No início da temporada da NBA, uma possível final entre Brooklyn Nets e Los Angeles Lakers pairava no ar como sendo o mais que provável desfecho desta época. Este duelo teria o aliciante de colocar frente a frente os dois jogadores mais mediáticos da atualidade: Kevin Durant e LeBron James.
Neste momento, se os Nets ocupam uma posição que vai de encontro ao seu potencial, no caso dos Lakers o caso muda de figura e, antes mesmo de pensarem em anéis de campeão, os californianos têm é que se preocupar em garantir um vaga nos playoffs. Na madrugada de terça para quarta-feira, os Nets recebem os Lakers e podes apostar neste grande jogo no site da Betano.pt. Fica desde já a saber que o conjunto de Brooklyn é favorito à vitória.
Ainda não vai ser nesta partida que o tão aguardado duelo entre Kevin Durant e LeBron James vai acontecer, já que o astro dos Nets está lesionado. No primeiro jogo entre estas duas equipas nesta época, que teve lugar no último dia de Natal, o número 7 da formação de Brooklyn também falhou o embate com os Lakers, para desilusão dos fãs – os Nets venceram o rival em Los Angeles. Neste momento, Durant é o melhor marcador da liga, com 29,3 pontos de média por jogo, logo seguido por James, com 29.
Os dois conjuntos chegam a este encontro na sequência de derrotas: os Nets frente aos Minnesota Timberwolves e os Lakers com os Miami Heat. Os nova-iorquinos são segundos no Oeste, com 29 vitórias e 17 derrotas, já os californianos ocupam um preocupante oitavo lugar no Este, com mais desaires que triunfos (24-23).
As duas equipas apresentam nos últimos dez encontros um saldo de 50 por cento (cinco vitórias e outras tantas derrotas) o que demonstra que não estão a atravessar um bom momento. Nos Nets, se é verdade que Kevin Durant faz muita falta, também é um facto que os Nets têm contado com Kyrie Irving nos jogos fora de casa, ele que não quer ser vacinado e por isso não pode jogar em Nova Iorque, estado onde está situada a equipa de Brookyn.
Além disso, têm contado com os restantes principais jogadores, como James Harden, Patty Mills e LaMarcus Aldridge. E se por enquanto os nova-iorquinos ainda estão na luta pelo primeiro lugar da conferência, é preciso relembrar que Durant ainda vai estar de fora algumas semanas, por isso, ou a equipa encontra outra vez o caminho das vitórias, ou se continua a perder tanto como ganha, arrisca-se a tombar na classificação.
Do lado forasteiro os problemas são maiores e bem visíveis desde o início da temporada. É que os californianos contrataram um “camião” de veteranos, apostando em atletas experientes e que estão sedentos em ser campeões. Russell Westbrook, de 32 anos, é a aquisição mais sonante e trocou os Washington Wizars pelos Lakers. Carmelo Anthony (37 anos), Trevor Ariza (36), Dwight Howard (35), DeAndre Jordan (33) foram outros os “velhotes” contratados. Só que as peças não se andam a encaixar bem e as críticas ao estilo de jogo da equipa têm se sucedido.
A opinião dos comentadores e antigos jogadores é unânime: a equipa foi mal formada e não tem o que é preciso para ser campeã. O principal alvo tem sido Russell Westbrook, que parece ser um corpo estranho na forma de atuar dos Lakers e cuja saída da organização tem dado azo a muitas conversas e rumores. Além disso, Anthony Davis tem estado lesionado e os postes veteranos Dwight Howard e DeAndre Jordan tanto parecem contar para o treinador Frank Vogel, como de seguida não atuam sequer um segundo. O que tem valido à equipa é a super forma de LeBRon James, que aos 37 anos anos parece estar aí para as curvas.
Em Brooklyn, quem será mais forte: Nets ou Lakers?