Há quem diga que a verdadeira temporada da NBA só começa em abril, que é quando arrancam os playoffs da melhor liga de basquetebol do mundo, isto porque a fase regular já não é o que era. O ritmo é menos intenso, as equipas defendem mal e muitas das principais estrelas falham vários jogos para se pouparem, algo que nos anos 80 e 90 era impensável acontecer com jogadores como Michael Jordan, Larry Bird, Magic Johnson, entre outros. Ainda assim, esta continua a ser uma liga muito especial e que oferece momentos incríveis aos fãs da modalidade. Depois de 82 jogos da fase regular, e do Play-In, as melhores equipas seguiram em frente para os Playoffs da NBA, os quais já arrancaram com os primeiros jogos da ronda inicial. Como de costume, podes Ver ao Vivo em LiveStream e apostar nos jogos da NBA no site da Betano.pt.
Se no passado recente, já houve épocas em que chegados a esta altura, havia equipas que estavam claramente acima de todas as outras, nestes playoffs está tudo em aberto, já que o leque de favoritos está muito equilibrado, como mostram as odds da Betano.pt, no mercado de campeão. Os Milwaukee Bucks, campeões em 2021, são a formação melhor colocada para conquistar o título, seguidos dos Celtics, finalistas vencidos em 2022, e dos Phoenix Suns, derrotados pelos Bucks em 2021.
Nos Bucks,a estrela maior é Giannis Antetokounmpo, embaixador global da Betano, e que tem mais de 30 pontos e 11 ressaltos de média por jogo. Numa segunda linha, Jrue Holiday, 19 pontos e sete assistências, e Brook Lopez, 15 pontos, são jogadores importantes na manobra defensiva e ofensiva da equipa. Khris Middleton, se estiver em condições físicas, é outra peça chave dos Bucks, mas esta temporada tem sido muito massacrado por lesões.
Em Boston vive uma equipa que manteve a base da época anterior, em que chegou às finais da NBA, tendo acrescentado elementos importantes para a rotação durante os jogos. Jayson Tatum (30 pontos) e Jaylen Brown (26) estão acima de todos os outros e são as estrelas dos Celtics. Além deste duo, Malcolm Brogdon, vindo dos Indiana Pacers, Marcus Smart, um dos melhores defensores da liga, e o poste Robert Williams III são outros nomes que merecem destaque na formação orientada por Joe Mazzulla, que está na sua época de estreia como treinador principal.
A fechar o pódio dos favoritos estão os Phoenix Suns, que desde a chegada de Kevin Durant, vindo dos Brooklyn Nets, passaram a ter hipóteses reais de conquistar o primeiro título da organização. Finalistas em 2021, ficaram aquém das expetativas em 2022 e esta temporada não demonstravam argumentos suficientes para serem incluídos na lista de favoritos, só que com KD o caso muda de figura. Bicampeão pelos Golden State Warriors, o atual 35 dos Suns é ainda um dos melhores jogadores da liga e, caso não tenha lesões durante os playoffs, será certamente a principal arma da equipa para ir longe nesta fase, ao lado de Devin Booker, que era até à chegada do ex-Nets a estrela maior da formação de Phoenix. Os dois juntos valem quase 54 pontos por partida e ainda há o poste Deandre Ayton (18 pontos) e o base Chris Paul (14 pontos e nove assistências), peças importantes no cinco inicial de Monty Williams.
Atrás do trio já mencionado, há uma segunda linha de equipas favoritas ao título da NBA. Em quarto lugar, estão os Philadelphia 76ers, seguidos dos Golden State Warriors, os campeões em título, e dos Denver Nuggets, equipa que teve o melhor registo na fase regular. Em Filadélfia, Joel Embiid e James Harden andam há anos a salivar por um anel de campeão e, esta época, apostam tudo na conquista do título, ou não estivéssemos a falar de uma formação que conta com o melhor marcador da fase regular (Embiid, com 33 pontos de média) e o jogador com mais assistências (Harden, com 10,7).
Depois do título conquistado na temporada passada, esperava-se mais dos Warriors, mas os californianos não foram além do sexto lugar no Oeste. Ainda assim, e com toda a gente saudável, são um adversário temível e com muita experiência acumulada nestas andanças, ou não tivesse jogadores que contam já com quatro títulos de campeões, como Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green, que são ainda as principais figuras da equipa liderada por Steve Kerr.
Em Denver mora a equipa que teve o melhor registo na fase regular e que conta nas fileiras com o MVP das duas últimas temporadas, o poste sérvio Nikola Jokic. Nas épocas mais recentes os Nuggets têm sempre alcançado bons resultados durante o ano, mas depois ficam aquém nos playoffs, sendo certo que em 2021/2022 não puderam contar com Jamal Murray, a outra figura da equipa. Agora, com toda a gente saudável, a formação de Denver tem boas hipóteses chegar longe nesta fase a eliminar. Jokic lidera três estatísticas dos Nuggets (24,5 pontos, 11,8 ressaltos e 9,8 assistências), enquanto Murray apresenta 20 pontos por partida, enquanto Michael Porter Jr fica-se pelos 17, ele que é outra peça importante do cinco inicial.
Por último, de destacar a presença dos Los Angeles Lakers nos playoffs, isto depois de terem superado com sucesso o play-in. Uma equipa que tem LeBron James e Anthony Davis, mesmo que as odds à partida não lhes sejam favoráveis, tem sempre que ser considerada candidata ao título.