Depois da derrota no primeiro jogo da final da NBA, os Miami Heat entraram determinados em “roubar” o fator casa aos Denver Nuggets na segunda partida desta série e foram bem sucedidos, vencendo por 111-108. Jamal Murray ainda tentou levar a partida para prolongamento, mas falhou um triplo em cima da buzina. Podes apostar em todos os encontros no site da Betano.pt e, fica desde já a saber, que Nuggets são favoritos à vitória no terceiro duelo, agora na Florida, e que se realizará de quinta para sexta-feira.

Ao chegar aos playoffs na sequência de um oitavo lugar na fase regular, a formação da Florida sabe, desde o início, que para passar eliminatórias tem que vencer jogos fora de casa. E foi isso que aconteceu mais uma vez, agora em Denver. No segundo jogo da final, os Heat entraram muito bem na partida, mas ao intervalo já perdiam por 57-51 e, à entrada para os derradeiros 12 minutos, o resultado era favorável ao conjunto da casa, por 83-75. Só que estes sete pontos de desvantagem rapidamente desapareceram, com Duncan Robinson a marcar oito pontos seguidos e, num ápice, os forasteiros passaram para a frente do marcador e aí ficaram até ao fim. 

Apesar da derrota dos Miami Heat, Jokic foi o homem do encontro, com 41 pontos e onze ressaltos, números insuficientes para evitar o desaire dos Nuggets. Nos forasteiros, Gabe Vincent (23 pontos, com quatro em seis de triplos), Bam Adebayo (21 pontos e nove ressaltos) e Jimmy Butler 21 pontos e nove assistências) foram os melhores, numa equipa em que a a percentagem de acerto na longa distância esteve quase nos 50% (17 em 35).

Sétima vitória depois de estar a perder por pelo menos dez pontos

Com este triunfo forasteiro, os Heat tornaram-se na equipa com mais vitórias numa única edição dos playoffs (13), isto chegando a esta fase na sequência da oitava posição na época regular. Além disso, são ainda a formação com mais vitórias como visitante nos playoffs: sete.  Para se ter noção da transfiguração dos Heat nesta fase da liga, os comandados de Erik Spoelstra venceram fora os Bucks em duas ocasiões, os Celtics por três vezes e, agora, colocaram um ponto final na invencibilidade caseira dos Nuggets, que já ia em nove partidas. Esta foi ainda a sétima vitória da formação da Florida nos playoffs, em encontros em que esteve a perder pelo menos por 10 pontos, empatando a melhor marca dos Warriors em 2022 e dos próprios Heat em 2011 e 2012.

No fim do encontro, Michael Malone, treinador dos Nuggets, não foi meigo com os seus jogadores. “Vamos falar sobre esforço. Hoje à noite, a equipa titular no início do jogo saiu atrás [Heat começou a vencer 10-2]. Além disso, no início do terceiro período, eles marcaram 11 pontos em dois minutos e dez segundos. E eles começaram o quarto período com 13-2. Isto não é a pré-temporada, não é a temporada regular, não é uma eliminatória qualquer dos playoffs. São as finais da NBA”, disse Malone. 

Percebe-se o desapontamento do treinador dos Nuggets, é que os Heat tinham perdido nove dos últimos dez jogos que realizaram com a formação de Denver e o último triunfo aconteceu na época 2019/20. 

Três anos depois, os Heat voltam à final de forma improvável

O que os Miami Heat têm feito nesta fase a eliminar da melhor liga de basquetebol do mundo é algo que ficará para sempre na história da competição, mesmo que percam a final com os Nuggets, que chegaram a esta fase com muito mérito, mas de uma forma mais previsível, já que estamos a falar da formação que teve o melhor registo no Oeste durante a fase regular e foi a segunda melhor no total, só atrás dos Bucks.

Os Miami Heat, que chegaram à final pela última vez em 2020 (sucumbiram perante os Lakers), tiveram que disputar o play-in, em que perderam primeiro com os Atlanta Hawks e depois bateram os Chicago Bulls, para assim garantirem a oitava posição e rumarem aos playoffs. Na primeira ronda derrotaram os Milwaukee Bucks, o principal candidato ao título, por 4-1, seguiram-se os New York Knicks (4-2) e, finalmente, os Boston Celtics (4-3) na final de Conferência, numa eliminatória imprópria para cardíacos, e vingaram desta forma a eliminação da época passada perante este adversário, nesta mesma fase da prova. 

Prémio