Com as equipas a terem em cima das pernas à volta de 35 jogos, já dá para perceber quem está bem posicionado para alcançar o objetivo de marcar presença nos playoffs da melhor liga de basquetebol do mundo. New Orleans Pelicans no Oeste e Philadelphia 76ers no Este são duas delas e medem forças na madrugada de sexta para sábado, com a formação de Nova Orleães a ser favorita à vitória, isto de acordo com as odds da Betano.pt para este jogo da NBA.
Neste momento, os Pelicans são primeiros no Este, com 22 vitórias e 12 derrotas, o mesmo registo dos Denver Nuggets. Já os Sixers ocupam atualmente o quinto lugar no Oeste, com 20 vitórias em 33 encontros, atrás dos Cleveland Cavaliers, dos Brooklyn Nets, dos Milwaukee Bucks e dos Boston Celtics.
Em casa, os Pelicans registam 15 triunfos e quatro derrotas na NBA e estão numa sequência de quatro vitórias consecutivas. Por outro lado, a formação de Filadélfia apresenta saldo negativo quando atua na condição de forasteira (oito derrotas em 14 partidas), mas nos últimos dez jogos venceu oito, o que demonstra o bom momento da equipa.
Os visitantes venceram quatro dos cinco duelos mais recentes com os Pelicans, três deles nos últimos três encontros. Frente a frente vão estar também o segundo melhor ataque da competição (os Pelicans) e a segunda defesa menos batida (os Sixers).
Nem o mais otimista adepto da formação de Nova Orleães acreditaria no início da temporada que a sua equipa iria estar a lutar pela liderança no Oeste. É que nos últimos anos os Pelicans raramente têm marcado presença nos playoffs, mas na temporada passada já demonstraram uma evolução nos resultados, ao terminarem a fase regular na nona posição, o que garantiu vaga no play-in. Depois, na primeira ronda dos playoffs foram derrotados pelos Phoenix Suns, por 4-2, mas deixaram boas indicações.
Há três momentos decisivos na melhoria da equipa nos últimos tempos: saiu o treinador Stan Van Gundy e entrou Willie Green para o seu lugar, a meio de 2021/22 a equipa recebeu CJ McCollum, vindo dos Portland Trail Blazers, em troca por Josh Hart, Nickeil Alexander-Walker, Tomas Satoransky e Didi Louzada, e Zion Williamson, a primeira escolha do Draft de 2019, regressou esta temporada à competição, isto depois de não ter jogado qualquer minuto na última época.
Neste momento, os Pelicans têm seis jogadores acima dos 10 pontos por média por encontro, sendo Zion Williamson o melhor marcador, com 25,8. Seguem-se Brandon Ingram, com 20,8, CJ McCollum, com 19,8, e Jonas Valanciunas, com quase 14, aos quais junta ainda cerca de 10 ressaltos por encontro. Na última partida, antes da receção aos Sixers, os Pelicans bateram os Minnesota Timberwolves por um ponto (119-118), num jogo em que todos os jogadores do cinco inicial anotaram pelo menos 10 pontos, com destaque para os 43 de Zion Williamson.
Quem tem Joel Embiid na equipa, está obrigado a apontar alto na NBA e os Sixers andam atrás de um título que lhes foge há muitos anos – o último foi em 1983. O poste camaronês tem sido dos principais jogadores da liga nas últimas temporadas, mas é sempre gerido com pinças, por causa das inúmeras lesões que tem.
A seu lado, James Harden é a outra estrela da formação de Filadélfia e, ao contrário de outros anos, começou a nova época em boa forma, mas uma lesão muscular afastou-o da equipa durante alguns jogos. Com as ausências dos dois, ou às vezes de apenas um, os resultados ressentiram-se, mas isso agora é passado. Os Sixers chegam a este encontro com oito vitórias nos últimos dez encontros disputados – perderam o último diante dos Washington Wizards, apesar dos 48 pontos de Embiid.
O poste camaronês tem andado com a mão quente, porque além destes 48 pontos anotados, registou 35 e 44 nos dois anteriores, e é atualmente o melhor marcador da NBA, com média de 33,7 por partida. Já Harden, apresenta 20 pontos por jogo, aos quais junta mais de 11 assistências.
Além destes dois, os Sixers contam também com o talento de Tyrese Maxey (22 pontos por jogo) e de Tobias Harris (16) e a experiência de PJ Tucker. Todos juntos formam uma equipa consistente e muito perigosa no ataque.
Quem será mais forte na madrugada de sexta-feira para sábado: Pelicans ou Sixers?