Anfield, Old Trafford, Maracanã, Molineux, Camp Nou, San Siro, St. James Park, La Bombonera. Estes são apenas alguns dos mais famosos estádios do mundo, palco dos melhores jogos de futebol que assistimos na história do desporto-rei. Mas, por que se chamam… como se chamam? Até que ponto conhecemos a história dos grandes templos do futebol?

Figuras históricas

Um dos denominadores mais comuns na altura de dar nomes aos estádios é procurar uma figura histórica importante para o clube. Seja o fundador, o responsável pela construção do estádio ou um jogador importante, há de tudo.

Estádios

Veja-se em Portugal, por exemplo. O ponto 2 do Artigo 4º indica claramente que o campo de jogos principal se denomina “Estádio José Alvalade”, sem dar hipóteses a alternativas. Quem foi José Alvalade? Na verdade, o nome desta figura história leonina nem sequer tem Alvalade no nome. José Alfredo Holtreman Roquette, nascido em 1885, era neto do visconde de Alvalade, daí que muitos hoje digam, erradamente, Estádio José de Alvalade. O homem que dá nome ao recinto verde e branco foi um dos fundadores do clube, ao lado dos irmãos Stromp e de outros. No entanto, foi José, e o avô, os impulsionadores da construção do primeiro campo de jogos dos leões, no Campo Grande.

Em Madrid, o Real joga no Santiago Bernabéu desde 1955, ano em que o Estádio Real Madrid Club de Futból mudou o nome para o antigo presidente, um dos grandes responsáveis pela construção do recinto, uma década antes. Assim ficou até agora.

Estádios

Em Itália, Inter e AC Milão jogam ambos no Estádio Guiseppe Meazza. Este o nome oficial do recinto também conhecido por San Siro. Meazza foi um dos primeiros grandes jogadores italianos e um dos mais importantes do futebol de Milão. Jogou no Inter durante 13 anos e mais dois no rival, AC Milão, mas foi também treinador do Inter e selecionador italiano. O Estádio de Milão, localizado no bairro de San Siro, é o maior estádio em Itália e foi nomeado, em 1980, em honra a esta figura história do futebol local.

No Brasil todos conhecemos o estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Construído em 1948 e renovado para o Mundial de 2014, este palco não se chama, no entanto, Maracanã, Esta palavra vem de “Maraka nã”, que significa papagaios, animal que vivia na região do Rio Maracanã, bem ao lado do Estádio. Este, na verdade e de forma oficial, chama-se Estádio Jornalista Mário Filho, um dos mais marcantes jornalistas desportivos do Rio de Janeiro.

Caso semelhante ao Maracanã acontece em Buenos Aires com o Estádio Alberto J. Armando. Qual? La Bombonera! A casa do Boca Juniors tem, desde 2000, o nome do presidente que liderou o clube durante os anos 60. O nome por que todos conhecem este mítico palco, La Bombonera, não se sabe exactamente porque surgiu. Há quem diga que o arquitecto se inspirou numa caixa de bombons que recebeu para desenhar o estádio, outros dizem que o nome vem do formato do estádio, que conta com três bancadas e um edifício de camarotes, que parece um carrinho de venda de doces…

Estádios

Homenagens locais

Saíndo das figuras marcantes para cada clube, muitos estádios devem os nomes aos bairros ou locais onde foram eregidos.

O grande Old Trafford tem este nome precisamente por ter sido construído no bairro de Old Trafford. O Estádio do Manchester United é um dos maiores de Inglaterra, constuído a partir de 1910. Na verdade, o estádio não tem propriamente um nome oficial e é também conhecidos como “O Teatro dos Sonhos”, nome dado por Bobby Charlton.

Em Liverpool, o maior clube da cidade joga no Estádio Anfield, localizado… em Anfield, um subúrbio da cidade. Não muito longe joga o Everton, no Goodison Park, que ficou assim conhecido por ter sido construído na Goodison Road.

Estádios

A norte, o Newcastle joga no St. James Park, construído num local onde havia uma capela e um hospital em honra de St. James. Em Wolverhampton a história é semelhante. O estádio dos Wolves, o Molineux, foi assim baptizado em honra de Benjamin Molineux, empresário da cidade que naquele local tinha construído um hotel, convertido em 1860 num parque que incluía um campo de futebol. Em Londres, o estádio do Chelsea chama-se Stamford Bridge, uma ponte localizada perto do estádio.

Em Barcelona, o nome do estádio mais famoso é bem mais simples. O Barça joga em Camp Nou, estádio construído em 1957. Camp Nou é a tradução catalã para “Campo Novo”, escolhido na altura para diferenciar o recinto do antigo estádio Les Corts, que substituíu. O nome Camp Nou, no entanto, só passou a ser oficial em 2000, por decisão dos sócios.