Philadelphia 76ers e Brooklyn Nets defrontam-se no início da madrugada de quinta-feira, dia 15, à meia-noite, na casa dos Sixers, num jogo que coloca frente a frente os primeiros classificados da Conferência Este da NBA. Os dois conjuntos têm sido, praticamente desde o início da temporada, as equipas mais fortes neste lado da competição, ocupando quase sempre os lugares cimeiros da classificação. Pode apostar neste grande jogo no site da Betano.pt e saiba que os visitados são favoritos.

Os dois conjuntos dividem a liderança da Conferência Este da NBA com 37 vitórias e 17 derrotas, faltando por isso 18 encontros por disputar para ambas as equipas. Nas últimas cinco vezes em que se defrontaram, os Philadelphia 76ers venceram quatro e só sofreram um desaire. Em casa, os Sixers contam 20 triunfos em 25 encontros, enquanto os Nets, como visitantes, apresentam 14 vitórias e 10 derrotas. Nas últimas dez partidas que disputaram, ambas as formações têm 6 vitórias e quatro derrotas. 

No que se refere às estatísticas das equipas, os Sixers marcam em média 113 pontos e sofrem 108, enquanto o conjunto de Brooklyn tem o segundo melhor ataque da NBA, com 118 pontos, mas sofre 114 pontos, algo que não é normal numa equipa que luta pelo título. Aliás, a fragilidade defensiva dos Nets tem sido assunto de conversa desde o início da temporada, já que a história da competição mostra que quem é campeão, por norma, é bom a defender. 

O trio de luxo que normalmente é um duo

Se é verdade que os comandados de Steve Nash não primam pela defesa, no ataque a história é outra. Ou não morassem em Brooklyn três dos melhores jogadores da atualidade: Kevin Durant, Kyrie Irving e James Harden. Juntos, marcam em média 80 pontos por jogo, mas o problema está mesmo no facto de raramente jogarem juntos. É que há sempre alguém lesionado neste trio de luxo, o que faz com que na maioria dos jogos só estejam disponíveis dois deles. Kevin Durant esteve muito tempo ausente e voltou recentemente a jogar. Ainda antes do seu regresso, foi a vez de  James Harden se lesionar, o que fez com que Kyrie Irving tivesse que carregar a equipa às costas sozinho. Atualmente, o “Barbas” ainda não conta para Steve Nash, mas as outras duas estrelas têm estado aptas. Resumindo, em 54 jogos que já disputaram até agora, os três basquetebolistas só atuaram juntos em sete encontros. 

Além deste trio de luxo, os Nets têm contado com os contributos importantes de Joe Harris, um dos melhores triplistas da atualidade, e que apresenta quase 15 pontos por jogo, assim como dos veteranos Jeff Green, LaMarcus Aldridge e Blake Griffin. Estes dois últimos aterraram em Brooklyn em março, depois de se terem desvinculado dos San Antonio Spurs e Detroit Pistons, respetivamente. 

Em poste que ganha não se mexe

Do lado dos Sixers, as lesões também atacaram a equipa e a principal baixa foi Joel Embiid, que só regressou recentemente à competição. E não se pode dizer que tenha perdido a boa forma. Ainda no último jogo, o poste marcou 38 pontos e liderou a equipa a mais uma vitória. Durante a sua ausência, o veterano Dwight Howard, campeão pelos Los Angeles Lakers na última temporada, teve mais minutos de jogo, mas com o regresso camaronês, voltou ao seu estatuto de suplente de luxo. Com quase 30 pontos por jogo, não há dúvidas que Joel Embiid vai ser a principal dor de cabeça para os Nets, até porque, o conjunto de  Brooklyn tem sentido muitas dificuldades quando apanha pela frente equipas que apostam no jogo interior, como se viu recentemente na derrota frente aos Los Angeles Lakers, em que os jogadores grandes dos californianos fizeram o que quiseram dos adversários. Mas os Sixers não são apenas Embid. Tobias Harris tem estado em bom plano, com 20 pontos por jogo, logo seguido por Ben Simmons, com 14 pontos, 7 ressaltos e 7 assistências por partida.

Este jogo não decide nada, até porque ainda faltam 18 encontros até ao fim da fase regular da NBA. Mas uma coisa é certa, ganhar ao principal rival é coisa para dar moral a qualquer equipa. E há sempre a ter em conta que quem acabar em primeiro lugar no Este, tem a seu favor o fator casa, isto quando se chegar aos play-offs do melhor campeonato de basquetebol do mundo. Neste duelo de titãs, quem será mais forte: os Sixers, ou os Nets?