Na madrugada de quarta para quinta-feira há jogo grande da NBA em Filadélfia, com os Sixers a receberem os Boston Celtics, que conta agora com o português Neemias Queta, atualmente lesionado. Podes apostar nesta partida no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da ronda da melhor liga de basquetebol do mundo, e fica desde já a saber que os forasteiros são favoritos à vitória.

Ainda só estão disputados dez jogos da fase regular, a qual é composta por 82, mas já dá para perceber quem entrou bem nesta nova época, como sucede com Sixers e Celtics, equipas que lideram a Conferência  Este, com oito vitórias em dez jogos. Por isso, quem vencer esta partida ficará isolado no topo da classificação.

Sixers venceram o primeiro duelo da temporada

Os Sixers chegam a este jogo como começaram a época, ou seja, com uma derrota. Depois de terem perdido o primeiro encontro da fase regular, em Milwaukee, contra os Bucks, por um ponto (118-117), seguiram-se oito vitórias consecutivas, até novo desaire, desta feita, diante dos Indiana Pacers, e perante o seu público, por 132-126.

No caso dos Celtics, os verdes de Boston entraram a todo o gás na nova temporada, com cinco triunfos de rajada, mas depois seguiram-se duas derrotas consecutivas, isto antes de mais três vitórias seguidas. Os desaires aconteceram em Minnesota, com os Wolves, no prolongamento, por 114-109, e o outro foi na casa dos Sixers, por 106-103.

Estrelas começaram bem a época

No conjunto de Filadélfia, Joel Embiid, o MVP da última fase regular, tem estado com a mão quente neste arranque de temporada: tem cinco jogos com mais de 30 pontos marcados e um com 48, para uma média de 33,1 por partida – além de mais 11 ressaltos por jogo. A seu lado, Tyrese Maxey tem aproveitado muito bem a saída de James Harden para os Los Angeles Clippers, assumindo desta forma o papel de segunda estrela da equipa. O jovem base leva mais de 28 pontos marcados por encontro, sendo que na vitória diante dos Pacers anotou 50, um máximo de carreira – a isto junta ainda sete assistências de média por partida.

Se nos Sixers, há dois jogadores acima de todos os outros, nos Celtics há mais soluções ofensivas. Além dos crónicos Jayson Tatum e Jaylen Brown, Derek White e Porzingis começaram bem a temporada e têm sido importantes nos bons resultados alcançados. Tatum, com 28,4 pontos e 8,9 ressaltos, Brown, com 22,9 pontos e cinco ressaltos, Porzingis, com quase 20 pontos e cinco ressaltos, são os maiores perigos para a defesa dos Sixers.

Os principais favoritos ao título

Milwaukee Bucks e Boston Celtics são, de acordo com as odds da Betano.pt, as duas principais favoritas ao título. Para atacar a nova época, os dois conjuntos contrataram estrelas sonantes. Os Bucks, além de outros nomes para reforçar a rotação da equipa, foram buscar Damian Lillard aos Portland Trail Blazers, isto depois do base ter pedido para ser transferido, após 11 temporadas ao serviço da formação de Oregon. Para Lillard entrar teve que sair Jrue Holiday, com destino aos Boston Celtics, que por sua vez também contratou Kristan Porzingis, aos Washington Wizards. Outras saídas importantes nos verdes de Boston foram Marcus Smart, que rumou aos Memphis Grizzlies, e Robert Williams III, com destino aos Blazers.

Os Denver Nuggets, campeão em título, e os Phoenix Suns, a única equipa deste lote de favoritos que ainda não sabe o que é ser campeã da NBA, surgem atrás de Bucks e Celtics como candidatos ao título. Nos Nuggets, a organização manteve o cinco inicial, mas perdeu duas peças importantes na rotação, são eles Bruce Brown e Jeff Green, jogadores que foram importantes nos últimos playoffs, quer no ataque quer na defesa.

Já nos Suns, a equipa do Arizona reforçou-se bem para atacar o título, o qual é o principal objetivo da equipa nos próximos anos. A Devin Booker e Kevin Durant juntaram-se agora Bradley Beal, vindo dos Washington Wizards e que levou a que Chris Paul fizesse o caminho inverso (viria depois a ser trocado para os Warriors), e Jusuf Nurkic, que veio dos Blazers, envolvido na mega troca que colocou Lillard nos Bucks – e que implicou ainda a saída de DeAndre Ayton dos Suns com destino à formação de Portland. Além disto, a equipa tem novo treinador, Frank Vogel que foi campeão pelos Lakers na “bolha”.

Numa terceira linha de candidatos, isto tendo em conta as odds da Betano.pt, encontram-se, ao mesmo nível, os Golden State Warriors e os Los Angeles Lakers.  Os primeiros foram campeões pela última vez em 2021/22, já os rivais de Califórnia ficaram com os anéis em 2019/20, na famosa “bolha”, em que os jogos foram todos disputados no mesmo local, sem público, por causa da pandemia da Covid-19.

Warriors e Lakers partem para a nova temporada com o objetivo claro de lutar pelo título e reforçaram-se nesse sentido. O conjunto de Golden State foi buscar Chris Paul, mas em troca deu Jordan Poole aos Wizards, ele que era uma peça importante na equipa. Rudy Gay e Dario Saric, por exemplo, foram outras contratações, estas pensadas para dar maior profundidade à rotação da equipa, cujas estrelas continuam a ser Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green.

Nos Lakers, cujos nomes maiores são LeBron James e Anthony Davis, as entradas de Christian Wood, Jaxson Hayes, Cam Reddish e Gabe Vincent dão uma profundidade ao banco que pode ser fundamental ao longo da temporada. Muitos analistas apontam mesmo a formação de Los Angeles como aquela que melhor trabalhou no mercado de transferências.

Prémio