Os Phoenix Suns estão bem posicionados para seguir em frente nos playoffs da NBA, já que vencem os Los Angeles Clippers por 3-1 e podem fechar a eliminatória no próximo encontro e diante do seu público, no Arizona. Devin Booker e Kevin Durant, como seria esperado, estão a ser as principais figuras da equipa.
Os Suns, que viram o seu estatuto reforçado de candidatos ao título com a aquisição recente de Durant, vindo dos Brooklyn Nets, entraram em falso nesta primeira ronda dos playoffs, já que perderam em casa o encontro inicial diante dos Clippers, numa partida em que Kawhi Leonard e Russell Westbrook estiveram em destaque. No segundo jogo, também em Phoenix, o conjunto da casa levou a melhor e restabeleceu a igualdade na eliminatória. Devin Booker, com 38 pontos e nove assistências, e Kevin Durant, com 25, foram as principais armas ofensivas do conjunto comandado por Monty Williams.
Se os Clippers já entraram nesta eliminatória desfalcados de Paulo George, depois do segundo jogo perderam Kawhi Leonard, e foi sem as duas principais estrelas da equipa que os californianos receberam em Los Angeles os Suns para o jogo 3 e 4 da ronda. Apesar da boa prestação do conjunto visitado, que vendeu a derrota bem cara em ambas as partidas, os forasteiros acabaram por ser mais fortes e agora estão apenas a um triunfo de rumarem às meias-finais da conferência Oeste.
No jogo 3, destaque para os 45 pontos de Booker e para os 28 de Durant. Já na partida seguinte, que deu vantagem de 3-1 aos Suns, os quatro principais jogadores dos visitantes foram fundamentais para mais este triunfo: Kevin Durant, com 31 pontos, 11 ressaltos e seis assistências, Devin Booker, com 30 pontos, nove ressaltos e sete assistências, Chris Paul, com 19 pontos e nove assistências, e Deandre Ayton, com 15 pontos e 13 ressaltos.
Com um total de 83 pontos anotados no segundo e terceiro encontro da eliminatória, Devin Booker tornou-se no primeiro jogador na história dos Suns a conseguir tal marca em duas partidas consecutivas nos playoffs, além disso, juntou-se à lenda dos Suns Charles Barkley, com cinco desafios a superar a marca dos 40 pontos na fase a eliminar da liga. Como se isto tudo não bastasse, é ainda o melhor marcador dos playoffs, com média de 34,8 pontos por jogo, ele que é que sempre teve como ídolo Kobe Bryant, chegando mesmo a admitir que tentava imitar os movimentos do antigo astro da NBA, que faleceu tragicamente na sequência de um acidente em 2020.
A dupla Booker/Durant promete dar muitas dores de cabeça aos adversários daqui para a frente, porque qualquer um deles pode assumir a liderança ofensiva da equipa, criar facilmente o seu próprio lançamento, além de que são ótimos passadores. Os dois já tinham feito história na fase regular, quando anotaram 290 pontos nas primeiras cinco partidas que realizaram juntos, algo que não se via na liga desde as décadas de 50 e 60. Já nestes playoffs, o duo igualou a dupla Kobe Bryant e Shaquille O’Neal, como os únicos a marcarem pelo menos 25 pontos nos primeiros três jogos dos playoffs.
Há quem diga que a verdadeira temporada da NBA só começa em abril, que é quando arrancam os playoffs da melhor liga de basquetebol do mundo, isto porque a fase regular já não é o que era. O ritmo é menos intenso, as equipas defendem mal e muitas das principais estrelas falham vários jogos para se pouparem, algo que nos anos 80 e 90 era impensável acontecer com jogadores como Michael Jordan, Larry Bird, Magic Johnson, entre outros. Ainda assim, esta continua a ser uma liga muito especial e que oferece momentos incríveis aos fãs da modalidade. Depois de 82 jogos da fase regular, e do Play-In, as melhores equipas seguiram em frente para os Playoffs da NBA, os quais já arrancaram com os primeiros jogos da ronda inicial. Como de costume, podes apostar nos jogos da NBA no site da Betano.pt.
Se no passado recente, já houve épocas em que chegados a esta altura, havia equipas que estavam claramente acima de todas as outras, nestes playoffs está tudo em aberto, já que o leque de favoritos está muito equilibrado, como mostram as odds da Betano.pt, no mercado de campeão. Neste momento, os Boston Celtics, finalistas vencidos na última temporada, são a equipa melhor cotada para chegar ao título, seguidos dos Phoenix Suns e Milwaukee Bucks. Os Sixers aparecem na quarta posição, os Denver Nuggets na quinta e os campeões Warriors no sexto lugar. Por último, de destacar a presença dos Los Angeles Lakers nos playoffs, isto depois de terem superado com sucesso o play-in. Uma equipa que tem LeBron James e Anthony Davis, mesmo que as odds à partida não lhes sejam favoráveis, tem sempre que ser considerada candidata ao título.