Numa época normal da NBA, a fase regular tem 82 jogos e depois disputam-se os Playoffs, que culminam com a final do campeonato e atribuição do título de campeão. Esta temporada, fruto das circunstâncias atípicas provocadas pela pandemia da Covid-19, a organização da melhor liga de basquetebol do mundo decidiu fazer algumas alterações. Em vez dos habituais 82 encontros, as equipas apenas disputaram 72 e, antes do arranque dos Playoffs, há uma fase intermédia, chamada de Play-In, de 18 a 21 de maio, na qual as equipas classificadas entre o 7º e 10º lugar disputam as últimas duas vagas disponíveis em cada Conferência na fase a eliminar – começa no dia 22 de maio.
Até esta época, os oito primeiros classificados de cada Conferência da NBA garantiam automaticamente um lugar na fase a eliminar. Com o , apenas as seis equipas melhores colocadas é que passam diretamente para os Playoffs. O sétimo joga com o oitavo da respetiva Conferência e o nono com o décimo. O vencedor do confronto entre o sétimo e oitavo segue em frente, enquanto o derrotado vai jogar com o vencedor do duelo entre o novo e décimo. Quem ganhar este jogo, também ruma aos Playoffs. Resumindo: o sétimo e oitavo só precisam de um triunfo, enquanto o nono e décimo precisam de vencer duas partidas para disputarem a fase a eliminar da NBA.
No Este, os Boston Celtis (7º) recebem os Washington Wizards (8º), enquanto os Charlotte Hornets (10º) visitam os Indiana Pacers (9º). A Oeste, todas as atenções recaem na receção dos Los Angeles Lakers (7º) aos Golden State Warriors (8º). No outro jogo desta conferência os Memphis Grizzlies recebem os San Antonio Spurs. Pode apostar nestes jogos no site da Betano.pt.
Das oito equipas que garantiram um lugar nesta fase intermédia do melhor campeonato do mundo de basquetebol, quatro delas estão entre as cinco mais tituladas na história da NBA. Celtics e Lakers contam com 17 anéis de campeão, os Warriors vão em seis e os Spurs em cinco. Só os Chicago Bulls, com seis títulos, são a única formação entre as organizações de maior sucesso que não marca presença no Play-In.
No caso dos verdes de Boston o último título foi em 2008, mas antes disso a seca já era longa. Os Celtics não ganhavam desde os anos 80 e tiveram a sua melhor fase nos anos 60, com oito títulos consecutivos, o que é um recorde até hoje. Em relação às outras três formações, estas têm dominado a competição deste o início dos anos 2000. Os Lakers, atuais campeões em título, venceram seis campeonatos (2000. 2001, 2002, 2009, 2010 e 2020), os Warriors foram a cinco finais seguidas, tendo ganho três títulos (2015, 2017 e 2018) e os Spurs foram os mais fortes em 1999, 2003, 2005, 2007 e 2014.
É o jogo mais mediático deste Play-In. Frente a frente vão estar duas das principais figuras dos últimos anos da NBA: LeBron James e Stephen Curry, que acabou a fase regular como melhor marcador, com média de 31,8 pontos por jogo, e é apontado como um dos grandes favoritos a receber o prémio MVP. Se o conjunto de Los Angeles até começou bem a temporada, as lesões de Anthony Davis e de LeBron James valeram uma queda vertiginosa na classificação, deixando os atuais campeões na sétima posição e a ter que disputar esta fase. Já os Warriors fizeram o percurso inverso. No início da época os comandados de Steve Kerr sofreram várias derrotas pesadas e não se previa nada de bom para os Warriors. Só que a certa altura os triplos de Curry começaram a entrar, uns atrás dos outros, e os californianos ainda foram a tempo de subir na classificação até ao oitavo posto. Nas últimas cinco vezes que os dois conjuntos se defrontaram os Lakers venceram três jogos e os Warriors dois.
Os verdes de Boston chegam a este jogo decisivo, provavelmente, na pior forma da época, e sem uma das principais figuras da equipa, Jaylen Brown, de fora por lesão. Desta forma, o peso da responsabilidade vai recair mais em Jason Tatum, que espera ter o colega Kemba Walker em bom plano, para assim conseguirem levar a equipa aos Playoffs da NBA. Mas não vão ter tarefa fácil. Do outro lado estão uns super motivados Wizards, que durante muito tempo foram a equipa com pior registo de vitórias e derrotas nesta temporada. Russell Westbrook e Bradley Beal são as principais figuras do conjunto da capital e estão grande forma, tendo o primeiro batido recentemente o mítico recorde de triplos-duplos de Oscar Robertson. Já Beal, foi o segundo melhor marcador da fase regular, com 31,4 pontos por jogo. Nos últimos cinco confrontos, os Wizards venceram três e os Celtics dois.
Esperava-se mais dos Indiana Pacers, depois de um início de época promissor. Já no caso do conjunto de Charlotte, a equipa foi muito assolada por lesões nos seus principais jogadores, o que fez com que caíssem na classificação, numa temporada em que estavam a ser uma agradável surpresa. Ambas as equipas chegam a esta fase com um registo negativo de vitórias e derrotas e o vencedor deste encontro jogará com o derrotado do embate entre Celtics e Wizards, por isso, prevê-se um caminho difícil para qualquer uma das equipas para se apurarem para os Playoffs. As principais figuras dos Pacers são Domantas Sabonis e Malcolm Brogdon, enquanto nos Hornets o rookie LaMelo Ball, Terry Rozier e Gordon Hayward têm sido os jogadores mais importantes da equipa. Nos últimos cinco encontros entre ambos, os Pacers venceram três, mas os Hornets triunfaram nos dois últimos jogos.
Na última jornada na fase regular, os Memphis Grizzlies perderam com os Golden State Warriors, resultado que os empurrou para este nono lugar, enquanto os californianos ficaram assim em oitavo. Já no caso dos Spurs, esta foi uma temporada sem grande brilhantismo, nem grandes saltos na tabela classificativa ao longo do ano. Esta época, ambos os conjuntos venceram na receção ao adversário, em jogos em que a pontuação foi elevada. Os Grizzlies contam com a boa forma de Ja Morant, Dillon Brooks e Jonas Valanciunas para levarem de vencida os texanos. No lado dos forasteiros, DeMar DeRozan está um degrau acima de todos os outros colegas de equipa. Ainda assim, Dejounte Murray e Derrick White têm realizado bons jogos nos últimos tempos. Quem vencer este jogo, defronta o derrotado saído do encontro entre Lakers – Warriors.