De terça para quarta-feira, há duelo de surpresas em Cleveland, com os Cavaliers a receberem os Memphis Grizzlies, em mais um jogo da NBA. Podes apostar nesta partida no site da Betano.pt e fica desde já a saber que a formação da casa é favorita à vitória.

Ainda vamos na primeira metade da temporada e já é a época em que foram utilizados mais jogadores. Porquê? Bem, porque a Covid-19 não tem dado descanso à maioria das equipas, com surtos atrás de surtos, os quais têm provocado o adiamento de várias partidas. Para atenuar este problema, a NBA autorizou que as organizações possam ir buscar novos jogadores com contratos de 10 dias com mais facilidade do que acontecia anteriormente. 

Mas apesar desta medida, o que se tem visto são jogos com as equipas a terem poucos suplentes, além de muitas caras novas, o que tem levantado muitas críticas de jogadores e treinadores, que defendem uma paragem no melhor campeonato do mundo de basquetebol. Outra decisão tomada por quem manda na NBA foi de encurtar o período de isolamento, o que nos últimos dias tem levado ao regresso de muitos atletas à competição.

Apesar desta nova realidade, a magia da NBA continua bem presente em todos os encontros, com atuações individuais incríveis, jogadas que merecem ser vistas e revistas vezes sem conta e partidas decididas no último segundo. Numa altura em que se caminha para metade da época, Cleveland Cavaliers e Memphis Grizzlies têm sido duas agradáveis surpresas. 

NBA Livestream

No Este, conferência atualmente liderada pelos Chicago Bulls, os Cavs são atualmente quinto classificados, com 21 vitórias em 37 jogos, e à frente de equipas como os Philadelphia 76ers, que na última temporada acabaram em primeiro na fase regular, ou dos Atlanta Hawks, finalista vencido na final de conferência no ano passado, isto só para citar algumas. No Oeste, os  Grizzlies estão no quarto posto, atrás das três melhores equipas da atualidade da NBA (Golden State Warriors, Phoenix Suns e Utah Jazz) e à frente, por exemplo, dos dois conjuntos de Los Angeles, Clippers e Lakers.

Na última temporada, os Cavs foram uma das piores equipas da liga, enquanto a formação de  Memphis acabou a fase regular em nono, o que lhes possibilitou disputarem o play-in. Aí, venceu os San Antonio Spurs e os Golden State Warriors, seguindo desta forma para os playoffs, onde caiu logo na primeira ronda aos pés dos Utah Jazz. Ainda assim, terem chegado tão longe já foi surpreendente.

Este ano, ambos os conjuntos têm superado as expetativas e defrontaram-se logo no arranque da nova temporada, com os Grizzlies a venceram por 132-121. Os Cavs já tiveram duas sequências de quatro triunfos e uma de seis em dezembro de 2021 e, durante a qual, venceram “apenas” os Bulls, líder de conferência, os Miami Heat, candidatos a chegarem longe este ano, e os campeões Milwaukee Bucks. 

No caso dos forasteiros, o melhor momento da época traduziu-se em dez vitórias em 11 encontros, sendo que num desses triunfos cilindraram os Oklahoma City Thunder, por 152,76, naquele que foi o jogo com maior diferença pontual na história da NBA. O curioso é que os Grizzlies viveram este período vitorioso sem o seu melhor jogador, Ja Morant, que esteve de fora devido a lesão.

Se até aqui os Cavs deram boa conta do recado, a grande incógnita é o que irá acontecer até final da época, devido às recentes lesões graves em jogadores importantes. Falamos de Collin Sexton e do espanhol Ricky Rubio que não jogam mais esta época e que juntos valiam 30 pontos por partida, mais oito ressaltos e quase nove assistências – para o lugar do espanhol, os Cavs foram buscar esta semana o veterano base Rajon Rondo aos Los Angeles Lakers. 

Para este duelo com os Grizzlies, a equipa da casa também não pode contar com Darius Garland, devido ao protocolo de segurança relacionado com a Covid-19. Mas nem tudo são más notícias, já que há outros jogadores em boa forma, como o veterano Kevin Love e os postes Jarrett Allen e Evan Mobley. Do lado forasteiro também há ausentes de luxo, como Dillon Brooks, o segundo melhor marcador da equipa, atrás de Ja Morant, e De’Anthony Melton, entre outros.

Quem levará a melhor neste duelo de surpresas: Cavs ou Grizzlies?