Na madrugada de quarta para quinta-feira, os Brooklyn Nets recebem os Golden State Warriors, atuais campeões, no jogo grande da ronda da NBA. Podes apostar nesta partida no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da jornada, e fica desde já a saber que a formação de Nova Iorque é claramente favorita à vitória.

Neste momento, os Nets são quartos classificados no Este, com 19 vitórias e 12 derrotas, enquanto os Warriors, com 15 triunfos em 31 encontros, quedam-se pela 11ª posição no Oeste. Em casa, o conjunto de Brooklyn regista dez vitórias e cinco desaires e venceram nove dos últimos dez encontros que realizaram na liga. Por outro lado, os campeões que de momento estão fora de lugares de acesso aos próximos playoffs, têm um registo bastante desolador quando atuam fora de casa: são 14 derrotas em 17 deslocações. Nos últimos cinco encontros disputados entre as duas formações, os nova-iorquinos venceram três e perderem dois. 

Depois da tempestade, veio a bonança nos Nets

A formação de Brooklyn teve um arranque de época para esquecer, mas os problemas começaram bem antes do início da temporada, já que as principais figuras da organização, Kevin Durant e Kyrie Irving, pediram para serem trocados, e teceram duras críticas ao treinador Steve Nash. Ninguém saiu e, nos primeiros oito encontros, o conjunto só somou dois triunfos e de pouco valeu o recorde individual de Kevin Durant: o número 7 dos Nets foi o primeiro jogador na história da equipa a marcar pelo menos 25 pontos nos oito encontros iniciais de uma nova temporada – tornou-se ainda, aos 34 anos, o mais velho a conseguir este registo na história da liga. 

O treinador Steve Nash não resistiu aos maus resultados, tendo sido despedido e substituído pelo adjunto Jacque Vaughn. Kyrie Irving, a outra estrela dos Nets, foi suspenso por cinco jogos pela organização, devido ao seu apoio a um filme com conteúdo antissemita. Além disso, Durant criticou publicamente a qualidade dos colegas de equipa, numa altura em que os Nets acumulavam desaires. 

NBA Livestream

Mas tudo isso parece ter ficado para trás e, de facto, a equipa está transfigurada, e atravessa um excelente momento de forma, como prova o quarto lugar no Este. Ainda recentemente, Kevin Durant averbou novo recorde, ao juntar-se a LeBron James como os únicos jogadores a registaram pelo menos 30 pontos em 50 encontros por três equipas diferentes. Nesta altura, Durant e Irving valem, em média por jogo, quase 57 pontos, e deixam a larga distância os restantes colegas no capítulo da pontuação, com Nic Claxton a ser o terceiro principal marcador, com apenas 11 por partida – todos os outros estão abaixo dos 10 pontos por encontro.

Warriors a viver ressaca do título 

“Acho que há um pouco de ressaca do título, mas acredito que estamos começando a melhorar”, disse o treinador Steve Kerr, antes de mais uma derrota dos californianos fora de casa. E os números do campeão não são piores, porque quando jogam em casa têm um registo quase perfeito, com 12 vitórias em 14 encontros. O problema têm sido mesmo os encontros na condição de equipa forasteira. 

Outro aspeto negativo da equipa é que sofre muitos pontos, sendo a sexta pior defesa da liga. Se em casa o registo até é positivo, com apenas 109,9, como visitante esses números sobem para 123.1, o que implica que a equipa ofensivamente tem que estar a bom nível para vencer essas partidas, algo que não tem acontecido. 

Além disto, a época arrancou com um episódio de agressão no seio da equipa durante um treino, com o vídeo dessa situação a ser tornado público. Nas imagens, vê-se Draymond Green, um dos pilares dos Warriors, a esmurrar Jordan Poole, uma das novas coqueluches da organização. 

Outra situação que teve peso foi o mau arranque de Klay Thompson, com exibições muito aquém das expetativas, apesar de nos últimos jogos ter melhorado os seus números. Mas o principal revés foi a recente lesão de Stephen Curry, que o obriga a estar no estaleiro cerca de um mês. O lado positivo é que a ausência da estrela maior do conjunto campeão permitiu que Poole tivesse mais protagonismo, como se viu recentemente no triunfo diante dos Toronto Raptors, em que anotou 43 ponto, novo máximo pessoal. 

Estes duelos entre Nets e Warriors têm sempre o aliciante de colocar frente a frente Durant e os seus antigos companheiros de equipa, ele que foi bicampeão ao serviço da formação da Califórnia. Resta agora saber quem será mais forte, nesta madrugada de quarta para quinta: Durant e companhia ou os atuais campeões?

Tutorial