A nova temporada do melhor campeonato do mundo de basquetebol arrancou há poucos dias e logo com dois grandes jogos: Denver Nuggets-Los Angeles Lakers e Golden State Warriors-Phoenix Suns, partidas em que a vitória sorriu aos campeões Nuggets e aos Suns. Praticamente todos os dias há jogos a decorrer e podes apostar nestes encontros da fase regular da NBA, bem como nos favoritos ao título, no site da Betano.pt.
Na madrugada de segunda para terça os Milwaukee Bucks, de Giannis Antetokounmpo, embaixador da Betano, recebem os Miami Heat, numa reedição do duelo da primeira eliminatória dos playoffs da época passada, o qual terminou com uma grande surpresa. Os Bucks, que tinham sido a equipa com melhor registo da fase regular no Este, foram eliminados pelos Heat, por 4-1, sendo que o conjunto da Florida iria mesmo chegar à final – perdeu com os Nuggets por 4-1.
A eliminação precoce provocou um “terramoto” nos Bucks e a primeira vítima foi o treinador Mike Budenholzer, que tinha guiado a equipa ao título em 2021, o terceiro na história da organização, e que acabou com um jejum de 50 anos. Depois, Giannis Antetokounmpo, a principal estrela da formação de Milwaukee, deixou no ar a dúvida que poderia não continuar ao serviço dos Bucks depois do fim do contrato, caso sentisse que nem toda a gente estava a rumar para o mesmo lado (entenda-se, lutar pelo título).
Coincidência ou não, a verdade é que os Bucks atacaram forte o mercado, acabando por contratar o ativo mais cobiçado, ao irem buscar Damian Lillard aos Portland Trail Blazers, isto depois do base ter pedido para ser transferido, após 11 temporadas ao serviço da formação de Oregon. Para Lillard entrar teve que sair Jrue Holiday, com destino aos Boston Celtics. E bastou um jogo para ver o impacto de Lillard nos Bucks, com 39 pontos, oito ressaltos, quatro assistências e 17-17 nos lances-livres na vitória diante dos Sixers por 118-117, no primeiro encontro da fase regular. Já Giannis Antetokounmpo esteve ao seu nível, com 23 pontos e 13 ressaltos. No jogo seguinte, diante dos Atlanta Hawks, os Bucks perderam por 127-110, numa partida em Lillard esteve apagado (seis pontos e cinco assistências), enquanto Antetokounmpo foi o melhor da equipa, com 26 pontos e 11 ressaltos.
Se os Bucks estão entre os favoritos ao título, já os Miami Heat, apesar da presença na final da temporada passada, estão longe desse lote. O conjunto da Florida era inclusive apontado como o mais que provável destino para Damian Lillard, mas depois de meses de negociação entre os dois conjuntos, o base acabou mesmo por rumar a Milwaukee.
Os Heat não só falharam a contratação de um grande nome, como ainda perderam duas peças fundamentais na caminhada da equipa nos playoffs da última época. Falamos de Max Struss, que rumou aos Cleveland Cavaliers, e Gabe Vincent, que faz parte agora dos Los Angeles Lakers. As principais figuras da equipa de Miami continuam a ser, desta forma, Jimmy Butler, Bam Adebayo e Tyler Herro.
Os Heat chegam a esta partida com os Bucks já com saldo negativo. Depois de terem vencido no jogo inaugural os Detroit Pistons, por 103-102, seguiram-se duas derrotas forasteiras: 119-111 diante dos Boston Celtics, de Neemias Queta, e 106-90 perante os Minnesota Timberwolves. Nesta deslocação à casa dos Bucks, Butler e companhia não terão certamente vida fácil e, segundo as odds da Betano.pt, a equipa de Giannis Antetokounmpo é claramente favorita à vitória.
Em 2022/23, houve um campeão inédito na NBA. Falamos dos Denver Nuggets, de Nikola Jokic, que bateu na final a surpresa Miami Heat, por 4-1. Nas finais de Conferência, os Nuggets tinham varrido os Lakers, por 4-0, já o conjunto da Florida superiorizou-se aos Boston Celtics (4-3), que era claramente favorito neste duelo.
Em relação à nova época, e de acordo com as cotações da Betano, no mercado de campeão da NBA, há seis equipas mais bem posicionadas do que as restantes para ficarem com os anéis de campeão referente à temporada de 2023/24. Entre elas, só um conjunto ainda não conquistou o título, enquanto as outras cinco candidatas somam 44 vitórias nas finais da NBA, em 77 edições realizadas da prova.
Os Denver Nuggets, campeão em título, e os Phoenix Suns, a única equipa deste lote de favoritos que ainda não sabe o que é ser campeã da NBA, surgem atrás de Bucks e Celtics como candidatos ao título. Nos Nuggets, a organização manteve o cinco inicial, mas perdeu duas peças importantes na rotação, são eles Bruce Brown e Jeff Green, jogadores que foram importantes nos últimos playoffs, quer no ataque quer na defesa.
Já nos Suns, a equipa do Arizona reforçou-se bem para atacar o título, o qual é o principal objetivo da equipa nos próximos anos. A Devin Booker e Kevin Durant juntaram-se agora Bradley Beal, vindo dos Washington Wizards e que levou a que Chris Paul fizesse o caminho inverso (viria depois a ser trocado para os Warriors), e Jusuf Nurkic, que veio dos Blazers, envolvido na mega troca que colocou Lillard nos Bucks – e que implicou ainda a saída de DeAndre Ayton dos Suns com destino à formação de Portland. Além disto, a equipa tem novo treinador, Frank Vogel que foi campeão pelos Lakers na “bolha”.
Numa terceira linha de candidatos, isto tendo em conta as odds da Betano.pt, encontram-se, ao mesmo nível, os Golden State Warriors e os Los Angeles Lakers. Os primeiros foram campeões pela última vez em 2021/22, já os rivais de Califórnia ficaram com os anéis em 2019/20, na famosa “bolha”, em que os jogos foram todos disputados no mesmo local, sem público, por causa da pandemia da Covid-19.
Warriors e Lakers partem para a nova temporada com o objetivo claro de lutar pelo título e reforçaram-se nesse sentido. O conjunto de Golden State foi buscar Chris Paul, mas em troca deu Jordan Poole aos Wizards, ele que era uma peça importante na equipa. Rudy Gay e Dario Saric, por exemplo, foram outras contratações, estas pensadas para dar maior profundidade à rotação da equipa, cujas estrelas continuam a ser Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green.
Nos Lakers, cujos nomes maiores são LeBron James e Anthony Davis, as entradas de Christian Wood, Jaxson Hayes, Cam Reddish e Gabe Vincent dão uma profundidade ao banco que pode ser fundamental ao longo da temporada. Muitos analistas apontam mesmo a formação de Los Angeles como aquela que melhor trabalhou no mercado de transferências.