A temporada de 2020/21 da NBA começa a esta terça-feira, 22 de dezembro, e logo com dois grandes jogos a abrir e para ver em direto e Apostar ao Vivo com o LiveStream da Betano! Os Golden State Warriors visitam o recinto dos Brooklyn Nets, enquanto em Los Angeles os campeões Lakers medem forças com o rival Clippers. Devido à pandemia, a época regular passa a ter apenas 72 jogos, ao invés dos habituais 82, sendo que a NBA já decidiu dar cerca de 30 milhões de euros a cada equipa, por causa do impacto da Covid-19 nas receitas dos clubes. Os play-offs estão agendados para 22 de maio de 2021 e o campeão deve ser conhecido o mais tardar no dia 22 de julho.
Os Miami Heat ainda assustaram, carregados pelo incrível Jimmy Buttler, mas acabou por imperar a lei do mais forte na final do ano passado. LeBron James guiou os Los Angeles Lakers ao 17º título da história, igualando os Boston Celtics no topo da lista das equipas com mais anéis de campeão da NBA. “King” James arrecadou ainda o prémio da MVP da final. Foi a quarta vez que conseguiu tal distinção, por três equipas diferentes. O número 23 dos Lakers contribuiu com médias de 29,8 pontos, 11,9 ressaltos e 8,5 assistências nos jogos da final.
LeBron James tornou-se assim o primeiro jogador da história a conquistar o prémio MVP das finais a jogar por três equipas. Com mais este anel, que já é o quarto, é apenas o terceiro jogador na história da principal competição de basquetebol do mundo a ganhar campeonatos por três organizações diferentes.
E depois do regresso aos títulos na última temporada, o conjunto californiano parte para a nova temporada como principal favorito, com odd de 2,27 para ser campeão. LeBron James e Anthony Davis, as duas maiores estrelas do franchise, renovaram contrato e os californianos conseguiram quatro reforços de peso: Montrezl Harrell (ex-Los Angeles Clippers), Wes Matthews (ex-Milwaukee Bucks), Dennis Schroder (ex-Oklahoma City Thunder) e Marc Gasol (ex-Toronto Raptors), cujo irmão, Pau Gasol, também já tinha atuado pelo conjunto de Los Angeles.
Um dos principais favoritos a fazer frente aos Lakers são os Brooklyn Nets, com uma odd de 3,15, e a melhor contratação da equipa nem é qualquer jogador que tenha vindo de fora. Um ano e meio depois de se ter lesionado com gravidade, Kevin Durant regressou à competição recentemente, num jogo particular frente aos Washington Wizards. O extremo-poste de 32 anos foi campeão pelos Warriors em 2017 e 2018 e espera voltar a ter um novo anel no dedo ao serviço dos Nets. Para isso conta com a ajuda de Kyrie Irving, Caris LeVert e DeAndre Jordan, entre outros.
Quem também tem aspirações de chegar longe esta época são os Milwaukee Bucks. Recentemente, Giannis Antetokounmpo renovou com a equipa por cinco anos, a troco de 187,6 milhões de euros, um recorde na NBA. Na última temporada, os Bucks tiveram o melhor registo na fase regular, mas caíram nas meias-finais da Conferência frente aos Miami Heat, que viriam depois a disputar a final frente aos Lakers (derrota por 2-4).
Em Los Angeles mora outro dos candidatos ao título, com odd de 3,60. Os Los Angeles Clippers eram apontados como a principal ameaça aos Lakers em 2019/2020, mas perderam de forma surpreendente nas meias-finais da Conferência frente aos Denver Nuggets, por 3-4, isto depois de terem tido uma vantagem de 3-1. Já em 2015, o conjunto californiano tinha permitido uma “remontada” igual frente aos Houston Rockets. Para esta temporada, a equipa tem novo treinador. Tyronn Lue assinou por cinco anos e substitui no cargo Doc Rivers, que ocupou o lugar durante sete anos e foi despedido devido à eliminação frente aos Nuggets. As principais estrelas do franchise californiano continuam a ser Kawhi Leonard e Paul George.
Numa segunda linha de candidatos encontram-se Boston Celtics e Miami Heats, ambos com odd de 6,10 na Betano, e logo atrás estão os Denver Nuggets e os Golden State Warriors, que mais uma vez não podem contar com Klay Thompson. O base dos californianos sofreu uma rotura do tendão de Aquiles durante um treino em Los Angeles e não vai jogar esta temporada. É a segunda época consecutiva que Thompson falha por lesão. No jogo seis das finais de 2019 sofreu uma rotura de ligamentos que o afastou da última temporada. Com esta ausência de peso, os Warriors ficam ainda mais dependentes do que Stephen Curry poderá fazer em campo, que confessou ter chorado quando soube da última lesão do colega de equipa.
Irão os Lakers renovar o título, ou haverá novo campeão? Seja como for, uma coisa é certa: a magia da NBA vai começar e tudo vai acontecer em direto e Ao Vivo com o LiveStream da Betano.pt.