Os Memphis Grizzlies recebem na noite de quarta-feira os Brooklyn Nets e este é um duelo que coloca frente a frente a principal surpresa da temporada e uma das maiores desilusões da NBA. Podes apostar neste jogo no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da ronda, e fica desde já a saber que os visitados são favoritos.
Atualmente, seja qual for o desporto, arriscamo-nos a dizer que não há outra equipa que seja claramente mais forte fora de casa do que quando atua perante o seu público, como acontece com os Brooklyn Nets. É que a novela Kyrie Irving ainda não acabou, com o talentoso jogador a só poder atuar nos encontros fora de Nova Iorque, devido às regras do estado norte-americano para os não vacinados. E só para se ter noção do impacto de Irving nos Nets, o número 11 marcou 50 e 60 pontos em dois dos últimos três encontros da equipa.
No total da época, a formação de Brooklyn apresenta 16-19 no Barclays Center e 22-15 a jogar longe de casa. Numa altura em que faltam cerca de dez jogos para o fim da fase regular, os Nets continuam muito longe de onde andaram até dezembro, altura em que Kevin Durant se lesionou e a equipa entrou numa sequência de onze desaires consecutivos – chegaram a ser líderes da conferência. O conjunto liderado por Steve Nash é apenas oitavo no Este, mas apesar desta posição surpreendente, uma coisa é certa: nenhum adversário quer apanhá-los no playoffs, principalmente, logo na primeira ronda.
Com as aquisições efetuadas em fevereiro, altura em que receberam Ben Simmons (ainda não jogou), Andre Drummond e Seth Curry, por troca com James Harden, os Nets ficaram mais fortes e venceram seis dos últimos 10 jogos, três deles nas deslocações mais recentes. Durant, com quase 30 pontos de média por partida, é o melhor marcador da equipa, seguido por Irving com 27.
Escolhido na segunda posição do Draf de 2018 pelos Memphis Grizzlies, Ja Morant é o atleta mais espetacular da atualidade na NBA, com jogadas incríveis, passes teleguiados e vários momentos que aparecem nos “highlights” das partidas. O base de 22 anos lidera a equipa sensação desta temporada, já que os Grizzlies asseguraram desde muito cedo uma posição confortável no Oeste, a qual não estava nas previsões dos analistas. Como se isso não bastasse, são atualmente segundos, apenas atrás dos Phoenix Suns, equipa que tem o melhor registo da liga.
O salto da equipa de uma temporada para a outra (em 2020/21 os Grizzlies foram nonos e caíram na primeira ronda dos playoffs) está ligado à subida de Morant, que passou a ter quase 28 pontos por jogo, quando na época anterior andou nos 19. Durante a fase regular, muitos comentadores e ex-jogadores têm defendido que Morant devia ser o MVP da fase regular e também há quem diga que tem mais talento que Michael Jordan. O futuro nos dirá até onde pode chegar.
Já nesta temporada da NBA, a máquina ofensiva dos Grizzlies entrou para a história da NBA, quando a equipa cilindrou os Oklahoma City Thunder, por 152,76, naquele que foi o jogo com maior diferença pontual na história da liga. O base, que pela primeira vez foi selecionado para o Jogo das Estrelas, tem sido bem secundado por Dillon Brooks e Desmond Bane, com 18 e 17 pontos, respetivamente. Debaixo das tabelas, Steven Adams manda naquilo tudo e tem quase dez ressaltos por partida. A formação de Memphis é também das melhores a defender, liderando vários rankings relacionadas com o meio-campo defensivo, como seja nos desarmes de lançamento.
Nos últimos dez jogos, os Grizzlies venceram sete e em casa apresentam 24-10. De realçar ainda que o conjunto de Memphis bateu os Nets nos cinco confrontos mais recentes, por isso, Durant e companhia sabem que não vão ter vida fácil.
Quem levará a melhor neste duelo escaldante: Grizzlies ou Nets?