Quando na madrugada de quinta-feira os Atlanta Hawks começaram o seu jogo frente aos Brooklyn Nets, o conjunto da Geórgia era uma das duas equipas ainda invictas na NBA, contando com 3 vitórias em tantos outros jogos. Na madrugada de sábado, dia 2 de janeiro, no mesmo local e contra o mesmo adversário, o falcões procuram vingar a primeira derrota sofrida na competição frente a Kevin Durant e companhia, num jogo que pode acompanhar e apostar em direto e Ao Vivo com o LiveStream da Betano.pt.

A história recente na NBA diz que não vai ser fácil para os georgianos levarem a melhor sobre os nova-iorquinos. Na última temporada, os Nets venceram 3 dos 4 jogos que as equipas disputaram e ganharam 12 dos últimos 14 confrontos. Mas se há algo que este início de temporada já provou é que, seja por causa do ano atípico que todos estamos a viver, seja pela ausência de pré-época da NBA, ou pela falta de público, andamos a assistir a grandes surpresas e com candidatos ao título a perderem jogos por 30 e 40 pontos. Isto já para não falar dos resultados avolumados, em que claramente os ataques andam a dar baile às defesas.

Trae Young tem pontos para dar e vender

Fora dos play-offs nas últimas três temporadas, os Hawks têm sido uma das surpresas no arranque desta época da NBA. E apesar da derrota por 141-145 frente aos Nets, um dos candidatos ao título, voltaram a fazer boa figura. E não fosse um Kevin Durant super inspirado e provavelmente os forasteiros continuariam invictos. Os 33 pontos de Durant, mais os 25 da outra estrela, Kyrie Irving, fizeram mossa na equipa de Atlanta que, mais uma vez, teve em Trae Young o seu melhor elemento.

NBA
O treinador de Atlanta, Lloyd Pierce, com Trae Young

Já faltam elogios para descrever este início de temporada do base dos Hawks. Com média de 34 pontos por jogo, Young, de apenas 22 anos, é o motor do jogo ofensivo da sua equipa, isto sem esquecer também o bom momento dos colegas Bogdanovic e John Collins, os quais frente ao conjunto de Brooklyn marcaram 20 e 30 pontos, respetivamente.

O conjunto de Atlanta conseguiu importantes aquisições para esta época, principalmente, com as entradas de Rajon Rondo (Lakers), Danilo Gallinari (Thunder), Bogdan Bogdanovic (Kings), Onyeka Okongwu (Draft) e Kris Dunn (Bulls), aliando desta forma mais experiência à juventude e talento de Young e Collins.

Durant e Irving não andam a brincar em serviço

Se é verdade que os Hawks estiveram em bom plano frente aos Nets, é justo dizer-se que a equipa da casa puxou dos galões de favorito e não facilitou. O conjunto liderado pelo inexperiente treinador Steve Nash entrou em grande esta temporada, vencendo de forma categórica os dois primeiros jogos e logo frente a outros candidatos, como são os Golden State Warriors e os Boston Celtics. Depois, seguiram-se duas derrotas, com Charlotte Hornets e Memphis Grizzlies. Neste último jogo, o treinador optou por fazer descansar as duas principais estrelas da equipa, Durant e Irving, e a verdade é que ambos reapareceram em bom nível frente aos Hawks.

NBA
Kyrie Irving, dos Brooklyn Nets

Contratados para ajudarem os Nets a chegar ao título em 2019/2020, a dupla foi fustigada por lesões. Durant esteve fora a temporada inteira, devido a lesão no tendão de Aquiles, enquanto Irving só disputou 20 partidas, por causa de problemas no ombro. Neste arranque de época, Steve Nash tem optado por dar algum descanso às suas principais estrelas, mas enquanto estão em campo, Durant e Irving têm feito a sua parte. E as estatísticas mostram isso mesmo, já que ambos contam com média de 28,3 pontos por jogo. Uma má notícia para os Nets foi a recente lesão de Spencer Dinwiddie, contraída na derrota com os Hornets. A rutura parcial do ligamento cruzado anterior do joelho direito vai afastar o base da competição o resto da temporada.

Recorde-se que devido à pandemia, a época regular vai ter apenas 72 jogos, ao invés dos habituais 82. Os play-offs estão agendados para 22 de maio de 2021 e o campeão deve ser conhecido o mais tardar no dia 22 de julho. Onde estarão os Nets e Hawks nessa fase da competição ainda não se sabe. Agora, o que já se sabe é que as duas equipas estão em grande forma e prometem um jogo intenso e com nota artística, quando se defrontarem outra vez este sábado. Vai haver surpresa, ou imperará a lei do mais forte?

NBA