Três anos depois de trocar o Benfica pelo Barcelona, Nélson Semedo seguiu agora para a Premier League, tendo custado aos Wolves o mesmo valor pago em 2017 pelo Barça: 30 milhões de euros. Nuno Espírito Santo ganha um lateral direito de peso depois da saída de Doherty para o Tottenham.

Hélder Costa – 17 milhões de euros

Depois de um ano emprestado pelos Wolves ao Leeds, a equipa de Marcelo Bielsa aceitou pagar 17 milhões de euros pelo extremo luso. Hélder Costa é um dos trunfos da equipa recém-promovida à Premier League.

Félix Correia – 10,5 milhões de euros

O extremo de 19 anos é o nome menos mediático desta lista. Ex-Sporting, trocou agora o Manchester City pela Juventus, que pagou 10,5 milhões de euros pelo passe do português. É um investimento para o futuro e vai, por agora, alinhar da equipa sub-23 de Turim.

André Silva – 9 milhões de euros

Agora em definitivo André Silva é jogador do Eintracht Frankfurt. Os alemães pagaram 9 milhões de euros pelo passe do avançado que pertencia ainda ao AC Milão que, recorde-se, pagou 38 milhões de euros pelo jogador, em julho de 2017, quando o comprou ao FC Porto.

Pedro Gonçalves – 6,5 milhões de euros

Foi a aquisição mais cara do Sporting neste mercado de verão 2020/21. Os leões pagaram 6,5 milhões de euros ao Famalicão pelo médio de 22 anos. Pedro Gonçalves foi um dos jogadores em destaque na última época e tem agora o leão ao peito para mostrar todo o seu valor.

Danilo – 4 milhões de euros

Foi apenas emprestado, mas o capitão do FC Porto já rendeu 4 milhões de euros aos dragões. Danilo Pereira mudou-se para o PSG e já não volta atrás, uma vez que o contrato tem cláusula de compra obrigatória no final da presente temporada, por mais 16 milhões de euros.

No Title

La première journée de 𝗗𝗮𝗻𝗶𝗹𝗼 𝗣𝗲𝗿𝗲𝗶𝗿𝗮 sous ses nouvelles couleurs ! 🎥❤️💙#WeAreParis pic.twitter.com/bYfpNnWhIZ