Sporting e Sporting Braga chegam à segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa e da Liga Conferência, respetivamente, depois de não terem aproveitado o fator casa no primeiro jogo para ganharem vantagem na eliminatória. Os leões empataram com o FC Midtjylland, a um golo, enquanto os bracarenses foram goleados pela Fiorentina, por 4-0. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt e fica desde já a saber que Sporting e italianos são favoritos à vitória nos seus encontros.
Em Alvalade, Emam Ashour deu vantagem ao FC Midtjylland, aos 77 minutos, e na última jogada do desafio, aos 90-4, Coates fez o resultado final. “Empate que deixa tudo em aberto.. vamos lutar sempre até ao fim”, disse o marcador do golo leonino depois do encontro, já Rúben Amorim lamentou a igualdade, mas mostrou confiança para o encontro da segunda mão na Dinamarca.
“Começámos bem o jogo, depois fomos perdendo confiança ao longo do jogo. Sentimos o ambiente, eu já vivi fases destas enquanto jogador, já vi os melhores jogadores e mais experientes passarem por isto… É difícil para todos. Não posso acusar os jogadores de nada, apenas de não estarem a jogar bem, mas aí responsabilidade é só minha. Todas as sensações que eles estão a ter no campo eu já as tive. As pernas pesam 200 quilos, a bola até fica um pouco quadrada. Apesar de não termos jogado bem, tivemos oportunidades e o Adán fez apenas uma defesa. Ao longo do jogo, deixámos de fazer o que temos de fazer. Temos de ter calma, não interessa o que se está a passar nas bancadas. Os jogadores têm de fazer o que treinam, mesmo que isso demore um bocadinho mais. As pessoas têm muita pressa para marcar golos, ganhar jogos, mas esse não é o caminho. Há que ter noção do momento”, disse.
Os dois conjuntos chegam ao encontro decisivo da segunda mão na sequência de triunfos forasteiros nas ligas domésticas. O Sporting bateu o Chaves, por 3-2, já o FC Midtjylland foi derrotou o Viborg, por 4-0, no primeiro encontro do campeonato depois da interrupção para o Mundial.
Em Trás-os-Montes, Pote (8’ e 61) e Nuno Santos (70’) marcaram para a formação orientada por Rúben Amorim, enquanto João Teixeira e Héctor Hernández fizeram o mesmo para os flavienses. Na Dinamarca, Eman Ashour, que marcou em Alvalade, e hat-trick do avançado Gustav Isaksen foram os homens golo do FC Midtjylland, que passa assim a ter 26 pontos, no quarto posto, a dez do líder FC Nordsjælland.
Pedro Gonçalves é o melhor marcador do Sporting em 2022/23, com 14 golos em 32 jogos, aos quais junta sete assistências. Gustav Isaksen, jovem extremo direito de 21 anos, é a principal figura do FC Midtjylland e soma 11 golos e três assistências em 22 encontros oficiais na temporada em curso (faturou por três vezes na fase de grupos da Liga Europa). Os jogadores do Sporting terão de estar atentos à sua velocidade e capacidade técnica e outro futebolista a ter em atenção será o ponta de lança Anders Dreyer, com dez golos em 27 partidas.
Recorde-se que, antes desta eliminatória, Sporting e FC Midtjylland defrontaram-se apenas por duas vezes, na Taça UEFA da temporada de 2001/02, com dupla vitória portuguesa – 3-0 na primeira mão, na Dinamarca, e 3-2 em Alvalade.
No futebol tudo é possível, mas ninguém tem dúvidas que os bracarenses têm pela frente uma missão quase impossível, isto depois da goleada sofrida em casa no encontro da primeira mão, por 0-4 – bis de Jovic e outro de Arthur Cabral. No fim do encontro, o treinador Artur Jorge mostrou-se resignado, mas orgulhoso da equipa.
“Não fico em momento nenhum com amargo de boca da equipa, porque os jogadores trabalharam imenso, foram muito comprometidos com a possibilidade do que tinham para dar até ao final. Na primeira parte e na segunda, com menos um jogador, naturalmente com mais dificuldade de poder equilibrar mais o jogo. A primeira parte pareceu-me equilibrada, era expectável uma Fiorentina muito forte, ainda assim tivemos, por estratégia, alguma contenção no momento sem bola, para podermos estar bem equilibrados e a defender compactos. Nesse momento tivemos duas oportunidades de golo, do Abel Ruiz e do Niakaté, e permitimos também alguma oportunidade à Fiorentina e o golo surge num lance quando nada o fazia prever, já em cima do minuto 45, o que é sempre uma altura muito difícil de sofrer, porque abala um pouco. Se calhar até com alguma justiça chegam a essa vantagem. O jogo foi equilibrado, mas qualquer uma das equipas podia ficar com o resultado a seu favor. Na segunda parte, com 10 minutos de jogo, ficando nós com menos um jogador, ficou ainda mais difícil. Temos de saber assumir que não fomos a equipa que costumamos ser.”
Já André Horta reconheceu a dificuldade que vai ser dar a volta à eliminatória: “Golo no final da primeira parte dificultou tudo. Mesmo assim regressámos bem, só que depois aconteceu a expulsão. Tentámos agarrar-nos ao máximo, mas eles sentiram que podiam carregar e foi o que aconteceu. Não sou maluco para estar a dizer que ainda vamos dar a volta, mas depois logo se verá o que vai acontecer.”
Os bracarenses bateram o Arouca, por 2-0, no jogo que antecede a visita a Florença, e mantiveram desta forma o terceiro lugar, atrás de Benfica e FC Porto e à frente do Sporting. Já no caso da Fiorentina, esta empatou em casa com o Empoli e vai em seis jornadas consecutivas sem conhecer o sabor da vitória, ocupando atualmente a 14ª posição. Se na Serie A, Arthur Cabral é o melhor marcador da equipa no campeonato, com quatro golos, mas na Liga Conferência o destaque vai para Luka Jovic, antigo jogador do Benfica, que já faturou em seis ocasiões. Refira-se que, até esta eliminatória, SC Braga e Fiorentina nunca se tinham defrontado em competições oficiais.
Há vários encontros para acompanhares no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa e da Liga Conferência, mas o nosso destaque vai para o confronto entre Manchester United e FC Barcelona, em Old Trafford, e a receção da AS Roma aos austríacos do Salzburgo – ambos os desafios começam às 20h, no dia 23 de fevereiro.
Na primeira mão, os red devils foram arrancar um empate a dois golos à Catalunha e só dependem deles mesmo para seguirem em frente na Liga Europa. Marcos Alonso, aos 50 minutos deu vantagem aos culé, mas dois minutos depois Marcus Rashford restabeleceu a igualdade. Um autogolo de Koundé, aos 59’, deu vantagem aos forasteiros, mas aos 70’ Raphinha fez o resultado final. Nas jornadas do fim de semana, o Manchester United venceu em casa o Leicester, por 3-0, já o Barça bateu o Cádiz, por 2-0.
Historicamente, o FC Barcelona tem-se dado bem diante do Manchester United, tendo somado seis vitórias, cinco empates e três derrotas. Os dois conjuntos chegam a esta segunda mão em bom momento de forma e com os principais jogadores disponíveis. Fica ainda a saber que, de acordo com as odds da Betano.pt, os ingleses são favoritos à vitória.
Em Roma, os comandados de José Mourinho vão ter que virar uma desvantagem de um golo trazida da Áustria, numa partida em que o argentino Capaldo marcou aos 88 minutos o tento do triunfo caseiro. Ambos os conjuntos chegam à segunda mão na sequência de triunfos domésticos: os giallorossi venceram o Verona (1-0, com golo de Solbakken, enquanto ao austríacos bateram fora de casa o Wattens, por 3-1. Com estes resultados, a AS Roma subiu ao terceiro lugar da liga italiana, já o RB Salzburg é líder, com mais seis pontos que o segundo classificado.
No fim do encontro com o Hellas Verona, Mourinho abordou o momento da equipa, mandando alguns recados. “Eles ganharam com espírito de equipa, um incrível espírito de sacrifício, jogaram muito bem na única maneira que podemos jogar contra o Verona, que torna muito difícil a construção de jogadas. É uma vitória muito merecida para os rapazes, que realmente se sacrificaram.Estou apenas desapontado por as pessoas não darem a estes rapazes o crédito pelo trabalho que todos nós estamos a fazer em circunstâncias muito difíceis. Ou eles não compreendem ou não querem compreender as circunstâncias. Estou grato por tudo o que eles estão a fazer.”
Para este desafio, Mourinho tem algumas dúvidas, como Dybala e Abraham, que são as duas principais armas ofensivas da equipa romana. Fica ainda a saber que segundo as odds da Betano.pt a AS Roma é favorita a vencer a partida.