Os Denver Nuggets recebem, na madrugada de segunda para terça-feira, os Philadelphia 76ers, no jogo grande da ronda da NBA. Os visitados são líderes da Conferência Oeste, enquanto os forasteiros ocupam o terceiro posto no Este, atrás de Milwaukee Bucks e Boston Celtics. Este encontro tem ainda o aliciante de colocar frente a frente Nikola Jokic e Joel Embiid, os dois principais candidatos a MVP da fase regular.

Os Nuggets registam 50 triunfos em 74 jogos, com apenas seis derrotas em 37 encontros a atuar em casa, já os Sixers apresentam 49 vitórias e 25 desaires e, como visitantes, vão em 23 triunfos em 37 desafios. A formação de Denver chega a este duelo na sequência de três resultados positivos, o último dos quais com os Milwaukee Bucks (129-106), líderes do Este, resultado que puxou a moral da equipa para cima, isto depois de cinco desaires nos seis jogos anteriores, sequência que fez soar os alarmes na equipa, uma vez que a quebra de forma da formação de Denver numa fase tão adiantada da temporada poderia hipotecar um arranque bem sucedido nos playoffs, que começam já em abril.

Por outro lado, conjunto de Filadélfia contabiliza três derrotas nos últimos quatro jogos disputados, com Chicago Bulls, Golden State Warriors e Phoenix Suns. Isto depois de ter conseguido oito triunfos consecutivos e em todos eles Joel Embiid anotou mais que 30 pontos por partida. Quando faltam disputar oito encontros para ambos os conjuntos, quer Nuggets quer Sixers ainda não têm os respetivos objetivos seguros. O líder do Oeste tem os Memphis Grizzlies a uma distância de quatro triunfos, com menos um jogo disputado, já a formação de Filadélfia procura ainda ultrapassar os Celtics, que neste momento têm mais duas vitórias. Posto isto, nenhuma das equipas quer obviamente perder este duelo.

Nos últimos cinco confrontos entre estas duas equipas, os Nuggets venceram três e os Sixers dois, sendo que o conjunto de Filadélfia bateu o rival em janeiro, na única partida disputada esta temporada entre as duas organizações. Neste encontro, Embiid puxou dos galões e registou 47 pontos e 18 ressaltos na vitória por 126-119.

A luta pelo troféu de MVP está ao rubro

As principais estrelas das equipas são, também, os dois jogadores que mais têm brilhado nesta fase regular e os favoritos à conquista do galardão de MVP, distinção que nos últimos dois anos caiu para o lado de Jokic, sempre com Embiid a ficar em segundo e muito perto do poste sérvio. 

Esta temporada, há quem defenda que o prémio não vai fugir ao gigante camaronês dos Sixers, que tem sempre digerido mal as derrotas nas duas épocas transatas.  Embiid apresenta 33,3 pontos por jogo, números que o colocam no topo da lista dos melhores marcadores da liga, e ainda 10,2 ressaltos e 4,2 assistências. Já Jokic leva 24,9 pontos, 11,8 ressaltos e 9,9 assistências, o quer quer dizer que está quase, quase a ter médias de triplo-duplo e, se voltar a ser eleito, pela terceira vez, MVP da fase regular, iguala o feito de Wilt Chamberlain, Bill Russell e Larry Bird.

Para este encontro, os Sixers não podem contar com James Harden, lesionado, ele que é a segunda estrela da equipa e tem estado ao seu melhor nível, com 21, pontos, 6,3 ressaltos e 10,8 assistências por partida.  Na formação de Filadélfia destaque ainda para o bom momento de Tyrese Maxey (20,4 pontos) e de Tobias Harris (15). Nos Nuggets, Michael Porter Jr. está em dúvida, ele que é o terceiro melhor pontuador da equipa, com 17,2, só atrás de Jokic e Jamal Murray, este com 20,2 pontos e seis assistências por encontro. Para terminar, fica ainda a saber que a formação da casa é favorita à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.

Prémio