Na madrugada de quinta para sexta-feira os Brooklyn Nets recebem os líderes do Este, os Miami Heat, em mais um jogo da fase regular da NBA. Podes apostar neste desafio no site da Betano.pt e fica desde já a saber que os forasteiros são favoritos à vitória. Numa altura em que faltam cerca de 20 encontros para se saber quem seguirá para os playoffs, qualquer deslize pode ser fatal para as aspirações das equipas na procura da melhor posição possível, a qual depois garante o fator casa na fase a eliminar do melhor campeonato do mundo de basquetebol.

Frente a frente vão estar dois conjuntos que têm nos anéis de campeão da NBA o principal objetivo para esta temporada, sendo que Este há várias equipas com isso em mente, como os Milwaukee Bucks e os Philadelphia 76ers, entre outras. Neste momento, se os Heat são líderes da conferência com 41 vitórias e 21 derrotas, já os Nets são uma desilusão, ocupando apenas a oitava posição com 32 triunfos em 63 encontros, eles que durante o primeiro terço da temporada ocupavam o topo da classificação. 

Muitos problemas para uma equipa só

O momento de viragem para o conjunto de Nova Iorque foi a lesão de Kevin Durant no final de 2021 (está previsto que regresse nas próximas semanas) e a equipa acabou por cair numa sequência inacreditável de 11 desaires consecutivos – só para se ter uma ideia, nenhuma organização foi campeã com mais de seis derrotas seguidas. A lesão do número 7 dos Nets não justifica tudo, já que o plantel da formação liderada por Steve Nash apresenta várias soluções, mas houve mais problemas a abalar o seio do grupo.

Kyrie Irving, por não ser vacinado, só pode atuar em jogos fora de casa – uma realidade recente, já que durante muito tempo a organização decidiu afastá-lo completamente da equipa – e James Harden começou a demonstrar sinais de descontentamento, acabando por rumar aos Sixers em fevereiro, numa troca que que envolveu Ben Simmons (ainda não jogou esta temporada, na sequência de um litígio com a formação de Filadélfia), Andre Drummond e Seth Curry.  A esperança dos responsáveis dos Nets é de conseguirem ter toda a gente disponível a tempo dos playoffs e aí tudo pode acontecer. 

Registo dos Heat dá final ou título da NBA

Nos Heat vivem-se tempos tranquilos. Nas cinco ocasiões em que registou, nesta fase da temporada da NBA, 41 vitórias e 21 derrotas, a equipa chegou pelo menos à final duas vezes e foi campeã nas outras três. A estabilidade na organização começa por cima, com Pat Riley a comandar o franchise há muitos anos, enquanto presidente, e no banco está Erik Spoelstra, que começou por ser adjunto em 1997 e em 2008 foi promovido a técnico principal, cargo que ocupa até hoje.

Depois de um início de temporada difícil, com muitas lesões e ausências relacionadas com a pandemia Covid-19, os Heat finalmente estabilizaram e, quando estão todos disponíveis, já provaram que podem bater qualquer adversário. O plantel oferece muitas soluções e são das equipas que melhor defende na liga. A formação de Miami chega a este duelo com os Nets com nove vitórias nos últimos 10 jogos e derrotou o rival nas últimas três ocasiões em que se defrontaram.

As principais figuras das equipas

Nos Heat, Jimmy Butler é a principal figura, com 21 pontos, seis ressaltos e cinco assistências de média por jogo. Logo a seguir aparece o jovem Tyler Herro, com 20 pontos, e que normalmente é um suplente de luxo na formação liderada por Erik Spoelstra, saltando do banco para liderar a segunda unidade. Bam Adebayo, com 18 pontos e 10 ressaltos, tem estado também em bom plano, assim como o veterano base Kyle Lowry, que chegou este ano à Florida, vindo dos Toronto Raptors, com 13 pontos e oito assistências por partida.

Do lado dos Nets, que só venceram três dos últimos dez encontros que realizou, Seth Curry é, desde que “aterrou” em Brooklyn, a principal arma ofensiva da equipa, mas tem sido pouco para ganhar jogos. Só para se ter ideia de como a equipa está fragilizada, Kevin Durant vale quase 30 pontos por jogo, James Harden 22 e 10 assistências e Irving 25 pontos e, nenhum deles, vai defrontar os Heat (por razões já explicadas mais acima).

Irão os Heat arrumar mais uma vez os Nets, ou a formação de Brooklyn conseguirá surpreender os líderes da Conferência Este da NBA?

NBA Livestream