O mercado de transferências encerrou e os três grandes movimentaram mais de 400 milhões de euros, entre compras e vendas. Só ao Benfica coube mais de metade deste bolo, muito graças à venda de João Félix que rendeu 126 milhões aos cofres encarnados. Mas como ficaram, afinal, os três grandes desportivamente falando?

Benfica com reforços virados para o golo

A continuidade é o grande trunfo do Benfica de Bruno Lage. Saiu João Félix, é verdade, assim, como Salvio e Jonas, e para os lugares destes entraram Raúl de Tomas, Carlos Vinícius, Chiquinho e Caio Lucas, tudo reforços virados para a baliza dos adversários. De resto, são as caras do costume.

Muito se falou de reforços para a baliza, defesa e meio campo dos encarnados, mas Vlachodimos continua como guarda-redes, a defesa mantém-se na mesma, com André Almeida, Ferro, Rúben Dias e Grimaldo, e o meio-campo também continua na mesma, com Florentino e Pizzi à cabeça. Rafa e Seferovic são os nomes que faltam para constituir a base da equipa que transita da época passada e que faz do Benfica o favorito na corrida ao título nas Odds da Betano.

FC Porto refez equipa à custa de milhões

Com um investimento de 60 milhões de euros, o FC Porto foi a equipa portuguesa que mais gastou no presente mercado de transferências, mas ainda assim fechou a janela com um saldo positivo de 29 milhões de euros.

Foram muitas as saídas de jogadores da equipa principal. Brahimi e Herrera saíram em final de contrato, Óliver Torres, Éder Militão, Felipe deixaram o Dragão a troco de milhões e a disponibilidade de Casillas é uma incógnita. Por tudo isto, e muito mais, Sérgio Conceição teve de reforçar todos os sectores.

Marchesin chegou para a baliza, Marcano e Saravia chegaram para a defesa, Loum, Luís Díaz, Nakajima e Uribe para o meio-campo e Zé Luís para o ataque, numa reconstrução da equipa que acabou por custar caro aos dragões, eliminados da Liga dos Campeões ainda nas pré-eliminatórias.

Uma análise à equipa azul e branca pode ser prematura nesta fase, mas quem chegou e quem ficou têm qualidade suficiente para fazer do FC Porto o segundo candidato ao título nas Odds da Betano!

Sporting: o mercado, Keizer e o resto

A pré-época do Sporting foi uma verdadeira montanha-russa. Jogos pouco convincentes, uma derrota desastrosa frente ao Benfica, a chegada ao primeiro lugar e depois uma nova derrota, em casa, frente ao Rio Ave. Bruno Fernandes sai ou fica? Dost sai! Que reforços? Despedimento de Keizer. Com tudo isto, o que se pode esperar deste Sporting?

Para já, é seguro dizer que o melhor reforço dos leões é Bruno Fernandes. O capitão é o motor do futebol leonino e depois de tantas capas de jornais, acabou mesmo por ficar em Alvalade. Quem jogará a seu lado é a grande dúvida. Saiu Dost, saiu Raphinha e chegaram novos jogadores, três deles em cima do fecho do mercado. Que valor trará Jesé? E Fernando ou Boulasie? E o que podem fazer Plata ou Rafael Camacho? Rosier, outro reforço, ainda não se estreou e a cereja em cima do bolo foi a saída de Keizer. Segue-se um novo treinador e a esta altura ninguém saberá quem é.

Dúvidas e mais dúvidas colocam o Sporting longe de Benfica e FC Porto nas Odds da Betano para o título. Mas a verdade é que só se jogaram quatro jornadas e a diferença para os rivais é só de dois pontos. E nesta fase da época, tudo pode acontecer.