O Fulham, com João Palhinha a titular, venceu em casa o Brighton, por 2-1, terminando desta forma com a invencibilidade dos forasteiros. Com este triunfo, a equipa orientada por Marco Silva subiu ao sexto lugar, após cinco jornadas realizadas, com oito pontos, o registo mais alto desde 2012/13. Já o Brighton, apesar do desaire, acaba a ronda na quarta posição, com dez pontos. O avançado Aleksandar Mitrovic foi, mais uma vez, peça fundamental na estratégia dos londrinos. O goleador sérvio abriu o marcador aos 48 minutos e, aos 55’, um autogolo de Dunk aumentou a vantagem do Fulham. Aos 65’ Alexis Mac Allister fez o resultado final.  

No seu centésimo jogo na Premier League, Mitrovic marcou pela quarta vez diante do Brighton, que passa assim a ser o adversário contra o qual mais fatura. Além disso, o possante avançado de Marco Silva tem calado os críticos neste arranque de temporada, uma vez que é acusado de não conseguir manter a mesma veia goleadora que demonstra no Championship, no principal escalão do futebol inglês.

Cinco jogos, cinco golos

Na temporada passada, Mitrovic apontou 43 golos no Championship, sendo fundamental na conquista do título por parte dos cottages, mas em 2020/21, época em que o Fulham disputou a melhor liga do mundo, o avançado só apontou três golos em 27 partidas, números muito aquém do esperado. Em 2019/20, e mais uma vez no segundo escalão, o sérvio apontou 26 golos e, em 2018/19, teve o seu melhor registo na Premier League, com 11 tentos marcados. 

Numa altura em que só se disputaram cinco rondas da nova edição da prova, Mitrovic leva já cinco golos apontados, sendo apenas superado na lista de melhores marcadores da prova por Erling Haaland, com seis. Na primeira jornada bisou diante do Liverpool, no empate a dois em Londres, depois marcou o golo da vitória, no último minuto, diante do Brentford (3-2), e inaugurou o marcador na deslocação ao terreno do Arsenal (derrota por 2-1), isto antes de fazer o gosto ao pé no desafio com o Brighton.

O gosto pelo xadrez que herdou do pai

Conhecido por ferver em pouca água no início da carreira, o jogador de Marco Silva encontrou no xadrez uma forma de relaxar, como contou há uns tempos ao Daily Mail. “Nos últimos anos passei a jogar quase todos os dias antes de ir para a cama, com a minha mulher ou online. É algo que me relaxa muito e também me ensina a antecipar”, contou, ele que é filho de um dos melhores jogadores de sempre da Jugoslávia nesta modalidade. Antes do Fulham, Mitrovic passou sem sucesso pelo Newcastle, com apenas 17 golos em duas temporadas e meia e muitas críticas dos adeptos, já que custou quase 20 milhões de euros. Agora, nos londrinos, é peça fundamental e promete ser um dos jogadores em destaque ao longo desta temporada.