Não há nada como um jogo 7 nos playoffs da NBA. É a partida que tudo decide numa eliminatória e qualquer erro pode ser fatal. A bola “queima”, o público faz mais barulho que nunca e há sempre jogadores que ficam aquém do esperado neste encontro decisivo, enquanto outros dão o passo em frente e assumem-se como o elemento que desequilibra. Foi isso que aconteceu no domingo, dia 15 de maio, no TD Garden, em Boston, com os Celtics a terem em Grant Williams o herói improvável na vitória diante dos campeões Milwaukee Bucks e que eram os principais favoritos à conquista do título.
Os verdes de Boston venceram por 109-81 e seguiram em frente para a final do Este, em que vão medir forças com os Miami Heat, isto numa repetição do que aconteceu há dois anos – na altura, o conjunto da Florida venceu, acabando depois de perder na final da NBA diante dos Los Angeles Lakers.
Quando toda a gente esperava que fossem Jayson Tatum ou Jaylen Brown a guiarem os Celtics ao triunfo, Grant Williams surpreendeu tudo e todos e fez o melhor jogo da carreira, acabando a partida com 27 pontos, com sete triplos marcados em 18 tentativas. Com estes números atrás da linha de três pontos, o extremo juntou-se a Stephen Curry e Marcus Morris como os únicos basquetebolistas a marcarem sete triplos num jogo 7.
Escolhido pelos Celtics na posição 22 do Draft de 2019, o jovem jogador de 23 anos saltou para o cinco inicial nesta eliminatória, depois da lesão do poste Robert Williams III, e tem sido a principal surpresa da equipa nestes playoffs. Defende bem e é mortífero nos lançamentos de três pontos, principalmente, nos cantos. Além de Williams, Jayson Tatum e Jaylen Brown também estiveram em bom plano, com 23 e 19 pontos marcados, respetivamente.
O que fez a diferença neste encontro foram os triplos, com os Celtics a marcarem 22 contra apenas quatro dos Bucks. Até agora, nunca nenhuma equipa tinha conseguido apontar tantos lançamentos de longa distância num jogo 7 do melhor campeonato de basquetebol do mundo.
Nos Bucks, Giannis Antetokounmpo esteve no nível do costume, com 25 pontos e 20 ressaltos e nove assistências, mas depois de um início de partida em que levou tudo à frente, foi perdendo gás na segunda metade e a equipa ressentiu-se disso mesmo. Os Bucks estiveram ainda em vantagem no primeiro período, com o parcial de 26-20, mas nos restantes três a equipa da casa não deu hipóteses (28-17, 31-21, 30-17).
Apesar da eliminação, Giannis Antetokounmpo conseguiu um feito inédito na história da liga, já que é o primeiro jogador a terminar uma série nos playoffs com pelo menos 200 pontos, 100 ressaltos e 50 assistências – conseguiu 237/103/50.
O primeiro jogo da final da conferência Este entre os Miami Heat e os Boston Celtics está marcado para a madrugada de quarta-feira na Florida e começa às 01h30, hora portuguesa.