Na madrugada de terça para quarta arranca o melhor campeonato do mundo de basquetebol. Para abrir logo o apetite para o resto da época, a NBA preparou uma ementa especial para o primeiro dia da nova temporada, com dois grandes duelos em perspetiva. Os campeões Milwaukee Bucks recebem os Brooklyn Nets, considerados os principais favoritos à conquista do título, enquanto os Golden State Warriors viajam até Los Angeles para defrontarem os Lakers. Podes apostar nestes grandes jogos no site da Betano.pt, assim como nos restantes encontros da prova ao longo do ano. Esta temporada marca também o regresso dos 82 jogos na fase regular, a qual acaba a 10 de abril de 2022, isto depois de na época anterior ter havido uma redução de 10 partidas, por causa da pandemia da Covid-19. Comemora-se ainda o 75º aniversário do campeonato, o que levará a várias celebrações durante a temporada.
Na última temporada, os dois conjuntos defrontaram-se na final da conferência Este e mais emoção do que aquela que houve, teria sido impossível. No jogo 7, e em cima do apito final, Kevin Durant marca um lançamento que, a ser de três pontos, daria a vitória à sua equipa e consequente passagem à final da NBA. Só que a estrela do conjunto de Brooklyn pisou a linha dos três pontos, o que fez com o que lançamento só valesse dois, igualando desta forma o marcador. No prolongamento, os Bucks foram mais fortes e seguiram em frente, já os Nets ficaram com azia e acabaram aí a época. Para a história ficou ainda a forma como Kevin Durant carregou os Nets nesta eliminatória, uma vez que as duas outras estrelas do conjunto de Nova Iorque tiveram lesões. Do lado dos Bucks, Giannis Antetokounmpo foi o homem do leme e viria a guiar a formação de Milwaukee ao título.
Nos Nets, a única saída importante foi a do veterano Jeff Green (rumou aos Denver Nuggets), mas a organização mais que compensou esta situação. Entraram no plantel Patty Mills, base australiano que brilhou nos Jogos Olímpicos e que estava nos San Antonio Spurs, LaMarcus Aldridge, veterano poste que abandonou a NBA a meio da última época por questões de saúde, mas que agora foi dado apto para a prática desportiva, enquanto Paul Millsap chega dos Denver Nuggets e Cameron Thomas foi escolhido na 27ª posição do Draft de 2021 e sobre quem recaem muitas expetativas.
Se ao nível de saídas e entradas, a equipa ficou melhor do que era (e já tinha um plantel muito bom, diga-se), o principal problema para o treinador Steve Nash é a estrela Kyrie Irving. Numa altura em que 95 porcento dos jogadores da NBA já estão vacinados, o talentoso base dos Nets é o nome mais sonante entre os atletas que recusaram receber a vacina contra a Covid-19. Os donos da equipa, em sintonia com o diretor geral e restantes elementos diretivos, decidiram afastar o base dos trabalhos da equipa, enquanto ele não se vacinar. Depois desta decisão, Kyrie Irving já afirmou publicamente que tem noção do impacto de não ser vacinado e não pareceu que vá mudar de ideias. A confirmar-se a sua ausência ao longo da temporada, esta será uma perda importante para os Nets. Ou não tivesse o conjunto de Brooklyn o melhor trio da história da NBA: Kevin Durant, James Harden e Irving.
Na final do ano passado, os Bucks derrotaram os Phoenix Suns, por 4-2, e sagraram-se campeões da NBA, 50 anos depois do único título da organização. A equipa do Wisconsin perdeu os primeiros dois encontros, mas depois cilindrou os Suns, com quatro vitórias consecutivas.
Giannis Antetokounmpo foi eleito o MVP da final e tornou-se no segundo jogador da história da NBA com três jogos seguidos nas finais com mais de 40 pontos e 10 ressaltos. Conseguiu também terminar com média superior a 35 pontos, 10 ressaltos e cinco assistências – algo que só LeBron James tinha feito no passado. Finalmente, só ele alcançou terminar uma partida da final com mais de 40 pontos, 10 ressaltos e cinco desarmes de lançamento.
Os Bucks mantiveram todos os seus principais jogadores e Giannis já avisou que quer mais títulos no seu currículo e nada como entrarem com o pé direito frente a um rival como demonstração de força, mas não vai ser um jogo fácil. Se tens dúvidas disso, basta veres as odds da Betano.pt: triunfo caseiro está cotado em 1,85, enquanto o forasteiro é 1,87. A bola ao ar será lançada às 00h30, de terça para quarta, hora de Portugal.
Ambos os conjuntos tiveram épocas para esquecer em 2020/21. Os Lakers, campeões em título, caíram logo na primeira ronda dos playoffs, enquanto os Warriors nem a essa fase do campeonato chegaram, uma vez que foram eliminados pelos Memphis Grizzlies no play-in. Para teres noção do que isto quer dizer, relembramos que estamos a falar de duas equipas que venceram seis dos últimos 13 títulos em disputa.
Do lado dos Lakers, já se perdeu a conta às piadas feitas sobre a idade da maioria dos seus jogadores. É que os californianos contrataram um “camião” de veteranos, apostando em atletas experientes e que estão sedentos em ser campeões. A exceção ao nível de ordenados, foi Russel Westrbrook, de 32 anos, que trocou os Washington Wizars pelos Lakers. Carmelo Anthony (37 anos), Trevor Ariza (36), Rajo Rondo (35), Dwight Howard (35), DeAndre Jordan (33) foram os “velhotes” contratados, numa equipa que LeBron James e Anthony Davis continuarão a ser os donos da bola. Os Lakers chegam ao primeiro jogo a “doer” sem terem registado qualquer triunfo na pré-época: foram seis jogos e outras tantas derrotas, duas dessas contra a formação de Golden State.
Nos Warriors a grande “contratação” da equipa para esta temporada é o regresso de Klay Thompson, que se não é o jogador mais azarado de sempre da NBA, anda lá perto. O temível lançador dos californianos falhou as duas últimas épocas devido a outras tantas lesões graves, mas já começou a treinar com a equipa e, de acordo com notícias veiculadas pela formação, vai voltar à competição mais perto do final do ano. Além de Thompson, o conjunto de Golden State garantiu o regresso de Andre Iguodala, ele que foi peça fundamental nos recentes títulos conquistados pela organização. A estrela maior continuará a ser Stephen Curry, melhor marcador da última temporada, e que espera este ano não ter que carregar sozinho a equipa às costas. O jogo começa às 03h00, de terça para quarta, e os Lakers são favoritos à vitória.