Em 2021 disputa-se o 70º All-Star Game da NBA, quando na madrugada de domingo para segunda (01h00 do dia 8 de março) começar mais um Jogo das Estrelas, em Atlanta. Não há outro evento desportivo, em qualquer modalidade, que reúna as principais estrelas da respetiva modalidade num só jogo. Pode apostar neste encontro com os melhores basquetebolistas do mundo no site Betano.pt e ainda aproveitar o Livestream para Ver ao Vivo!

Nas últimas 10 edições do All-Star Game a equipa de Oeste ganhou nove e a de Este apenas uma. Desde 2018 que o formato mudou e ambas as formações passaram a ter um capitão, o qual dá nome à equipa. Nas três ocasiões em que isso já aconteceu, a equipa que teve LeBron James como líder venceu sempre. A última foi em 2020, em Chicago, e o 23 dos Lakers conduziu a sua equipa a um triunfo apertado por 157-155.

LeBron James vai para 17ª participação consecutiva no Jogo das Estrelas

Saiba que os jogadores mais votados pelo público fazem parte do cinco inicial, sendo que o que recolhe mais votos é eleito capitão da respetiva equipa. Depois, são os treinadores das 30 equipas que fazem parte da NBA a escolher os elementos suplentes de cada formação.

No Oeste o capitão é LeBron James ( LA Lakers), que vai para a 17 participação consecutiva, enquanto no Este é Kevin Durant, que se estreia assim nesta função. No entanto, uma lesão afastou o número 7 dos Brooklyn Nets do All-Star. A seu lado no cinco inicial, LeBron vai ter Stephen Curry (Golden State), Luka Doncic (Dallas), Nikola Jokic (Denver) e Kawhi Leonard (LA Clippers).

A Este, Durant foi substituído no cinco inicial por Jayson Tatum, dos Boston Celtics, que vai ter a seu lado Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks), Kyrie Irving (Brooklyn Nets), Bradley Beal (Washington) e Joel Embiid (Philadelphia).

No banco de Este vão estar James Harden, Zach LaVine, Ben Simmons, Jaylen Brown, Domantas Sabonis, Nikola Vucevic e Julius Randle. No Oeste encontramos Chris Paul, Damian Lillard, Paul George, Donovan Mitchell, Rudy Gobert, Zion Williamson e Devin Booker.

James

Devin Booker no lugar de Anthony Davis

Outra ausência de peso é Anthony Davis, dos Lakers, que vai falhar o jogo devido a lesão. Para o seu lugar foi escolhido Devin Booker, a estrela dos Phoenix Suns, equipa que tem sido uma das surpresas da liga este ano. Inicialmente ignorado nas escolhas, o jovem jogador da equipa de Arizona viu LeBron James mostrar publicamente a sua indignação por o número 1 dos Suns não ter sido escolhido. “Devin Booker é o jogador mais desrespeitado da NBA”, escreveu James no Twitter. Outros atletas seguiram o exemplo da estrela dos Lakers e, de facto, Booker acabou por ser convocado.

O treinador dos Utah Jazz, Quin Snyder, e o dos Philadelphia 76ers, Doc Rivers, vão orientar, respetivamente, as equipas de Lebron James e Kevin Durant no Jogo das Estrelas. Por norma, os técnicos são aqueles que orientam as equipas com melhor registo na NBA. No caso de Doc Rivers, este é o seu terceiro All-Star Game, depois de ter estado no banco em 2008 e 2011, épocas em que treinava os Boston Celtics, enquanto Snyder é o segundo técnico na história dos Utah Jazz a orientar uma equipa neste evento desportivo.

O All-Star da polémica

Num ano marcado pela pandemia, a realização do All-Star Game esteve durante muito tempo em dúvida. A concretização do mesmo não escapou a críticas de muitos dos jogadores, entre eles LeBron James, atualmente o basquetebolista mais mediático da NBA. “Tenho zero energia e zero empolgamento para o All-Star deste ano. Não entendo por que vamos ter o All-Star. Tivemos uma pré-temporada curta. As começarmos a temporada disseram-nos que não teríamos o All-Star Game e que, nessa altura, teríamos uma pequena pausa. Cinco dias era uma oportunidade para podermos recuperar para a segunda metade da temporada, agora lançaram isto. Ninguém está satisfeito.Vou lá estar se for selecionado, fisicamente, mas não em termos mentais”, disse o 23 dos Lakers, quando surgiu a confirmação que a partida iria mesmo se realizar.

A NBA e o sindicato de jogadores anunciaram que parte das receitas do evento vão ser direcionadas para as faculdades e universidades historicamente negras e para o acesso igualitário à vacina contra a Covid-19. Devido à pandemia, todas as atividades que marcam habitualmente o fim de semana dedicado ao Jogo das Estrelas vão acontecer apenas durante um dia, com o concurso de afundanços a acontecer durante o intervalo. Mesmo num ano atípico como este, o All-Star Game será certamente um grande jogo, recheado de jogadas incríveis, ou não estivessem frente a frente os melhores praticantes da modalidade. Mas que estrelas vão brilhar mais: as de Oeste ou de Este?