Os Philadelphia 76ers recebem na madrugada de quarta para quinta-feira os Miami Heat, num jogo em que estão presentes duas equipas que têm aspirações em chegar longe nos playoffs. Podes apostar nesta partida no site da Betano.pt e fica desde já a saber que os Sixers são favoritos à vitória. 

Tal como tem acontecido no futebol, os casos de Covid-19 têm aumentado nos últimos tempos no seio de várias equipas da NBA. Juntando a isto, as lesões normais que vão acontecendo ao longo de uma época, são raros os jogos da melhor liga de basquetebol do mundo em que não haja ausentes. E este não é exceção.

Sixers e Heat são duas das equipas mais fortes na conferência Este, mas olhando para a classificação atual, ninguém diria. O conjunto da Florida é quinto, com 16 vitórias e 12 derrotas, enquanto a formação de Filadélfia vem logo atrás, com menos um triunfo e mais um desaire. Em relação aos últimos dez jogos de cada equipa, os visitantes apresentam saldo negativo (seis derrotas e quatro vitórias, já os Sixers conseguiram cinco triunfos nas dez partidas mais recentes, e ambos chegam a este duelo na sequência de derrotas. 

Esta quebra de rendimento recente não é por acaso, tantas têm sido as ausências de lado a lado. Nos Sixers, o poste Joel Embiid, e a principal estrela da equipa, tem estado muitos jogos no estaleiro e, agora que parecia estar de volta definitivamente, voltou a lesionar-se. Além dele, Tobias Harris também já falhou alguns encontros, mas está de regresso, ao contrário de Seth Curry, que esteve ausente no último jogo da equipa e deve manter-se de fora durante mais alguns dias. 

NBA Livestream

Ben Simmons está por resolver nos Sixers

Ainda no capítulo das ausências, a organização de Filadélfia tarde em resolver o dossier Ben Simmons. O extremo de 25 anos ainda não jogou esta temporada e está a forçar a saída do franchise, que por seu lado, não está disposto a deixá-lo sair a preço de saldo. Recorde-se que o caldo ficou entornado nos playoffs da última temporada, quando o treinador Doc Rivers criticou publicamente a atuação do jogador. Depois disso, Ben Simmons não se apresentou no arranque dos trabalhos da nova época e começou a ser multado pela equipa. De seguida, lá decidiu comparecer e ainda fez uns treinos, mas foi uma realidade que não durou muito: alegou não ter condições psicológicas para continuar a treinar e tem estado ausente desde então. 

Meia NBA está interessada em garantir o concurso da estrela dos Sixers, mas o presidente da organização tem feito altas exigências às outras equipas para o deixar sair, o que tem inviabilizado o negócio. As notícias mais recentes apontam sete possíveis destinos para Simmons: Cleveland Cavaliers, Indiana Pacers, Minnesota Timberwolves, New York Knicks, Portland Trail Blazers, Los Angeles Lakers e Sacramento Kings, onde atua o português Neemias Queta.

Na Florida também mora uma equipa com problemas no que se refere a ausências de peso. Jimmy Butler e Bam Adebayo, as duas principais figuras da equipa, estão lesionados e os fãs andam a contar os dias para que ambos regressem às quadras, ou não estivéssemos a falar de dois jogadores que juntos valem 40 pontos, 16 ressaltos e nove assistências por jogo.

Jovens jogadores em destaque

O lado positivo destas ausências de lado a lado é que os jogadores de segunda linha têm tido mais protagonismo. Nos Sixers, o base Tyrese Maxey passou de suplente a titular, devido à indisponibilidade de Ben Simmons, enquanto nos Heat Tyler Herro tem andado com a mão quente e lidera a segunda unidade da equipa, isto quando começa a rotação durante os jogos. Maxey é o terceiro melhor marcador dos Sixers, com quase 17 pontos, já Hierro chega aos 20 e melhor que ele só mesmo Jimmy Buttler – estamos a falar de dois jogadores de apenas 21 anos e com um futuro bastante risonho pela frente. Além destes dois jovens, destaque ainda para Tobias Harris (18 pontos e oito ressaltos por jogo) nos Sixers e Kyle Lowry (14 pontos e oito assistências) nos Heat. 

Neste duelo sem as principais estrelas, quem será mais forte: Sixers ou Heat?

Calendário Natal